Rota Romântica da Bavária – SuoViaggio Edição n. 13
Zélia Rodrigues - PublisherRevistas Publicadas Alemanha, Europa, Revistas 2017
Rota Romântica da Bavária
Gostaria de iniciar esse ano de 2017 agradecendo pelo carinho dispensado a nós desde o início. Durante 2016 tivemos um crescimento constante, seja em número de inscritos para receber as edições de SuoViaggio, seja nas interações através da nossa página no Facebook.
Para começar esse ano com o pé direito, trazemos a você uma deliciosa matéria sobre a Rota Romântica da Bavária. Esse é um dos roteiros mais bonitos e marcantes que já fiz, de onde voltei completamente apaixonada pela região. Espero que vocês gostem da matéria!
Na busca de melhoria contínua, estamos trabalhando para trazer algumas novidades em breve. Se tiver algum comentário ou sugestão, por favor, me diga, pois serão muito bem-vindos!
Que 2017 seja um ano repleto de realizações e viagens! Feliz Ano-Novo!!!
Alemanha
Uma viagem de conto de fadas pelas estradas e castelos da Rota RomânticaA estrada estava vazia e como companhia a bela paisagem invernal da Bavária. Olhando para os campos cobertos de neve fofa e os pinheiros cobertos por flocos de neve, no melhor cenário natalino, tive a certeza de que a época mais bonita para explorar essa região é mesmo o inverno. Embora eu não precisasse ter escolhido justamente o inverno mais rigoroso dos últimos 100 anos na Europa! A temperatura externa marcava 15 graus negativos. Agradeci, emocionada, o desconhecido que inventou o climatizador de temperatura de carros, bendito seja! A cada quilômetro rodado entendia por que chamam aquele trecho da Bavária de Rota Romântica. Os campos repletos de pinheiros (ainda mais belos com neve), os castelos ao longo do percurso, as cidadezinhas medievais, tudo parece fazer parte de um conto de fadas. De repente, um barulho estranho me fez retornar ao mundo real. Ainda me perguntando o que seria aquilo, vi o para-brisa rachando de um extremo ao outro. Com um pequeno atraso na minha programação – e a descoberta de que nem o para-brisa resistiu ao frio intenso, além dos 500 euros de prejuízo – segui viagem até a cidade de Schwangau.
Como acontece com todos os visitantes, assim que cheguei à pequena cidade de Schwangau fiquei impressionada ao ver no topo da colina o Castelo de Neuschwanstein. Sim, estou falando do castelo mais famoso da Alemanha, aquele que teria inspirado Walt Disney a projetar o Castelo da Cinderela. É verdade também que a opulência de Neuschwanstein ofusca o outro belo castelo da cidade, o Hohenschwangau, antiga residência oficial dos reis da Bavária. Visitando Hohenschwangau se conhece um pouco mais sobre a história de Ludovico II, rei da Bavária entre 1864 e 1886. Apaixonado por arte e arquitetura, Ludovico II dedicou anos de sua vida ao projeto de construção de Neuschwanstein, mas como nunca se satisfazia com a obra do castelo, efetuava constantes alterações em seu projeto e, consequentemente, jamais chegou a ver a conclusão de Neuschwanstein. Como a outra paixão de Ludovico II era a música, foi o grande mecenas do compositor Richard Wagner. Apesar de as obras de Wagner serem de um valor incontestável, tudo leva a crer que o interesse do rei da Bavária pelo compositor teria ido muito além do seu apreço artístico. Solteiro convicto, a descoberta de seus diários levam a crer que Ludovico II suprimira sua homossexualidade por toda a vida e, considerando que tudo em seus palácios faziam referência a Wagner, especula-se que o rei da Bavária nutrira um amor platônico pelo grande compositor alemão. Fofocas à parte, o castelo de Hohenschwangau, construído em estilo neogótico sobre fundações medievais, conta com um grande cisne no alto e é um espetáculo arquitetônico em meio à floresta bavára. O seu interior mantém muitos móveis e objetos da época de Ludovico II e de seu pai, Maximiliano II, dando uma ideia mais precisa de como era a vida dos reis da Bavária.
