Campos Do Jordão – SuoViaggio Edição n. 19
Zélia Rodrigues - PublisherRevistas Américas, Brasil, Revistas 2018
Campos Do Jordão
A temperatura começa a cair, os dias a ficarem mais curtos e a vontade de aconchego aumenta. Esses são os sinais de que chegara o momento de subir a serra! Para os moradores da capital paulista é passeio de fim de semana, mas para quem vem de longe, a serra paulista pode ser uma viagem e tanto. Com a mala cheia de casacos, botas e tudo o mais para se aquecer nesse inverno, é hora de botar o pé na estrada.
A estrela da serra paulista é Campos do Jordão, que a cada inverno fervilha de turistas em busca da animada programação da temporada.
Campos do Jordão
A beleza da Serra da MantiqueiraA temperatura começa a cair, os dias a ficarem mais curtos e a vontade de aconchego aumenta. Esses são os sinais de que chegara o momento de subir a serra! Para os moradores da capital paulista é passeio de fim de semana, mas para quem vem de longe, a serra paulista pode ser uma viagem e tanto. Com a mala cheia de casacos, botas e tudo o mais para se aquecer nesse inverno, é hora de botar o pé na estrada.
A estrela da serra paulista é Campos do Jordão, que a cada inverno fervilha de turistas em busca da animada programação da temporada. A cidade desbravada no século XVIII, mas cujo desenvolvimento se deu entre os séculos XIX e XX por causa do sanatório criado para curar os doentes de tuberculose, hoje é uma das cidades mais importantes para o turismo de inverno brasileiro. O clima ameno que atraiu os doentes de outrora, hoje atrai milhares de turistas todos os anos, especialmente durante o inverno.
O coração de Campos do Jordão (apenas Campos para os íntimos) é o bairro do Capivari, onde estão concentrados bares, restaurantes, lojas e muitas chocolatarias. Animado tanto durante o dia quanto à noite, o Capivari é uma das maiores atrações da pequena cidade serrana. Seja no interior dos restaurantes elegantes com lareira ou nas mesinhas de calçadas das cervejarias, o bairro oferece o melhor da culinária local. O ambiente aconchegante de alguns restaurantes é um convite para um jantar romântico, enquanto o clima informal das cervejarias é o pressuposto para uma noite animada entre família e amigos. As vitrines das chocolatarias, com chocolate derretido em cascatas, é um convite irresistível a uma taça de chocolate quente no fim da tarde ou aquela sobremesa caprichada após o jantar. O Capivari tem atrativos para todos, desde turmas de jovens até famílias com crianças, passando por jovens casais absorvidos pelo clima de romance que Campos desperta. Na Praça Benedito Calixto, muito conhecida como Praça Capivari, no miolo da agitação da cidade, fica a concha acústica, onde são realizadas as apresentações do famoso Festival de Inverno.
Aliás, o friozinho da serra e o público cada vez mais seletivo e exigente fizeram com que Campos se tornasse uma cidade gourmet. São muitas as boas opções de restaurantes, sendo o fondue o carro-chefe da maioria deles. Afinal, a cidade conhecida como a suíça brasileira não poderia ser indiferente ao prato típico suíço! Mas, para quem prefere um peixinho, Campos também oferece ótimos restaurantes especializados em frutos do mar, especialmente em trutas. E, como ninguém é de ferro, o clima frio é um convite permanente aos ótimos chocolates locais, melhor ainda se em forma de fondue! E para aqueles que, além de degustar essa delícia local, quiserem conhecer mais sobre o universo dos chocolates, vale a pena visitar a Fábrica de Chocolates Araucária, uma das marcas de chocolates mais tradicionais da região. A visita é curta e não tem tantas coisas para ver, mas é interessante conhecer a história da cultura do chocolate, desde o cultivo do cacau até a interferência dos suíços para transformar o cacau numa das coisas mais deliciosas do mundo, conforme retratado no Museu do Chocolate. Campos do Jordão também entrou na onda das cervejas artesanais com a premiada Baden Baden. A fábrica da microcervejaria, inaugurada na cidade em 1999, está aberta ao público através de visitas guiadas. Nessas visitas é possível conhecer todo o processo de fabricação dos dez diferentes tipos de cervejas produzidas no local, por meio de experiências sensoriais que exploram os sentidos visual, olfativo, do tato e do paladar. Além disso, os visitantes recebem dicas de como harmonizar os rótulos da cervejaria, seguidas de uma pequena degustação ao final do tour.
