República Dominicana – SuoViaggio Edição n. 49
Zélia Rodrigues - PublisherRevistas Publicadas Américas, República Dominicana, Revistas 2022
REPÚBLICA DOMINICANA
Descubra as belezas da terra onde Cristovão Colombo aportou pela primeira vez nas Américas
Pela primeira vez trazemos a você uma matéria sobre o Caribe e não poderia ter tido escolha melhor senão a República Dominicana, o local onde Cristõvão Colombo aportou com a sua caravana em 1492, dando início à ocupação das Américas.
Embora não seja um país grande, a República Dominicana conta com muitos atrativos. Claro que as suas muitas praias paradisíacas formam a maior atração do país, mas também vale a pena estender a viagem para conhecer o início da história das Américas, percorrendo a Zona Colonial de Santo Domingo. Nesta edição, nos limitamos ao perímetro entre a capital Santo Domingo e Punta Cana, na parte leste da República Dominicana, onde se pode aproveitar praias e ilhas de uma beleza tão grande que chega até a enjoar. Será? Cabe a você decidir.
Já na coluna deste mês de “Vinho & Eu” voltamos ao tema Terroir, para entender se e a que ponto o terroir influencia na qualidade final dos vinhos, a questão mais debatida desde a publicação da primeira coluna dedicada a esse tema. Vale a pena conferir!
República Dominicana
Descubra as belezas da terra onde Cristóvão Colombo aportou pela primeira vez nas AméricasDe um lado, uma longa faixa de areia clara e fofa protegida por altas palmeiras; de outro o mar calmo de um azul turquesa tão perfeito que parece fruto das pinceladas de um competente pintor. O céu azul celeste com nuvens brancas em formas diversas reluz os raios de sol que vai despontando. Em meio a tudo isso cenas de pessoas felizes e serenas. Uma pintura do paraíso? Talvez. Embora a cena pareça um quadro de tão bela e poética, se trata de mais um dia normal numa das muitas praias paradisíacas da República Dominicana, o pequeno país caribenho que há décadas atrai visitantes dos Estados Unidos, da Europa e, mais recentemente, da América do Sul.
Com a aproximação do fim do período de risco de furacões na região, combinado com o fim das restrições de viagem por causa da pandemia da Covid-19, a República Dominicana volta a receber milhões de visitantes anualmente em suas praias paradisíacas, já tendo em 2022 superado o número de visitantes pré-pandemia. Afinal, como resistir aos encantos naturais desse país incrível do Caribe? Unindo uma grande cultura histórica com praias paradisíacas, a República Dominicana é – merecidamente – um dos destinos mais requisitados da costa caribenha.
República Dominicana, prazer em conhecer você!
É notória a beleza das praias da República Dominicana, mas pouco se sabe sobre a história desse país caribenho, considerado pequeno para as proporções brasileiras, mas o segundo maior país do Caribe. Localizado no Arquipélago das Grandes Antilhas, a República Dominicana divide a ilha com o pobre e problemático Haiti, além de estar próximo a diversas outras ilhas da região, como Porto Rico e Ilhas Virgens Britânicas.
Ocupada pelos espanhóis, a República Dominicana foi o primeiro assentamento espanhol permanente do então Novo Mundo, quando Cristóvão Colombo por lá aportou em 1492. Por séculos, espanhóis e franceses travaram diversas batalhas pelo domínio do território dominicano, mas os espanhóis levaram a melhor e mantiveram a colônia até 1821, quando o país finalmente conquistou a sua independência da Coroa Espanhola. Porém, a liberação como colônia não eliminou os problemas dominicanos e o país sofreu por mais de um século com uma série de instabilidades políticas, invasões de outros países e guerras civis, até conseguir manter um mínimo de estabilidade política e social a partir do fim do século XX. Os longos anos de instabilidade cobraram o seu preço, tanto que a República Dominicana continua sendo um país relativamente pobre e com grande desigualdade social, mas a partir dos anos 1990 passou a despontar como um dos destinos turísticos mais interessantes do Caribe, atraindo primeiramente americanos, graças à proximidade geográfica. Na sequência vieram os europeus, com destaque para espanhóis e italianos, para então começar a receber um fluxo significativo de turistas da América do Sul, especialmente brasileiros. Com um clima agradável durante todo o ano e forte investimento em infraestrutura turística, o país passou a ser o principal destino turístico no Caribe para estrangeiros, recebendo cerca de 6 milhões de visitantes anualmente. Assim, com uma menor dependência das atividades agrícolas e de mineração, a economia dominicana atualmente tem um peso relevante das atividades de serviços, com destaque para o turismo.
