Munique a bela capital – SuoViaggio Edição n. 18
Zélia Rodrigues - PublisherRevistas Alemanha, Europa, Revistas 2018
Munique a bela capital
Casaco pesado e impermeável ok. Botas resistentes e forradas por pelos no interior ok. Pashminas ok. Luvas ok. Tocas ok. Pronto, o check list para viajar pela primeira vez para Munique em pleno inverno alemão estava quase completo! Para arrematar, me vesti com uma couraça dura para suportar a antipatia dos alemães, pois era assim que os imaginava.
Pessoas eficientes, mas muito antipáticas. Uma vez na capital da bela região da Bavária, no sul da Alemanha, comecei a me surpreender com a receptividade local. Em hoteis, restaurantes, museus e todos os outros lugares que frequentei, sempre me deparei com pessoas educadas e, pasmem, gentis e simpáticas!
Alguns até arriscavam algumas palavras em português para demonstrar a atenção pelos brasileiros.
Munique
Os Encantos da Bela Capital da BaváriaCasaco pesado e impermeável ok. Botas resistentes e forradas por pelos no interior ok. Pashminas ok. Luvas ok. Tocas ok. Pronto, o check list para viajar pela primeira vez para Munique em pleno inverno alemão estava quase completo! Para arrematar, me vesti com uma couraça dura para suportar a antipatia dos alemães, pois era assim que os imaginava. Pessoas eficientes, mas muito antipáticas. Uma vez na capital da bela região da Bavária, no sul da Alemanha, comecei a me surpreender com a receptividade local. Em hoteis, restaurantes, museus e todos os outros lugares que frequentei, sempre me deparei com pessoas educadas e, pasmem, gentis e simpáticas! Alguns até arriscavam algumas palavras em português para demonstrar a atenção pelos brasileiros. Claro, que essas palavras não iam muito além de “bom dia” e obrigado”, mas me senti feliz pelo simpático gesto. Bom, o meu vocabulário em alemão também não vai muito além disso… Enfim, voltei de Munique com um outro conceito dos alemães: eficientes sim, simpáticos também!
A cidade de Munique, embora grande, tem a maioria de suas atrações turísticas concentradas em seu centro histórico, o que facilita muito a vida de seus visitantes. O melhor ponto de partida é a Marienplatz, a principal praça do centro da cidade. Nessa praça ficam os prédios da Velha Prefeitura (Altes Rathaus) e da Nova Prefeitura (Neues Rathaus). A Neues Rathaus fica em um prédio imponente, construído entre 1867 e 1908 em estilo neogótico. A bela fachada do palácio de 100 metros exibe estátuas de reis e duques, além de figuras místicas e de santos inspiradas em crenças medievais. O maior destaque do palácio é a Torre do Relógio, com 85 metros de altura. O seu carillon feito com estátuas de caveleiros, dançarinos e outras figuras toca três vezes ao dia, atraindo um grande número de pessoas na praça para assistir ao belo espetáculo. Também é possível visitar o interior da torre do relógio e, lá de cima, a vista da cidade é maravilhosa. Já a Altes Rathaus, a velha sede da prefeitura, foi construída no século XV e funcionou também como prisão. Atualmente, na torre da antiga sede da prefeitura fica o Museu dos Brinquedos (Spielzeug Museum), com peças de brinquedos de todas as partes da Europa e, também, das Américas, um passeio divertido para crianças de todas as idades. Embora Munique seja uma daquelas cidades a qual as pessoas podem visitar em qualquer época do ano, é em dezembro, quando eu fui pela primeira vez, que a Marienplatz se transforma, sediando o mercado de natal da cidade, um dos mais tradicionais e bonitos de toda a Europa.