Depois da visita pelo Hohenschwangau era chegada a hora de subir a colina para visitar o Neuschwanstein. A subida a pé dura cerca de meia hora, só que optei por encarar a fila para subir com a carruagem que faz o percurso de um castelo ao outro, mais para dar um ar de conto de fadas a minha visita do que por preguiça. Roubada total! Não contava com a malandragem dos demais visitantes que furavam a fila de forma deslavada, o que me custou uma espera de 2 horas e os pés congelados por causa do frio. Para completar a minha decepção, a carruagem não tem nenhum charme e está a anos-luz de distância daquela da Cinderela! No retorno não pensei duas vezes e desci a pé, parando aqui e ali para mais uma fotinha…
Após me refazer da experiência congelante com muito chocolate quente, comecei a me concentrar na beleza estonteante do castelo de Neuschwanstein. A vista do castelo é estupenda, sobretudo no inverno, quando se pode ver os pinheiros do bosque cobertos de neve e o lago congelado. Lá de cima, o castelo de Hohenschwangau parece pequenininho em meio ao bosque e montanhas da região! Embora o rei Ludovico II nunca tenha vivido em Neuschwanstein, o castelo foi ricamente decorado com afrescos e mobílias do século XIX. Merecem destaque a dourada Sala do Trono e a Sala de Canto, que foi construída especialmente para o compositor Richard Wagner – de novo ele – com uma acústica excepcional. A maquete do castelo dá uma ideia bastante precisa de sua grandiosidade. Louco ou não, Ludovico II continua fazendo a alegria dos milhares de turistas que visitam a sua “obra-prima” todos os anos.
Uma vez vista uma das maiores atrações turísticas da Alemanha, segui pela Rota Romântica em direção ao norte. A parada seguinte foi na pequena Neuburg an der Donau, localizada no alto de um promontório voltada para o rio Danúbio. A grande atração da cidade é o Scholossmuseum Neuburg, construído entre 1534 e 1665 por Ottheinrich, o Magnânimo. Mesmo após a construção da parte nova da cidade, as torres redondas do castelo ainda dominam o cenário local. No interior do castelo, o grande destaque é o pátio cercado por arcadas e decorado por estátuas, além dos belos afrescos pintados por Hans Schroer. Ali também funciona um museu com objetos militares, quadros e objetos da família que governou a cidade em seu período mais próspero. Já a capela do castelo, construída em 1543, foi a primeira capela protestante da Alemanha. A 35 km de Neuburg fica a charmosa cidade de Donauworth, conhecida como a Pérola do Danúbio. A pequena Donauworth foi o palco do violento confronto entre luteranos e católicos que culminou com a Guerra dos Trinta Anos. Hoje a cidade convida os seus visitantes a um passeio tranquilo pela Reichstrasse, a principal rua do seu centro histórico, cujo destaque é a beleza colorida de seu casario.
Um pouco mais ao norte, parei na charmosa cidadezinha de Nördlingen. A cidade foi construída no século XVII no meio da bacia de Ries, uma enorme cratera originada há milhões de anos por causa do impacto de um meteoro. Olhando a cidade do alto é possível ver a sua forma arredondada. Nördlingen teve muita importância durante a Idade Média, pois foi uma das cidades que se manteve livre do Sacro Império Romano, tonando-se um importante centro de comércio. Cercada por murulhas medievais e com 14 torres, Nördlingen é uma das cidades mais bem conservadas e bonitas da Rota Romântica. A melhor forma de visitar a cidade é percorrendo as suas murulhas, com parada obrigatória para subir na Torre Daniel (campanário) de 90 metros de altura – a mais alta de todas –, a qual proporciona uma vista lindíssima da cidadela e de seus arredores. Para os interessados em saber mais sobre a história dessa pequena notável da Bavária, vale a pena fazer uma visitinha no Stadtmuseum, que conta a história da cidade, desde a sua fundação, até a sua importante participação na Guerra dos 30 Anos. Não pude deixar a cidade sem antes parar em uma de suas cervejarias para me sentir como uma autêntica bavára, cercada de canecas de cerveja, salsicha e batata!