Embora o grande atrativo turístico da República Dominicana seja as suas magníficas praias, o país tem muito mais a oferecer, como locais históricos, rios, cachoeiras e lagos de profunda beleza. Uma região pouco – ou nada – conhecida no Brasil é a de Puerto Plata, localizada na costa norte do país e muito requisitada pelos amantes de esportes como kitesurf e o windsurf, por causa de seus fortes e constantes ventos. Outra região pouco conhecida é La Vega, localizada no centro do país e rodeada por belas montanhas, cachoeiras e rios, sendo um importante refúgio de inverno dos dominicanos.
Santo Domingo, a primeira cidade das Américas
Santo Domingo, a capital da República Dominicana, também foi a primeira capital do Império da Espanha no Novo Mundo. A cidade foi fundada em 1498 por Bartolomeu Colombo, irmão do navegador Cristóvão Colombo, no local em que sua a esquadra chegou e estabeleceu o primeiro assentamento nas Américas. Localizada na costa sul do país, a cidade é banhada pelo mar do caribe, tendo sido o principal reduto de endinheirados americanos e europeus nas décadas de 80 e 90. Campos de golfe, resorts de luxo e clubes de acesso exclusivo marcaram o apogeu da capital dominicana nesse período.
Embora o mar caribenho ainda seja um grande atrativo para os visitantes de Santo Domingo, a capital dominicana guarda outros tesouros, como a Cidade Colonial, também conhecida como Zona Colonial, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1990. A melhor forma de descobrir a cidade é percorrer as ruas antigas de paralelepípedos em meio às construções coloniais de forma lenta e atenta, observando os muitos tesouros coloniais que estão preservados na cidade, especialmente na Calle Las Damas, a primeira rua de Santo Domingo. Aliás, o seu nome deve-se ao fato de que a rua era muito frequentada pelas senhoras da sociedade da época, pois muitas das famílias ilustres do período colonial ali construíram suas residências. Outra rua do centro histórico que merece destaque é a Calle El Conde, a única via exclusiva para pedestres na cidade. A primeira prefeitura das Américas foi construída justamente nessa rua, assim como os primeiros prédios construídos em estilo art déco em Santo Domingo. Considerada uma das ruas mais comerciais da região, vale a pena aproveitar a visita para dar uma parada e tomar um café por ali, enquanto se observa o constante movimento local.
Por ser o primeiro assentamento da esquadra de Colombo nas Américas, Santo Domingo conta com a primeira catedral e a primeira fortaleza do continente, ambos preservados e abertos à visitação. A Catedral de Santo Domingo, fundada em 1514, é um dos maiores monumentos históricos da cidade, pois é a primeira catedral das Américas. Dedicada à Santa Maria da Encarnação, a igreja foi construída a pedido do Papa Júlio II e levou 30 anos para ser concluída. Construída em estilo gótico, o seu maior destaque arquitetônico fica por conta das belas abóbadas nervuradas da nave principal. Embora os restos mortais de Cristóvão Colombo tenham sido transferidos dessa igreja para a Espanha, o túmulo de Colombo foi preservado e continua sendo um dos pontos mais visitados da catedral. Outro monumento histórico de suma importância para o país é a Fortaleza de Ozama, a primeira fortaleza militar construída nas Américas. Localizada na famosa Calle Las Damas, próxima ao rio Ozama, a fortaleza foi construída entre 1502 e 1508 pelos espanhóis para proteger o território de ataques, sobretudo de franceses e portugueses. Dentre os muitos prisioneiros da fortaleza, principalmente prisioneiros políticos, está Cristóvão Colombo, que após retornar à antiga Hispaniola foi preso pelo administrador real Francisco de Bobadillaem, acusado de ter se rebelado junto com um grupo de espanhóis, tainos e caribes. Da parte que resta da fortaleza, se destaca a Torre del Homenaje, de onde se tem uma ampla vista do rio Ozama e da costa caribenha, fundamental para a sua defesa nos tempos das invasões. Atualmente, a torre é responsável por proporcionar vistas espetaculares aos seus visitantes.