Da Marienplatz já se vê as imponentes torres da Catedral de Munique, a Frauenkirche. A catedral, construída em estilo gótico, é um dos principais cartões-postais da cidade. As torres têm 99 metros de altura e do alto delas é possível admirar uma vista incrível da cidade e arredores. Para se ter ideia da importância da catedral, o ponto zero da cidade é a cúpula da sua torre norte. A cripta da igreja abriga os túmulos dos reis da Bavária, inclusive o de Ludwig, o Bávaro. Outra igreja que vale uma visita é a Michaelskirche, dedicada a São Miguel. Essa igreja foi construída em estilo renascentista no século XVI a pedido do Duque Guilherme V para oferecer aos jesuítas, cujo grande destaque é a sua grande abóbada, menor apenas do que a abóbada da Basílica de São Pedro, no Vaticano. É na cripta da Michaelskirche que estão os túmulos de parte da dinastia Wittelsbach, dentre os quais o de Ludwig II da Bavária, o rei que idealizou e mandou construir o famoso castelo de Neuschwanstein, que servira de inspiração a Walt Disney para construir o castelo da Cinderela.
E falando na família real da Bavária, que tal conhecermos o palácio que serviu de residência a ela? A Residenz, como é chamada, é o palácio no qual viveram os reis da Bavária em Munique por quatro séculos, até 1918. O belo palácio foi construído com diferentes estilos arquitetônicos, com salas em estilo renascentista e outras em estilo rococó. Já a ala real foi construída em estilo neoclássico. O maior destaque do palácio é a sua imponente escadaria que conduz os visitantes aos andares superiores. A Residenz foi atingida por um longo e terrível bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial, que destruiu quase que por completo o prédio. No pós-guerra foi feito um ótimo trabalho de restauração, mas em seu interior existem impressionantes fotos em exposição da destruição sofrida pelo prédio. O palácio funciona como um museu desde 1920, cujo acervo conta com peças da família real bávara, como quadros, esculturas, objetos em prata e porcelana e móveis de época. Porém, o grande destaque do museu é a ala real, na qual são exibidos os tesouros dos Wittelsbach, inclusive as coroas reais. No interior do palácio fica o Cuvilliés Theater, o belo teatro em estilo rococó que outrora era de uso exclusivo da família real. O teatro, construído entre 1751 e 1755 e luxuosamente decorado em vermelho e dourado, sediou a primeira apresentação da Ópera Idomeneo de Mozart, em 29 de janeiro de 1781.
Já em um bairro tranquilo a oeste do centro de Munique, os Wittelsbach construíram a residência de verão da família. O Castelo e o Parque de Nymphenburg ocupa uma área de mais de 52 hectares. Para chegar na entrada principal do castelo, passa-se por um lindo jardim com um lago no meio, que durante o inverno congela e se transforma em pista de patinação para os locais. No interior do castelo foram preservados móveis e objetos da época em que a propriedade era ocupada pelos reis da Bavária, inclusive uma vasta coleção de porcelanas e os quadros preferidos de Ludwig II. Vale a pena também dedicar uma visita ao Marstallmuseum, que abriga a bela coleção de carruagens reais. Após a visita pelo interior do castelo, dedique o resto do dia para aproveitar a beleza e a tranquilidade do jardim botânico, um dos mais importantes do mundo. Casas de caças, lagos e uma infinidade de plantas e simpáticos patinhos nos fazem companhia durante o passeio. O jardim botânico é um espetáculo em qualquer época do ano. Durante a primavera/verão é repleto de verde e flores coloridas; no outono as cores vão mudando para o vermelho-amarelado; e no inverno o branco da nave dá um charme para lá de especial ao cenário bucólico. Independente da época, a paisagem é sempre deslumbrante!