Seguindo viagem, era chegada a hora de superar um importante desafio: percorrer toda a cidade de Dinkelsbühl a pé! Logo que passei pela Torre Wörnitzer, na entrada da cidade medieval, tratei logo de registrar a minha conquista com uma fotinha. Dali segui com o meu objetivo em mente rumo às torres de Nördlinger, Seringer e, finalmente, Rothenburger Tor. Assim, 30 minutos após a minha chegada à cidade, completei todo o percurso de Dinkelsbühl. Desafio cumprido em 1/8 do tempo previsto! Sim, Dinkelsbühl é pequenininha, mas não por isso deixa de ser um dos grandes atrativos da Rota Romântica da Bavária. Aproveitei o tempo extra para visitar o belo interior da Catedral de São Jorge, apreciar a arquitetura das casas coloridas com madeirame à vista e brincar na neve fofa que encontrava no meio do caminho. Depois de tantas calorias gastas, tratei de recuperá-las com uma deliciosa torta e chocolate bem quentinho. Afinal, o frio era a desculpa perfeita para consumir muitas e muitas calorias!
Me aproximando do fim do itinerário, cheguei a Rothenburg ob der Tauber. A minha relação com Rothenburg OBT é o que se pode chamar de “amor à primeira vista”. Me apaixonei pela cidadezinha com ar medieval assim que cheguei em seu portão de entrada. As murulhas medievais que outrora delimitavam a cidade, hoje delimita o seu centro histórico muito bem preservado. A melhor forma para se apreciar as belezas de Rothenburg ODT é percorrer os muros que a circulam parando nas torres para apreciar a paisagem. Parti do Galgentor, o portão principal da cidade, que na Idade Média era o ponto de execução de condenados. Não sei se por causa desse fato histórico ou por causa da minha maldita vertigem – ou ambas as coisas –, tive uma grande dificuldade para superar o meu medo e subir a escadinha que conduzia à passarela das muralhas. Uma vez lá, fui me encantando mais e mais a cada passo, a cada parada. O charme de Rothenburg OBT é ir-re-sis-tí-vel!!! Com o cair da noite (ainda durante a tarde), as casinhas francônicas cobertas de neve iam ficando ainda mais belas, como em um verdadeiro conto de fadas. Valeu a pena ter encarado o medo inicial! Depois de apreciar a cidadezinha por cima, era hora de descer e vivenciá-la por baixo. As ruas da cidade, ainda com os enfeites natalinos e cobertas de neve, são de uma beleza impressionante. O meu único desprazer foi ter que me despedir dessa joia bavára…
A minha última etapa na Rota Romântica foi em Würzburg, a maior cidade do itinerário. Olhando para a cidade hoje, não se imagina que Würzburg foi quase totalmente devastada por uma série de bombardeios durante a II Guerra Mundial. Esse fato é lembrado no museu que funciona atualmente no interior da Residenz, antiga residência oficial do Príncipe-Bispo de Würzburg e Patrimônio Cultural da UNESCO. O interior do palácio, com sua escadaria imponente e afrescos do veneziano Giovanni Battista Tiepolo, é um espetáculo à parte. A beleza de Würzburg continua a encantar durante o passeio pelo seu centro histórico, com parada obrigatória na Alte Mainbrücke, a bela ponte que liga as duas margens do rio Main. A travessia da ponte mais antiga de Würzburg pode – e deve- ser lenta, pois além das belas esculturas sobre a ponte, temos uma vista excelente da Festung Marienberg, antiga fortaleza situada no ponto mais alto da cidade. A subida até a Marienberg não é das mais fáceis, mas todo o cansaço é compensado quando se vê Würzburg do alto da imponente fortaleza. Que vista!!! Além de ser um excepcional mirante, a Marienberg conta com um museu cujo acervo retrata 1.200 anos de história da cidade.