Por ter sido uma das primeiras terras conquistadas pelos exploradores europeus, Santo Domingo tem muita história para contar através de seus museus. O Alcazar de Colón é a antiga residência da Família Colombo, construída entre 1511 e 1514 para abrigar Diego Colombo, filho mais velho de Cristóvão Colombo e vice-rei da antiga Hispaniola. O palácio que fora a sede do Governo da Ilha mescla características arquitetônicas góticas e renascentistas, tendo sido preservados 22 cômodos dos 55 originais. Depois de uma ampla reestruturação em meados do século XX, o palácio passou a abrigar um dos museus mais visitados da cidade, onde estão expostos móveis, pinturas e outros objetos da época colonial, sendo o principal museu da história colonial do país. Outro museu imperdível da capital dominicana é a Museo de las Casas Reales, localizado na Calle de las Damas. O museu está instalado no antigo Palácio Real, construído no início do século XVI para servir como sede da capitania-geral de Santo Domingo. O complexo de dois prédios servira de residência de governadores, capitais-gerais e de outras figuras ilustres, como Bartolomeu Colombo. Inaugurado em 1976, o museu conta com um amplo acervo de obras e objetos que remontam à história da Hispaniola, expostas em diversas salas distribuídas nos dois prédios interligados do complexo. Vale destacar as reproduções de três caravelas expostas no interior do museu, assim como a Sala das Armas, onde se pode ver diferentes artefatos de guerra do período colonial.
Mesmo que a herança colonial da capital dominicana seja a grande atração da cidade, outros prédios merecem uma visita, como o Palácio Nacional, sede do Governo da República Dominicana. Construído pelo arquiteto italiano Guido d’Alessandro entre 1944 e 1947, durante as comemorações do centenário da independência dominicana, o palácio mescla diferentes estilos arquitetônicos, como o vitoriano, o neoclássico, o renascentista, o barroco e o greco-romano. O grande destaque do palácio é o Salão Principal, onde fica a imponente escadaria que conduz os visitantes aos andares superiores e a cúpula de 18 metros de diâmetro. Infelizmente, o interior do palácio não está aberto à visitação pública, mas vale a pena dar uma passada para apreciar a bela fachada do palácio e os seus jardins. Outro prédio moderno que vale uma visita é o Faro a Colón, um monumento construído por ocasião do quinto centenário da descoberta da América em homenagem a Cristóvão Colombo. O Farol de Colombo tem 36 metros de altura e foi construído em forma de cruz, cujas luzes quando ligadas à noite criam a imagem de uma cruz no céu dominicano, avistada num raio de mais de 60 quilômetros de distância. No interior do monumento funciona um museu com exposições temporárias.
Legal a história, mas cadê as praias de Santo Domingo?