Depois dessa imersão no luxo e beleza das propriedades da antiga família real da Bavária, chegara o momento de voltar a uma vida mais popular, mas igualmente típica da região, era hora de mergulhar no mundo das cervejas da Bavária! Como grande amante de cervejas que sou, aguardei ansiosa por esse delicioso momento. Mas, antes de cair matando nos canecões cheios de ouro líquido, vale a pena conhecer mais sobre a história da bebida mais popular em todo o mundo. O Museu da Cerveja e da Oktoberfest é uma parada obrigatória para quem quer conhecer mais sobre o universo cervejeiro, cujo acervo exibe fotos e desenhos que contam a história da Oktoberfest, a maior festa cervejeira do mundo. O museu fica em um prédio de 1340, inicialmente ocupado por artesãos e comerciantes, que foi reestruturado sob o comando de Ferdinand Schmid, ex-chefe cervejeiro da Augustiner. O museu foi inaugurado por ocasião da Oktoberfest de 2005 e, através das visitas guiadas, é possível perceber a importância dessa bebida antiquíssima, cuja produção na Alemanha se iniciou com os monges e atingiu um estágio de popularidade como nenhuma outra. Para quem pretende viajar para Munique para aproveitar a Oktoberfest, prepara-se para ir em setembro, pois apesar do nome, a festa começa no final de setembro e termina no começo de outubro. Nos 16 dias de festa vários eventos são realizados, sendo a cerimônia de abertura um dos mais legais. São mais de 12 horas diárias de muita música, comida típica e, claro, cerveja no Theresienwiese, o local que sedia a Oktoberfest. Um certo caos também está incluso no pacote, mas depois de algumas canecas de cerveja até essa confusão será divertida! Se você curtir uma boa cerveja, mas não puder ir a Munique na época da Oktoberfest, não se preocupe, porque na cidade onde essa bebida reina, qualquer dia é dia de cerveja! As duas cervejarias mais tradicionais estão abertas diariamente. A Augustiner, em funcionamento desde 1328, é a cervejaria mais antiga da Alemanha e uma das marcas mais emblemáticas de toda a Alemanha. Já a Hofbrauhaus, famosa em todo o mundo, existe há mais de 500 anos. Todos as noites – e dias também – seus amplos salões lotam de turistas e locais que, entre uma caneca e outra, curtem a atmosfera típica da Bavária, com música ao vivo e garçons e garçonetes vestidos em trajes típicos. Pegue a sua caneca e viva a essência da Bavária!
Dachau… Uma triste, mas importante recordação
É importante relembrar os erros do passado para que os mesmos não sejam repetidos nunca mais. O Campo de Concentração de Dachau está aberto ao público com essa finalidade, recordar as atrocidades cometidas pelo Nazismo na Alemanha. Localizado a cerca de 30 Kms de Munique, é uma visita interessante para quem está na capital da Bavária e tem interesse em se aprofundar nessa triste marca da nossa história recente.
A inscrição “Arbeit Macht Frei” (O Trabalho Liberta) continua no grande portão de ferro na entrada de Dachau. Logo na entrada a guia nos dá uma explicação preliminar de como funcionou o campo de concentração e, uma vez lá dentro, podemos ver as fotos e as menções históricas da Alemanha na época do nazismo. Através de um bunker dormitório, preservado com as camas da época, conseguimos ver a situação calamitosa em que dormiam os prisioneiros. A guia nos explica que muitos morriam de fome por causa da pobre dieta à base de batata, com poucos nutrientes. Já outros morriam de frio por terem que trabalhar com poucos agasalhos em temperaturas extremamente baixas. Fugir de Dachau era impossível, mas na busca pela liberdade, muitos tentaram e morreram fuzilados nos muros. Enfim, chegamos na temida câmera de gás, onde inicialmente eram mortos aqueles considerados inúteis para o trabalho, sobretudo idosos, mulheres e crianças. Porém, o extermínio em massa de judeus ocorreu no fim da guerra, quando Hitler começou a perceber que poderia ser derrotado pelos Aliados.
Os judeus foram, sem dúvida, as maiores vítimas do nazismo, mas não apenas eles. Homossexuais, simplesmente por serem homossexuais, e italianos, por terem sido considerados traidores depois que a Itália deixou o Eixo e passou a apoiar os Aliados, também foram terrivelmente torturados e mortos nos campos de concentração nazistas, especialmente em Dachau. Em um dos bunkers estão expostos fotos e documentos das vítimas que morreram em Dachau. De todas as imagens que vi, a mais impressionante foi a de um jovem rapaz morto, após ter sido submetido às experiências mais macabras que se pode imaginar. Os médicos nazistas selecionavam alguns prisioneiros para servirem de cobaias aos seus “experimentos científicos” e os submetiam às piores torturas que um ser humano pode sofrer. Naquela imagem eu vi o enorme sofrimento das vítimas do nazismo alemão. As lágrimas transbordaram. Senti revolta por ver o quanto a humanidade pode ser cruel.