Do alto da Marienberg, aprecio novamente as torres da igreja St. Killian, a Mainbrücke, o rio Main e um pouco de neve aqui e acolá, chegara a hora de me despedir de Würzburg e da Bavária. Depois de 5 dias intensos e inesquecíveis em meio às lindíssimas paisagens da Rota Romântica, deixei Würzburg totalmente apaixonada pela bela e romântica Bavária.
Versão PDF disponível desta edição sobre a Rota Romântica da Bavária
Ver. Smartphone e Tablet
Conteúdos Relacionados
Atrações
Nuremberg Cidade
O complexo de três castelos predomina na paisagem do centro histórico da cidade, cuja construção foi iniciada por volta de 1140, sob a regência do Imperador Konrad III, sendo ampliada repetidamente até o século XVII.
#Nuremberg #Bavária #Alemanha
Würzburg Residenz
Esse amplo palácio foi construído entre os anos de 1720 e 1744, a pedido dos príncipes-bispos Johann Philipp Franz von Schonborn e Friedrich Karl von Schonborn, para ser a nova residência oficial de #Wurzburg.
#WurzburgResidenz #Bavária #Alemanha
Würzburg Kappele
Situada no alto de uma colina, essa bela capela é uma obra-prima do arquiteto Balthasar Neumann, famoso também pelo design da Residenz. O seu interior é ricamente decorado por afrescos de Matthias Gunther.
#KappeleWürzburg #Würzburg #Bavária #Alemanha
Würzburg Festung Marienberg
Essa fortaleza foi construída no século XIII no local de uma antiga fortificação celta, tendo sido a residência dos príncipes-bispos até 1719, quando a residência oficial foi transferida para a #Residenz.
#FestungMarienberg #Würzburg #Bavária #Alemanha
Würzburg Dom St Kilian
Construída entre 1045 e 1188, essa é a quarta maior catedral românica da #Alemanha, vindo logo após das catedrais de Mainz, Speyer e Worms. A capela foi construída por Balthasar Neumann para os príncipes-bispos da Casa de Schonborn.
#DomStKilian #Würzburg #Bavária
Würzburg Alte Mainbrucke
A ponte antiga de Würzburg foi construída entre 1473 e 1543, mas foi em 1730 que ganhou seu charme especial, ao ser decorada com estátuas de Santos.
#AlteMainbrucke #Würzburg #Bavária #Alemanha
Rothenburg ODT Rodertor e Muralha
A entrada principal do centro histórico da cidade é pelo portão #Rodertor, que pode ser o início do passeio pelos muros de #Rothenburg, já que esse é o trecho mais bem conservado da muralha.
#Bavária #Alemanha
Rothenburg ODT Rothenburg Museum
O museu dedicado a contar a história da cidade foi outrora uma abadia dominicana. A cozinha da antiga abadia é a mais antiga de toda a #Alemanha e está aberta à visitação.
#RothenburgMuseum #Reichsstadtmuseum #RothenburgODT #Bavária
Rothenburg ODT Galgentor
Esse portão, que dá acesso a #Rothenburg, é o local onde se promoviam as execuções na Idade Média. É difícil estar nele e não ser tocado pela imaginação de como as pessoas eram executadas ali.
#Galgentor #RothenburgODT #Bavária #Alemanha
Nuremberg Memorial ao Processo de Nuremberg
No local onde ocorreu o histórico processo e julgamento dos líderes nazistas, funciona, hoje, um memorial ao mesmo, contando a trajetória do regime nazista até a execução da pena dos líderes nazistas julgados e condenados.
#MemorialProcessodeNuremberg #Nuremberg #Bavária #Alemanha
Nuremberg Kaiserburg
O complexo de três castelos medievais ocupam papel de destaque no cenário da cidade. Na base do complexo, encontram-se as construções que outrora foram os estábulos do imperador, um pouco acima, está o pátio imperial onde os visitantes se deparam com um poço e uma torre redonda.
#NurembergKaiserburg #Nuremberg #Bavária #Alemanha
Nuremberg Igrejas de São Lorenço e São Sebaldo
Essas duas igrejas localizadas no centro são as mais importantes e antigas da cidade. Ambas foram construídas em estilo gótico no séc. XIII e merecem uma visita.