Por mais interessante que seja a história da primeira cidade das Américas, com seus museus e monumentos, ninguém vai para o Caribe apenas para visitar museus, certo? Mas podemos ficar tranquilos porque no quesito praias caribenhas deslumbrantes Santo Domingo não decepciona. A praia mais conhecida e movimentada de Santo Domingo é a Boca Chica, localizada próxima ao aeroporto da cidade. Muito frequentada por locais, essa praia conta com excelente infraestrutura e diversas opções de restaurantes. Além de areia clara, palmeiras e mar de águas límpidas e calmas, o cenário local ainda conta com o charme do píer com os seus iates de luxo. Outra praia que vale uma visita é a Juan Dolio, localizada próximo ao principal Golf Club de Santo Domingo e em uma zona bem movimentada, com concentração de resorts e restaurantes. Seguindo ao leste, um pouco mais à frente fica a Praia Hemingway, parte de um grande e bem preservado complexo de luxo. A pequena praia está entre as mais bonitas da região, com altas palmeiras, areia clara e mar azul turquesa de águas calmas para se deixar levar e ver a vida passar.
Saindo um pouco da capital dominicana, a cerca de 130 quilômetros da zona colonial, nos deparamos com algumas praias incríveis, como a Playa Minitas, localizada na província de La Romana, uma das joias do mar caribenho da República Dominicana. De lá se tem fácil acesso às deslumbrantes ilhas de Catalina e de Saona. Nesta última, fica uma das praias mais exclusivas do país, conhecida como o Canto de la Playa, muito requisitado por casais em lua de mel e em busca de tranquilidade, longe dos balneários mais famosos e movimentados. A Ilha de Saona tem a sua área protegida pelo Cotubanamá Park ou Parque Nacional do Leste e, graças a essa proteção, conta com a costa mais bem preservada e natural da República Dominicana. Uma das maiores atrações da ilha é a sua grande piscina natural, considerada a maior do mundo, um verdadeiro paraíso de águas calmas e quentes no maravilhoso mar do Caribe. A ilha pode ser visitada em passeios de um dia, mas a melhor opção seria se hospedar por lá para aproveitar todos os seus encantos ao máximo.
No final das contas, Santo Domingo e arredores harmoniza muito bem os interesses históricos com o “dolce far niente”, agradando a gregos e troianos. E Cristóvão Colombo, que não era nada bobo, acabou atracando pela primeira vez nas Américas em um dos lugares mais interessantes do Caribe.
Punta Cana
A região de Punta Cana, ou simplesmente Punta para os mais chegados, está localizada na ponta mais oriental da República Dominicana, no município de Higuey. Com algumas das mais belas praias do país, Punta logo se transformou no principal balneário da República Dominicana, tanto que o seu aeroporto é o mais movimentado do país, superando o da capital Santo Domingo.
Com 95 quilômetros de costa, é claro que as praias são as maiores estrelas da região. A praia mais famosa de Punta Cana é a Praia do Bávaro, por ser a maior e uma das mais bonitas da região. Além do cenário paradisíaco de areia clara, palmeiras e água do mar caribenho que oscila entre tons de azul e de verde, essa praia ainda conta com uma interessante diversidade de fauna e flora, o que lhe garantiu o status de tesouro nacional. Além de poder aproveitar a beleza da Bávaro durante os longos dias de sol e calor, a região também pode ser – muito bem – vivida à noite. Com uma grande concentração de complexos hoteleiros, o que não falta na região da Praia do Bávaro são opções para se divertir, com muitos restaurantes, bares e discotecas famosas, como a Pachá e a Oro, as mais disputadas da cidade. É claro que não se pode ir a Punta Cana e deixar de conhecer a praia que deu fama à região. A Praia de Punta Cana é outra maravilha da região, com mar calmo e aquele cenário paradisíaco de comercial como pano de fundo para um dia dedicado ao dolce far niente. E tendo um pouco mais de tempo, também vale a pena conhecer outras belas praias locais como a Praia Cabeza de Toro, a Praia Macao, a Praia Juanillo, a Praia del Cortecito e a Praia de Arena Gorda.
Um programa de Punta Cana que é sucesso entre todos os públicos, mas especialmente entre famílias, é o Dolphin Explorer, um parque aquático natural localizado no mar, na altura da Playa Cabeza de Toro, onde é possível apreciar os mamíferos mais fofos do mar em seu habitat natural e até nadar em companhia desses golfinhos lindos! Outro passeio incrível para se fazer na região é percorrer a costa caribenha a bordo de uma lancha, de onde se tem as mais belas vistas do mar caribenho, com paradas para nadar e mergulhar em pontos estratégicos, curtindo a calmaria das águas caribenhas.