O Memorial de Dachau é, certamente, um dos mais tristes museus do mundo. Mas, espero que permaneça lá cumprindo o seu papel de mostrar ao mundo os grandes erros do passado, para que esses erros não se repitam nunca mais.
Versão PDF disponível desta edição sobre Munique
Ver. Smartphone e Tablet
Conteúdos Relacionados
Atrações
Nuremberg Cidade
O complexo de três castelos predomina na paisagem do centro histórico da cidade, cuja construção foi iniciada por volta de 1140, sob a regência do Imperador Konrad III, sendo ampliada repetidamente até o século XVII.
#Nuremberg #Bavária #Alemanha
Würzburg Residenz
Esse amplo palácio foi construído entre os anos de 1720 e 1744, a pedido dos príncipes-bispos Johann Philipp Franz von Schonborn e Friedrich Karl von Schonborn, para ser a nova residência oficial de #Wurzburg.
#WurzburgResidenz #Bavária #Alemanha
Würzburg Kappele
Situada no alto de uma colina, essa bela capela é uma obra-prima do arquiteto Balthasar Neumann, famoso também pelo design da Residenz. O seu interior é ricamente decorado por afrescos de Matthias Gunther.
#KappeleWürzburg #Würzburg #Bavária #Alemanha
Würzburg Festung Marienberg
Essa fortaleza foi construída no século XIII no local de uma antiga fortificação celta, tendo sido a residência dos príncipes-bispos até 1719, quando a residência oficial foi transferida para a #Residenz.
#FestungMarienberg #Würzburg #Bavária #Alemanha
Würzburg Dom St Kilian
Construída entre 1045 e 1188, essa é a quarta maior catedral românica da #Alemanha, vindo logo após das catedrais de Mainz, Speyer e Worms. A capela foi construída por Balthasar Neumann para os príncipes-bispos da Casa de Schonborn.
#DomStKilian #Würzburg #Bavária
Würzburg Alte Mainbrucke
A ponte antiga de Würzburg foi construída entre 1473 e 1543, mas foi em 1730 que ganhou seu charme especial, ao ser decorada com estátuas de Santos.
#AlteMainbrucke #Würzburg #Bavária #Alemanha
Rothenburg ODT Rodertor e Muralha
A entrada principal do centro histórico da cidade é pelo portão #Rodertor, que pode ser o início do passeio pelos muros de #Rothenburg, já que esse é o trecho mais bem conservado da muralha.
#Bavária #Alemanha
Rothenburg ODT Rothenburg Museum
O museu dedicado a contar a história da cidade foi outrora uma abadia dominicana. A cozinha da antiga abadia é a mais antiga de toda a #Alemanha e está aberta à visitação.
#RothenburgMuseum #Reichsstadtmuseum #RothenburgODT #Bavária
Rothenburg ODT Galgentor
Esse portão, que dá acesso a #Rothenburg, é o local onde se promoviam as execuções na Idade Média. É difícil estar nele e não ser tocado pela imaginação de como as pessoas eram executadas ali.
#Galgentor #RothenburgODT #Bavária #Alemanha
Nuremberg Memorial ao Processo de Nuremberg
No local onde ocorreu o histórico processo e julgamento dos líderes nazistas, funciona, hoje, um memorial ao mesmo, contando a trajetória do regime nazista até a execução da pena dos líderes nazistas julgados e condenados.
#MemorialProcessodeNuremberg #Nuremberg #Bavária #Alemanha
Nuremberg Kaiserburg
O complexo de três castelos medievais ocupam papel de destaque no cenário da cidade. Na base do complexo, encontram-se as construções que outrora foram os estábulos do imperador, um pouco acima, está o pátio imperial onde os visitantes se deparam com um poço e uma torre redonda.
#NurembergKaiserburg #Nuremberg #Bavária #Alemanha
Nuremberg Igrejas de São Lorenço e São Sebaldo
Essas duas igrejas localizadas no centro são as mais importantes e antigas da cidade. Ambas foram construídas em estilo gótico no séc. XIII e merecem uma visita.