#Nuremberg #Bavária #Alemanha
Nuremberg Frauentor
Esse é o portal mais bonito da cidade velha, sendo parte das muralhas construídas entre os séculos XV e XVI para proteger a cidade.
#Frauentor #Nuremberg #Bavária #Alemanha
Nördlingen Torre Daniel
De todas as torres de #Nordlingen, essa é, sem dúvida, a mais imponente delas. Do alto de seus 90 metros de altura é possível ter uma bela vista de toda a cidade e de seus arredores.
#TorreDaniel #Nördlingen #Bavária #Alemanha
Nördlingen Stadtmauermuseum
Construído no local do antigo hospital do Espírito Santo, esse museu retrata a história de #Nördlingen, desde a sua formação em 1634 até a sua participação na Guerra dos 30 anos.
#Stadtmauermuseum #Bavária #Alemanha
Nördlingen Igreja de São Jorge
Essa igreja foi construída por Nikolaus Eseler, o arquiteto que também construiu a igreja dedicada ao mesmo santo na cidade de Dinkelsbuhl, mantendo o estilo gótico tardio de sua homônima.
#IgrejaSãoJorge #Nördlingen #Bavária #Alemanha
Neuburg an der Donau Schloss
No leste da estrada romântica, a cidade tem vista para o Danúbio. O castelo que domina a cidade foi construído pelo conde palatino Ottheinrich (1502-1559).
#SchlossNeuburganderDonau #NeuburganderDonau #Bavária #Alemanha
Schwangau Neuschwanstein Schloss
O castelo que inspirou Walt Disney a construir o castelo da #Cinderela parece mesmo ter saído de um conto de fadas! Construído no alto de uma colina, em meio às montanhas da #Bavária, o castelo idealizado por Ludovico II, foi construído entre 1869 e 1886, para ser a nova residência do rei da Bavária.
#Neuschwanstein #Schloss #Schwangau #Alemanha
Füssen Kloster St. Mang
A abadia beneditina de St. Mang foi construída no século IX, aos pés do castelo dos príncipes-bispos, no local onde São Magno foi sepultado.
#KlosterStMang #Füssen #Bavária #Alemanha
Füssen Hohes Schloss
Localizado acima da cidade, no alto de uma rocha, esse fantástico castelo foi a residência oficial dos príncipes-bispos de Augsburg. A sua construção foi iniciada em 1291 por Ludovico II.
#HohesSchloss #Füssen #Bavária #Alemanha
Schwangau Hohenschwangau Schloss
Embora seja subvalorizado por causa de seu vizinho famoso, o castelo de #Hohenschwangau, que sofreu várias reformas desde a sua construção durante a Idade Média, guarda seus encantos.
#Schwangau #Bavária #Alemanha
Donauworth Rieder Tor
O portão de entrada do centro histórico de #Donauwörth foi construído em 1811, sendo uma bela forma de iniciar a jornada pela charmosa cidade.
#RiederTor #Bavária #Alemanha
Donauworth Reichstrasse
Principal via do centro de #Donauworth, a Reichstrasse liga o Palácio de Fugger ao belo prédio da Prefeitura da cidade, que data de 1236 e foi construído em estilo barroco.
#DonauworthReichstrasse #Bavária #Alemanha
Donauworth Casario do Centro Histórico
O melhor de #Donauworth é caminhar pelas ruas do seu centro histórico, apreciando o colorido de suas casas, pois ali é possível passar por várias casas antes de que elas repitam a mesma cor de fachada.
#Bavária #Alemanha
Dinkelsbühl Torres
As grandes atrações da cidade são a sua muralha e torres. Percorrer o interior da pequena #Dinkelsbühl, alcançando as torres de #Wornitzer, #Nordlinger, #Segringer e #Rothenburger Tor, é a forma mais agradável de apreciar a cidade.
#Bavária #Alemanha
Dinkelsbühl Igreja de São Jorge
Essa bela igreja em estilo gótico tardio merece uma visita em seu interior, pelos seus objetos do século XIV.