Ao final de uma imersão nas primeiras terras americanas ocupadas pelos espanhóis no longínquo 1492, sentada sob a sombra de uma grande palmeira, com a beleza desconcertante do mar azul turquesa à frente e o inebriante barulhinho da harmonia perfeita entre vento e mar, não tenho mais dúvidas. Essa é a imagem do paraíso. Pausa para mais um gole de uma autêntica Piña Colada, essa anfitriã tão amiga e companheira. Sim, nenhuma dúvida. Esse é o paraíso. E ele fica na Terra, mais precisamente no Golfo do Caribe.
República Dominicana - versão em áudio
Versões PDF disponíveis desta edição sobre a República Dominicana
Ver. Computador
Ver. Smartphone e Tablet
Conteúdos Relacionados
Atrações
Puerto Plata Cidade
Puerto Plata, oficialmente conhecida como San Felipe de Puerto Plata, é a terceira maior cidade da República Dominicana e capital da província de Puerto Plata. A cidade é um porto comercial.
#PuertoPlata #RepúblicaDominicana
Santo Domingo Cidade
Fundada na margem leste do rio Ozama em 1496 pelos espanhóis e depois transferida em 1502 para a margem oeste do rio por Nicolás de Ovando, a cidade é o assentamento europeu habitado mais antigo das Américas, e foi a primeira sede do domínio colonial espanhol no Novo Mundo.
#SantoDomingo #RepúblicaDominicana
Santo Domingo Palácio Presidencial
O Palácio Presidencial, atual sede do Governo da República Dominicana, é sem dúvida um dos edifícios mais belos da cidade.
Construído por ocasião do centenário da independência dominicana, em 1944, seu estilo neoclássico é obra do arquiteto italiano Guido D’Alessandro.
#PalácioPresidencial
Santo Domingo Museo de las Casas Reales
Composto por dois edifícios de dois andares, o Museo de Las Casas Reales é o museu mais completo e importante para encontrar informações e artefatos da história da República Dominicana.
#MuseodeLasCasasReales
Santo Domingo Monumento Ruinas de San Francisco
O Mosteiro de São Francisco foi construído em 1512, poucos anos depois de Cristóvão Colombo desembarcar na ilha de Hispaniola, foram os colonos que quiseram construir esta estrutura no estilo da época, o estilo que hoje chamamos de “colonial”.
#MonumentoRuinasdeSanFrancisco
Santo Domingo El Faro a Colón
O Farol de Colombo é uma obra impressionante construída por ocasião do 500º aniversário da descoberta da América, alguns diriam da conquista da América, mas naquela época as explorações representavam ambas as situações possíveis.
#FarolDeColombo
Santo Domingo Catedral
A Catedral de Santo Domingo é a primeira construída na América, iniciada em 1512 por desejo explícito do então Papa Júlio II, e concluída em 1542.
Feito em estilo gótico com abóbadas cruzadas em pedra calcária, tem 54 metros de comprimento, a nave central atinge 16 metros de altura, dimensões dignas das catedrais mais importantes do mundo.
#SantoDomingoCatedral
Santo Domingo Alcazar de Colón
No centro da capital, Santo Domingo, o palácio que foi a casa da família Colombo foi erguido em 1509. Para encomendar o trabalho foi o filho mais velho de Cristóvão Colombo, Diego Colombo, na qualidade de vice-rei.
#AlcazarDeColón
Santiago Pontifícia Universidade Católica Madre y Maestra
O Campus da Pontifícia Universidade Católica Madre y Maestra – PUCMM de Santiago de los Caballeros está localizado na rodovia Duarte. Este campus foi inaugurado em 26 de janeiro de 1967 e é um ícone da cidade.