Já no alto da Serra da Mantiqueira fica o belo Palácio Boa Vista, sede de inverno do Governo de São Paulo. O palácio foi construído entre 1938 e 1964, a pedido do então Governador Adhemar de Barros, que se encantou pelo clima ameno e pela paisagem bucólica do local. Com uma mistura de diferentes estilos arquitetônicos, o palácio de 3.200 m2 foi inspirado nos castelos europeus e está aberto à visitação do público, através de visitas guiadas e gratuitas. Em seus 105 cômodos, separados em 35 diferentes ambientes, os visitantes podem apreciar o belo e amplo acervo do palácio, que conta com móveis que vão do século XVII ao século XX, tapetes, esculturas, pinturas e outros objetos de arte. São mais de 3.500 obras de artistas como Tarsila do Amaral, Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Brecheret. Além do acervo permanente, a estrutura também recebe exposições temporárias e outros eventos culturais de artistas brasileiros.
Durante o Festival de Inverno de Campos do Jordão, o maior da América Latina, que neste ano vai de 30 de junho a 29 de julho, serão realizados diversos concertos gratuitos de música clássica na cidade, atraindo milhares de pessoas a Campos. O festival é realizado em diferentes espaços da cidade, sendo o principal deles o Auditório Cláudio Santoro, no Museu Felícia Leirner, mas também acontecem concertos na concha da Praça do Capivari, na Capela do Palácio Boa Vista e na Igreja de Santa Terezinha. O concerto de abertura será no Auditório Cláudio Santoro, com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Mas com o sem o festival, o parque do Museu Felícia Leirner, merece uma visita. O museu conta com uma exposição permanente ao ar livre das esculturas da artista plástica polonesa naturalizada brasileira. São mais de 80 obras feitas em bronze, cimento e granito espalhadas em 35 mil m2 de área verde. O percurso vai guiando os visitantes nas diferentes fases da artista, em um passeio que une a contemplação da arte e da natureza simultaneamente. Do parque também se tem uma bela vista da Pedra do Baú, um dos pontos mais altos da região.
E para continuar relaxando em meio ao verde, no melhor clima de montanha, vale a pena dedicar algumas horas – ou até um dia inteiro – no Horto Florestal. O local conta com vários exemplares de araucárias e pinheiros, além de outras plantas e flores, com a demarcação de trilhas para os amantes de treeking, além de lagos e pontes para uma caminhada mais tranquila. Se o tempo estiver agradável, estenda a toalha e faça um piquenique em um dos locais mais bonitos e agradáveis de Campos. Já para os espíritos mais aventureiros – o que não é o meu caso – a trilha que leva até a Pedra do Baú é a melhor pedida. De lá, é possível saltar de asa-delta ou paraglider, para apreciar as belezas da região do alto, ou ainda fazer escaladas até o topo da formação rochosa, a 1950 metros de altitude. Felizmente, para pessoas com medo de altura, Campos oferece outras boas alternativas para contemplar as belezas locais, como o Pico do Itapeva, onde é possível chegar de carro. O Itapeva fica a mais de 2 mil metros de altitude e, lá do alto, a vista é espetacular. Claro que é necessária uma certa dose de sorte para cravar um dia de céu límpido na região…
Voltando ao Capivari, vale a pena parar na Ducha de Prata, para apreciar e, claro, fotografar as quedas d´água, além de flanar pelas várias lojinhas de artesanato e souvenieres do local. E depois, subir até o Morro do Elefante para se ver a bela vista que se tem de lá – também acessível por teleférico a partir do Capivari. E no Capivari também fica a Estação de Trem Emilio Ribas, de onde parte o trem turístico para Santo Antônio do Pinhal, cidade vizinha a Campos do Jordão. O passeio pela estrada de ferro da serra paulista é uma delícia. Durante o passeio, é possível apreciar parte da Serra da Mantiqueira e alguns pontos turísticos, como o Palácio Boa Vista, além de alcançar o ponto ferroviário mais alto da serra, a 1743 metros de altitude. Chegando a Santo Antônio do Pinhal, se faz uma parada no mirante para que os passageiros possam apreciar a bela vista da Serra da Mantiqueira que se tem de lá. O trem é pequeno e simples, mas confortável, fazendo desse um passeio tranquilo e agradável. Para quem gosta de ferrovias como eu, também é possível fazer o passeio de Maria Fumaça pela cidade de Campos até o bairro de Abernéssia, fundado pelo engenheiro escocês Robert John Reid.