#Nuremberg #Bavária #Alemanha
Nuremberg Frauentor
Esse é o portal mais bonito da cidade velha, sendo parte das muralhas construídas entre os séculos XV e XVI para proteger a cidade.
#Frauentor #Nuremberg #Bavária #Alemanha
Nördlingen Torre Daniel
De todas as torres de #Nordlingen, essa é, sem dúvida, a mais imponente delas. Do alto de seus 90 metros de altura é possível ter uma bela vista de toda a cidade e de seus arredores.
#TorreDaniel #Nördlingen #Bavária #Alemanha
Nördlingen Stadtmauermuseum
Construído no local do antigo hospital do Espírito Santo, esse museu retrata a história de #Nördlingen, desde a sua formação em 1634 até a sua participação na Guerra dos 30 anos.
#Stadtmauermuseum #Bavária #Alemanha
Nördlingen Igreja de São Jorge
Essa igreja foi construída por Nikolaus Eseler, o arquiteto que também construiu a igreja dedicada ao mesmo santo na cidade de Dinkelsbuhl, mantendo o estilo gótico tardio de sua homônima.
#IgrejaSãoJorge #Nördlingen #Bavária #Alemanha
Neuburg an der Donau Schloss
No leste da estrada romântica, a cidade tem vista para o Danúbio. O castelo que domina a cidade foi construído pelo conde palatino Ottheinrich (1502-1559).
#SchlossNeuburganderDonau #NeuburganderDonau #Bavária #Alemanha
Schwangau Neuschwanstein Schloss
O castelo que inspirou Walt Disney a construir o castelo da #Cinderela parece mesmo ter saído de um conto de fadas! Construído no alto de uma colina, em meio às montanhas da #Bavária, o castelo idealizado por Ludovico II, foi construído entre 1869 e 1886, para ser a nova residência do rei da Bavária.
#Neuschwanstein #Schloss #Schwangau #Alemanha
Füssen Kloster St. Mang
A abadia beneditina de St. Mang foi construída no século IX, aos pés do castelo dos príncipes-bispos, no local onde São Magno foi sepultado.
#KlosterStMang #Füssen #Bavária #Alemanha
Füssen Hohes Schloss
Localizado acima da cidade, no alto de uma rocha, esse fantástico castelo foi a residência oficial dos príncipes-bispos de Augsburg. A sua construção foi iniciada em 1291 por Ludovico II.
#HohesSchloss #Füssen #Bavária #Alemanha
Schwangau Hohenschwangau Schloss
Embora seja subvalorizado por causa de seu vizinho famoso, o castelo de #Hohenschwangau, que sofreu várias reformas desde a sua construção durante a Idade Média, guarda seus encantos.
#Schwangau #Bavária #Alemanha
Donauworth Rieder Tor
O portão de entrada do centro histórico de #Donauwörth foi construído em 1811, sendo uma bela forma de iniciar a jornada pela charmosa cidade.
#RiederTor #Bavária #Alemanha
Donauworth Reichstrasse
Principal via do centro de #Donauworth, a Reichstrasse liga o Palácio de Fugger ao belo prédio da Prefeitura da cidade, que data de 1236 e foi construído em estilo barroco.
#DonauworthReichstrasse #Bavária #Alemanha
Donauworth Casario do Centro Histórico
O melhor de #Donauworth é caminhar pelas ruas do seu centro histórico, apreciando o colorido de suas casas, pois ali é possível passar por várias casas antes de que elas repitam a mesma cor de fachada.
#Bavária #Alemanha
Dinkelsbühl Torres
As grandes atrações da cidade são a sua muralha e torres. Percorrer o interior da pequena #Dinkelsbühl, alcançando as torres de #Wornitzer, #Nordlinger, #Segringer e #Rothenburger Tor, é a forma mais agradável de apreciar a cidade.
#Bavária #Alemanha
Dinkelsbühl Igreja de São Jorge
Essa bela igreja em estilo gótico tardio merece uma visita em seu interior, pelos seus objetos do século XIV.