#PUCMM #SantiagodelosCaballeros #RepublicaDominicana
Santiago Palácio Consistorial
O palácio foi construído no século XIX para abrigar a prefeitura. Localizado no centro da cidade, na zona sul do Parque Duarte, hoje é um centro cultural e um museu contemporâneo da cidade.
#PalácioConsistorial #SantiagodelosCaballeros #RepúblicaDominicana
Santiago Monumento a Los Héroes de la Restauración
O símbolo da cidade de Santiago de los Caballeros é o Monumento a los Héroes de la Restauración, conhecido como Monumento. Sim, se pedes apenas para o Monumento todas as pessoas te levam até lá!
#MonumentoLosHéroesRestauración #SantiagodeLosCaballeros #RepúblicaDominicana
Santiago Gran Teatro del Cibao
Este maravilhoso edifício foi projetado e construído pelo arquiteto dominicano Teofilio Carbonell, que construiu este impressionante edifício de mármore branco em 1995, inspirado no teatro nacional de Santo Domingo.
#GranTeatrodelCibao #SantiagodelosCaballeros #Caribe #RepúblicaDominicana
Santiago Fortaleza San Luís
O forte foi construído no início do século XIX, pensado para defender a cidade durante a Guerra da Restauração, foi sede do Exército dos EUA nos anos 1916-1924 que estão relacionados com a primeira ocupação da ilha feita pelo Governo dos EUA.
#FortalezaSanLuís #SantiagodeLosCaballeros #RepúblicaDominicana #Caribe
Santiago Centro Cultural León Jimenes
A estrutura recebe exposições permanentes que mostram a história e a cultura dominicana. O primeiro andar é dedicado aos dias Taino.
#SantiagodeLosCaballeros #CentroCulturalLeónJimenes #RepúblicaDominicana
Santiago Capital Mundial do Charuto
Santiago tem a maior produção de charutos nas várias fábricas e por isso é considerada a capital mundial do charuto.
Todos os anos, em fevereiro, é organizado o Festival ProCigar que realiza visitas organizadas a fábricas de charutos e passeios nas plantações de tabaco.
#Santiago #RepúblicaDominicana
Santiago Arena del Cibao e Estádio Cibao
A Gran Arena del Cibao, dedicada ao Dr. Oscar Gobaira, é uma arena multiuso em Santiago de los Caballeros. O Estádio Cibao é a casa dos Aguilas Cibaeñas.
#GranArenadelCibao #EstádioCibao #SantiagodelosCaballeros #RepúblicaDominicana
Samaná Salto El Limón
Realmente não sabemos qual é a verdadeira aventura, visitar a cachoeira ou chegar lá caminhando pela floresta?
Esta maravilhosa aventura leva quase o dia todo para caminhar por dentro da floresta por quase 2,5km e chegar à cachoeira El Limón.
#SaltoElLimón #Samaná #RepúblicaDominicana #Caribe
Samaná
A Península de #Samaná, localizada na costa nordeste da República Dominicana, é realmente o paraíso da natureza e ainda é a mesma hoje como era no século XVI.
#RepúblicaDominicana
Punta Cana
Uma praia incrível com mais de 48 km, localizada em um dos maiores litorais de areia branca da região do Caribe, repleta de coqueiros que chegam ao céu, Punta Cana é a terra dos sonhos para descansar e relaxar à beira-mar.
#PuntaCana #LaAltagracia #RepúblicaDominicana
Jarabacoa Salto de Jimenoa
Dirigindo 20 minutos de #Jarabacoa, você chegará à área protegida e à cachoeira também conhecida como Salto de Jimenoa Dos. Para chegar às cataratas é necessário contornar uma barragem hidrelétrica cruzando três passarelas suspensas.
#SaltodeJimenoa #LaVega #RepúblicaDominicana #Caribe
Puerto Plata Zona Colonial
La Zona Colonial ou a área de Casas Victorianas em Puerto Plata começou em 1857. É claro que o estilo vitoriano é o estilo da Inglaterra em homenagem à Rainha Vitória.