Embora Campos do Jordão seja uma cidadezinha com muitos atrativos, a melhor coisa a se fazer ainda é encontrar um lugar tranquilo pra chamar de seu e se entregar à calmaria que os ares da montanha são capazes de nos proporcionar. E, com as energias recarregadas, chegou a hora de botar o pé na estrada e descer a serra.
Versão PDF disponível desta edição sobre Campos Do Jordão
Ver. Smartphone e Tablet
Conteúdos Relacionados
Atrações
Campos do Jordão Cidade
Campos do Jordão a beleza da Serra da Mantiqueira!
Campos soube se reinventar ao longo dos anos e, atualmente, é um dos principais destinos de inverno do Brasil. Com arquitetura inspirada na pequenas cidades europeias, é chamada de a “Suíça Brasileira”.
#CamposdoJordão #SerraMantiqueira #SãoPaulo #Brasil
Campos Do Jordão Morro do Elefante
O Morro do Elefante (1800m) é uma das atrações mais visitadas de Campos, é possível subir de carro, também é possível chegar ao topo com o teleférico.
#MorrodoElefante #CamposDoJordão #SãoPaulo #Brasil
Campos Do Jordão Pedra do Baú
A Pedra do Baú, localizada já no território da vizinha de São Bento do Sapucaí, é a maior atração para os aventureiros a 1950 metros de altitude.
#PedradoBaú #CamposDoJordão #SãoBentodoSapucaí #SãoPaulo #Brasil
Campos Do Jordão Pico do Itapeva
O Pico do Itapeva, localizado na divisa de Campos do Jordão com a cidade vizinha de Pindamonhagaba, fica a mais de 2 mil metros de altitude.
#PicodoItapeva #CamposDoJordão #SãoPaulo #Brasil
Campos Do Jordão Ducha de Prata
A Ducha de Prata reúne várias quedas d ́água que podem ser vistas das passarelas de madeira construídas no local.
#DuchadePrata #CamposDoJordão #SãoPaulo #Brasil
Campos Do Jordão Passeio de Maria Fumaça
O Passeio de Maria Fumaça pela cidade de Campos do Jordão é uma opção divertida para adultos e crianças. Outra boa opção de passeio é o com o Trem Turístico.
#PasseiodeMariaFumaça #CamposDoJordão #SãoPaulo #Brasil
Campos Do Jordão Horto Florestal Parque Estadual
Para os amantes da natureza o Horto Florestal,29 mil hectares, é parada obrigatória em Campos do Jordão, exibe diversos exemplares de araucárias e pinheiros.
#HortoFlorestal #ParqueEstadual #CamposDoJordão #SãoPaulo #Brasil
Campos Do Jordão Fábrica de Chocolate Araucária
A Fábrica de Chocolate Araucária, uma das mais tradicionais da região, está aberta ao público e vale a pena dedicar um tempinho no Museu do Chocolate.
#FábricadeChocolateAraucária #Araucária #CamposDoJordão #SãoPaulo #Brasil
Campos Do Jordão Cervejaria Baden Baden
A #Cervejaria Baden Baden, em #Campos, é referência na produção de cervejas artesanais na região. Visita guiada para saber mais sobre os 10 tipos de cervejas.
#CervejariaBadenBaden #CamposDoJordão #SãoPaulo #Brasil
Campos Do Jordão Auditório Cláudio Santoro
A Auditório Cláudio Santoro, no interior do parque do Museu Felícia Leirner, é o grande palco do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.
#AuditórioCláudioSantoro #CamposDoJordão #SãoPaulo #Brasil
Campos Do Jordão Museu Felícia Leirner
O Museu Felícia Leirner, artista polonesa naturalizada brasileira, é um museu a céu aberto com o acervo de 85 obras feitas em bronze, cimento branco, granito.
#MuseuFelíciaLeirner #CamposDoJordão #SãoPaulo #Brasil
Campos Do Jordão Bairro Capivari
O bairro Capivari é o principal ponto de encontro da cidade. Na Praça Benedito Calixto durante o Festival de Inverno acontecem apresentações musicais.
#BairroCapivari #CamposDoJordão #SãoPaulo #Brasil
Campos Do Jordão Palácio Boa Vista
O Palácio Boa Vista, localizado no alto da Serra da Mantiqueira, é a sede de inverno do Governo de São Paulo e uma das melhores atrações de Campos do Jordão.
#PalácioBoaVista #CamposDoJordão #SãoPaulo #Brasil