#Dinkelsbühl #Bavária #Alemanha
Augsburg Rathaus
O prédio da Prefeitura de #Augsburg foi construída por Elias Holl, entre 1615 e 1620, sendo considerada uma das construções em estilo maneirista mais bonitas da #Europa.
#AugsburgRathaus #Bavária #Alemanha
Augsburg Maximilianstrasse
A rua mais importante de #Augsburg, também é considerada por muitos como a mais bonita de todo o sul da #Alemanha.
#Maximilianstrasse #Bavária
Augsburg Fuggerhaus
Esse belo palácio em estilo italiano foi construído entre 1512 e 1515, a pedido de Jakob Fugger II, para ser a residência de sua família, uma das mais ricas da Europa na época.
#Fuggerhaus #Augsburg #Bavária #Alemanha
Munique Cidade
Munique, a bela capital da Bavária. Com os encantos da bela capital da #Bavária Começamos o nosso tour pela fervilhante #Munique através das atrações escolhidas para você!
#Alemanha
Munique Galeria Mercedes-Benz Niederlassung
Munique: Galeria Mercedes-Benz Niederlassung. Visite a maravilhosa Galeria Mercedes Benz com os seus veiculo históricos.
#MercedesBenzGaleria #Munique #Bavária #Alemanha
Munique Hofbräuhaus am Platzl HB
O Hofbräuhaus am Platzl é uma cervejaria em #Munique, #Alemanha, originalmente construída em 1589 pelo duque Maximiliano I.
#HofbräuhausamPlatzl #Bavária
Munique Augustiner 1328 e o campo de aveia
A Cervejaria Augustiner foi mencionada pela primeira vez pelo nome em 1328, estabelecida dentro de um Mosteiro Augustianian.
#Augustiner1328 #Munique #Bavária #Alemanha
Munique Castelo de Nymphenburg
O complexo de Parque e Castelo de Nymphenburg é a maior atração de Munique. O castelo foi construído para servir como residência de verão da família real.
#Nymphenburg #Munique #Bavária #Alemanha
Munique Residenz residência do reis da Bavária
A #Residenz é o palácio que serviu como residência do reis da #Bavária. Desde 1920 o palácio abriga um museu, onde estão guardadas as insígnias reais.
#Munique #Bavária #Alemanha
Munique Oktoberfest e Museu da Cerveja
A #Oktoberfest começa no final de setembro e termina no começo de outubro.
O museu fica em um prédio de 1340 e foi inaugurado por ocasião da Oktoberfest de 2005.
#Munique #MuseudaCerveja #Bavária #Alemanha
Munique Neues Rathaus palácio da Prefeitura
O atual palácio da Prefeitura de #Munique (Neues Rathaus) foi construído por Georg Hauberrisser em estilo neogótico, entre 1867 e 1909.
#NeuesRathaus #Bavária #Alemanha
Munique Michaelskirche a bela igreja
A bela igreja de #Michaelskirche foi construída no século XVI a mando do Duque Guilherme V para oferecer aos jusuítas.
#Munique #Bavária #Alemanha
Munique Marienplatz o coração da cidade
A Marienplatz é o coração da cidade de Munique. É nessa praça central que ficam os prédios da Altes Rathaus (Velha Prefeitura) e da Neues Rathaus (Nova P.)
#Marienplatz #Munique #Bavária #Alemanha
Munique Catedral Frauenkirche
A Catedral de Munique, #Frauenkirche, se destaca no centro da cidade por causa de suas torres de 99 metros de altura, a bela catedral construída em estilo gótico.
#CatedraldeMunique #Munique #Bavária #Alemanha
Viagens
Alemanha Rota Romântica Tour
A Alemanha vai muito além de suas ótimas cervejas e salsichas, é um país repleto de encantos!
Composto tanto de cidades grandes e cosmopolitas, como Frankfurt e Munique, quanto de cidadelas medievais, como as pequenas joias da Rota Romântica da Bavária, no sul do país, esse roteiro apresenta as diferentes facetas da Alemanha.