#Dinkelsbühl #Bavária #Alemanha
Augsburg Rathaus
O prédio da Prefeitura de #Augsburg foi construída por Elias Holl, entre 1615 e 1620, sendo considerada uma das construções em estilo maneirista mais bonitas da #Europa.
#AugsburgRathaus #Bavária #Alemanha
Augsburg Maximilianstrasse
A rua mais importante de #Augsburg, também é considerada por muitos como a mais bonita de todo o sul da #Alemanha.
#Maximilianstrasse #Bavária
Augsburg Fuggerhaus
Esse belo palácio em estilo italiano foi construído entre 1512 e 1515, a pedido de Jakob Fugger II, para ser a residência de sua família, uma das mais ricas da Europa na época.
#Fuggerhaus #Augsburg #Bavária #Alemanha
Munique Cidade
Munique, a bela capital da Bavária. Com os encantos da bela capital da #Bavária Começamos o nosso tour pela fervilhante #Munique através das atrações escolhidas para você!
#Alemanha
Munique Galeria Mercedes-Benz Niederlassung
Munique: Galeria Mercedes-Benz Niederlassung. Visite a maravilhosa Galeria Mercedes Benz com os seus veiculo históricos.
#MercedesBenzGaleria #Munique #Bavária #Alemanha
Munique Hofbräuhaus am Platzl HB
O Hofbräuhaus am Platzl é uma cervejaria em #Munique, #Alemanha, originalmente construída em 1589 pelo duque Maximiliano I.
#HofbräuhausamPlatzl #Bavária
Munique Augustiner 1328 e o campo de aveia
A Cervejaria Augustiner foi mencionada pela primeira vez pelo nome em 1328, estabelecida dentro de um Mosteiro Augustianian.
#Augustiner1328 #Munique #Bavária #Alemanha
Munique Castelo de Nymphenburg
O complexo de Parque e Castelo de Nymphenburg é a maior atração de Munique. O castelo foi construído para servir como residência de verão da família real.
#Nymphenburg #Munique #Bavária #Alemanha
Munique Residenz residência do reis da Bavária
A #Residenz é o palácio que serviu como residência do reis da #Bavária. Desde 1920 o palácio abriga um museu, onde estão guardadas as insígnias reais.
#Munique #Bavária #Alemanha
Munique Oktoberfest e Museu da Cerveja
A #Oktoberfest começa no final de setembro e termina no começo de outubro.
O museu fica em um prédio de 1340 e foi inaugurado por ocasião da Oktoberfest de 2005.
#Munique #MuseudaCerveja #Bavária #Alemanha
Munique Neues Rathaus palácio da Prefeitura
O atual palácio da Prefeitura de #Munique (Neues Rathaus) foi construído por Georg Hauberrisser em estilo neogótico, entre 1867 e 1909.
#NeuesRathaus #Bavária #Alemanha
Munique Michaelskirche a bela igreja
A bela igreja de #Michaelskirche foi construída no século XVI a mando do Duque Guilherme V para oferecer aos jusuítas.
#Munique #Bavária #Alemanha
Munique Marienplatz o coração da cidade
A Marienplatz é o coração da cidade de Munique. É nessa praça central que ficam os prédios da Altes Rathaus (Velha Prefeitura) e da Neues Rathaus (Nova P.)
#Marienplatz #Munique #Bavária #Alemanha
Munique Catedral Frauenkirche
A Catedral de Munique, #Frauenkirche, se destaca no centro da cidade por causa de suas torres de 99 metros de altura, a bela catedral construída em estilo gótico.
#CatedraldeMunique #Munique #Bavária #Alemanha
Viagens
Alemanha Rota Romântica Tour
A Alemanha vai muito além de suas ótimas cervejas e salsichas, é um país repleto de encantos!
Composto tanto de cidades grandes e cosmopolitas, como Frankfurt e Munique, quanto de cidadelas medievais, como as pequenas joias da Rota Romântica da Bavária, no sul do país, esse roteiro apresenta as diferentes facetas da Alemanha.