Vinho & Eu: O Vinho & Eu – Uma estória de amor!

O Vinho & Eu – Uma estória de amor

Embarque no fascinante mundo do vinho!

A partir da edição de SuoViaggio n. 40 teremos uma coluna dedicada ao mundo do vinho. Muitos são os mistérios e curiosidades que rondam essa bebida milenar que encanta milhões de pessoas ao redor do mundo, então te convido para embarcar nessa mais nova viagem comigo.

Mas quem sou eu para falar dessa bebida tão especial? Admito logo que não sou nenhuma enóloga ou sommelier, sou apenas uma grande amante dos vinhos, assim como tantas outras pessoas encantadas pelas sutilezas dessa bebida tão especial. Posso me definir como simplesmente uma pessoa apaixonada e eterna estudiosa da vinicultura e de todos os seus mistérios.

Não me lembro ao certo quando se deu a minha primeira experiência com um vinho, apenas me lembro que foi na minha juventude com uma garrafa de tinto barato. Afinal, nessa fase da vida costuma-se beber pelo que se pode pagar, não necessariamente pelo que é bom. Mas, mesmo tendo sido um vinho barato e de qualidade duvidosa, foi o suficiente para despertar em mim um interesse crescente.

Anos mais tarde, na minha primeira viagem pela Itália, desmistifiquei o fato de que o vinho é uma bebida para a noite. Lá eu me sentia tranquila em beber uma taça de vinho para acompanhar um prato de massa durante o almoço, sem me preocupar com nenhum olhar de reprovação. E se batesse alguma sonolência depois, bastava um espresso para despertar. Afinal, eu estava viajando pelo território do maior produtor de vinhos do mundo, onde em muitas casas o vinho é tão essencial quanto a água. Uma dessas casas era a do meu sogro, onde o estoque de vinhos sempre foi tão grande que brincávamos dizendo que ele estava se preparando para enfrentar a Terceira Guerra Mundial.

E foi em companhia do meu sogro que experimentei diferentes tipos de vinho, sobretudo os tintos incorporados que estavam no topo da sua preferência. A partir daí, o meu interesse em conhecer mais sobre os muitos mistérios que fazem parte da história milenar do vinho só fez crescer. O trabalho me conduziu a diversas e prestigiosas vinícolas pela Europa, enquanto a curiosidade me fez estudar mais e mais a cada dia, me encantando com cada novo aprendizado. Certa vez, ouvi de um grande produtor da Franciacorta que o mundo dos vinhos nos proporciona um aprendizado constante ao longo da vida. Concordo plenamente com essa afirmação, por isso, estreamos essa coluna na SuoViaggio e te convido a participar comigo desse aprendizado constante sobre o fascinante mundo dos vinhos.     

Se você tiver dúvidas, comentários ou sugestões sobre o universo dos vinhos, escreva para mim em [email protected]. 

Foto: SuoViaggio©