#ZonaColonial #PuertoPlata #RepúblicaDominicana
Puerto Plata Teleférico
Inaugurado em 1975, o Teleférico era uma construção de origem italiana. Pode transportar 17 pessoas e leva quase oito minutos para subir e descer a montanha.
É acionado por um sistema elétrico hidráulico, o condutor está localizado na central situada na estação base.
#PuertoPlataTeleférico #PuertoPlata #RepúblicaDominicana
Puerto Plata Pico Isabel de Torres e Cristo Redentor
Com os 793 metros de altura ao nível do mar, o Pico Isabel de Torres é a montanha com o ponto mais alto de Puerto Plata.
No topo há um jardim botânico e, muito interessante, a réplica da famosa estátua do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor.
#PicoIsabeldeTorres #CristoRedentor #PuertoPlata #RepúblicaDominicana
Puerto Plata Ocean World Adventure Park
Sonha em nadar com golfinhos? Você está no lugar certo! Você pode realizar seu desejo no Ocean World Adventure Park que está localizado a oeste de Puerto Plata, em Cofresí.
#OceanWorldAdventurePark #PuertoPlata #RepúblicaDominicana
Puerto Plata Museu do Âmbar
O Museu do Âmbar em Puerto Plata, localizado no coração da cidade em uma residência privada renovada, exibe algumas das melhores pedras de âmbar da República Dominicana.
#MuseudoÂmbar #PuertoPlata #RepúblicaDominicana
Puerto Plata Fortaleza San Felipe
A Fortaleza San Felipe foi construída pelos espanhóis no século XVI para defender o litoral norte da República Dominicana das invasões dos ingleses, holandeses e dos piratas franceses em busca de ouro e prata.
#FortalezaSanFelipe #PuertoPlata #RepúblicaDominicana
Puerto Plata El Faro
O farol foi construído em ferro fundido em 1879, durante o regime provisório de Gregorio Luperón.
É uma torre elevada até 42 metros baseada num edifício de alvenaria.
#PuertoPlata #RepúblicaDominicana
Sabana de la Mar Parque Nacional Los Haitises
Cobrindo uma área de 1.600 km², o Parque Nacional Los Haitises é uma das joias da coroa do sistema de parques nacionais da República Dominicana.
#ParqueNacionalLosHaitises #SabanadelaMar #RepúblicaDominicana
Las Terrenas Playa Coson
Entre as três praias mais deslumbrantes da Península de #Samaná, esta beleza dourada de areia macia está localizada a apenas 20 minutos de carro a oeste do coração de Las Terrenas.
#LasTerrenas #PlayaCoson #RepúblicaDominicana
Las Terrenas Playa Bonita
Playa Bonita é tão bonita quanto o nome sugere – uma aconchegante praia de areia branca em forma de meia-lua, cercada por uma variedade de hotéis boutique, vilas e restaurantes.
#PlayaBonita #LasTerrenas #Samaná #RepúblicaDominicana
La Romana
Repleta de riquezas naturais, de um litoral caribenho digno de um pôster a campos de golfe de classe mundial, La Romana é uma das principais opções de destino do país.
#LaRomana #SantoDomingo #RepúblicaDominicana
Jarabacoa
Jarabacoa, situada a uma altitude de 529 metros, esta pitoresca cidade resort nas montanhas é o refúgio favorito dos moradores das cidades de Santiago e Santo Domingo.
#Jarabacoa #LaVega #RepúblicaDominicana
Constanza
Com uma altitude média de 1.200 metros, Constanza é a cidade de maior altitude na região do Caribe.
#Constanza #LaVega #RepúblicaDominicana
Cabarete Playa
O centro do #Caribe para windsurf, kitesurf e vela a laser, Playa #Cabarete – também conhecida como “Kite Beach” no lado oeste – é onde você pode aprender e praticar esportes aquáticos eólicos durante todo o ano.
#RepúblicaDominicana