Ceará o sol por 300 dias – SuoViaggio Edição n. 24
Zélia Rodrigues - PublisherRevistas Publicadas Américas, Brasil, Revistas 2018
Ceará o sol por 300 dias
Nesta edição trazemos a você a matéria sobre o Ceará, o estado brasileiro que se orgulha de contar com o sol por 300 dias por ano! Com um litoral de quase 600 kms, o Ceará tem algumas das praias mais bonitas do Brasil. Além da pulsante capital Fortaleza, fomos descobrir os encantos das principais praias da Costa do Sol Nascente e da Costa do Sol Poente. Cumbuco, Jericoacoara, Lagoinha, Morro Branco, Fontes e Canoa Quebrada são as praias que fomos desbravar nessa edição. Vem com a gente!
O barulhinho de chuva me acalma, mas aí olho pela janela e vejo aquele dia cinza e feio lá fora. Para não deixar que a tristeza dos dias cinzas e feios me contagie, começo a pensar em uma praia de areia clarinha, um coqueiro pra fazer sombra e um sol de arrasar! Sinto os meus pés gelados, então volto a olhar pela janela e me bate aquela vontade de chorar! Fecho os olhos e começo a me lembrar de quantos dias lindos e ensolarados vivi no estado brasileiro que se orgulha de ter mais de 300 dias de sol por ano.
Ceará, é pra lá que eu vou!
Ceará
Pulando de Praia em PraiaVem chegando o verão
O calor no coração
Essa magia colorida
São coisas da vida…Marina Lima
O barulhinho de chuva me acalma, mas aí olho pela janela e vejo aquele dia cinza e feio lá fora. Para não deixar que a tristeza dos dias cinzas e feios me contagie, começo a pensar em uma praia de areia clarinha, um coqueiro pra fazer sombra e um sol de arrasar! Sinto os meus pés gelados, então volto a olhar pela janela e me bate aquela vontade de chorar! Fecho os olhos e começo a me lembrar de quantos dias lindos e ensolarados vivi no estado brasileiro que se orgulha de ter mais de 300 dias de sol por ano. Ceará, é pra lá que eu vou!
A capital Fortaleza há anos é uma das principais metas do turismo nacional. No exterior, os estrangeiros costumam ter Fortaleza sempre em mente quando falam do Brasil. E não é raro encontrar alguém que tem algum amigo ou parente que largou tudo para viver em alguma praia paradisíaca do Ceará. Quem nunca pensou nisso?! O incremento do turismo fez de Fortaleza uma cidade moderna, com belos prédios de hoteis e apartamentos ao longo da famosa Avenida Beira Mar, mas também levou o desenvolvimento para outros cantos da cidade, como a zona da Praia do Futuro, antes esquecida e agora um dos maiores points da cidade. Embora eu goste da repaginação da Praia do Futuro com as suas megabarracas, ainda prefiro o agito da Beira Mar, local de muitas boas lembranças das várias vezes em que fui à capital cearense. Caminhar pela Beira Mar no fim do dia é um programa que jamais me cansarei de repetir. A Feira de Artesanato, na altura da Praia do Meireles também é uma ótima opção para passar o tempo e encher algumas sacolinhas. A praia de Iracema, com a mais recente estátua da índia do romance de José de Alencar, é outro point da cidade. Antes de se esbaldar em um dos bons restaurantes do local, vale a pena contemplar o pôr do sol a partir da Ponte dos Ingleses. É verdade que, entre a primeira e a última vez em que estive em Fortaleza, é latente o caos gerado pelo número de pessoas que transitam na Beira Mar. Sim, eu bem que preferiria um pouco menos de confusão, mas ainda me agrada observar o ir e vir de pessoas tão diferentes… locais, brasileiros de todas as partes do país, estrangeiros, casais em lua de mel, grupos de amigos, famílias com 3 gerações, tem de tudo por lá! Mas, para apreciar a orla de Fortaleza fora do furdunço, vale a pena fazer um passeio de barco, especialmente no fim da tarde. As embarcações saem do pequeno porto da Praia de Mucuripe, onde também rola o mercado de peixes, o local ideal para provar os pescados mais frescos da cidade.
Mesmo com tantos atrativos interessantes na cidade, ir a Fortaleza significa fazer muitos bate-voltas. Afinal, o que não falta no Ceará são praias lindas para conhecer. Seja na costa leste (Costa do Sol Nascente) seja na costa oeste (Costa do Sol Poente) as praias são muitas e lindas. Infelizmente, é impossível conhecer todas em apenas uma viagem, mas isso deve servir apenas como um incentivo para fazer como eu e voltar muitas vezes para esse pedacinho do paraíso.
Começando pela Costa do Sol Poente, a poucos quilômetros da capital fica a Praia do Cumbuco, uma das praias mais famosas e visitadas do Ceará. Por causa do grande número de visitantes, ao longo do tempo, a praia foi perdendo um pouco de seu charme, mas o passeio de buggy pelas dunas de Cumbuco continua imperdível. Com ou sem emoção, a diversão é garantida! Passeio a cavalo e de jangada também estão disponíveis por lá. E por mais turístico que seja, fica difícil resistir à adrenalina de descer o esquibunda até cair na Lagoa do Parnamirim. E como não falta criatividade ao povo cearense, depois do sucesso do esquibunda, eles criaram o aerobunda, uma espécie de tirolesa com queda na lagoa no final do percurso. Se soma aos muitos atrativos de Cumbuco o fato de contar com ventos fortes e constantes, o que favorece a prática de esportes como kitesurf e o windsurf, fazendo a alegria dos apaixonados por esportes náuticos. Já para quem prefere desbravar a beleza da região sem pressa, vale a pena alugar um quadriciclo, para ir parando a cada ponto interessante e curtir um imperdível mergulho na tranquila Lagoa da Banana. E se Cumbuco tem que ter algum ponto negativo, esse ponto é que com tantas atividades interessantes para fazer por lá, acaba sobrando pouco tempo para curtir a praia.
Por causa da longa distância de Fortaleza (cerca de 280 kms) e da precariedade da estrada – que aumenta ainda mais o tempo de deslocamento – Jericoacoara permaneceu fora do radar turístico do Ceará por muito tempo, sendo visitada sobretudo por uma turma mais alternativa. Com a sucessiva “invasão” de estrangeiros – especialmente de italianos – que decidiram investir no potencial turístico do lugar, Jeri passou a ser mais uma entre tantas boas opções de passeio na bela costa cearense. A distância e a precariedade das estradas continuam as mesmas, mas recentemente Jeri ganhou um aeroporto que ajuda a suprir a demanda de visitantes. Mesmo assim, é impossível fazer um bate-volta de Fortaleza a Jeri, o lugar merece pelo menos uns 3 dias de visita para ser curtido de forma apropriada. Mas, afinal o que tem de tão especial em Jericoacoara? O cartão-postal mais famoso do lugar é a Duna do Pôr do Sol, que ganhou esse nome pela vista deslumbrante que se tem de lá do sol se pondo do mar. Todos os dias no fim da tarde, levas de viajantes sobem a duna para assistir a um espetáculo de encher os olhos, promovido gratuitamente pela generosa natureza. Pode parecer piegas, mas depois de assistir o pôr do sol a partir da duna de Jeri, entendi porque as pessoas aplaudem no final. Na verdade, estaria valendo até se levantar e gritar “bravo, bravo”.
Deixando a pequena vila para explorar um pouco mais a região, segui para o leste ao encontro de outro importante cartão-postal local, a Pedra Furada. Embora tenha passeios de buggy que vão até lá, optei por ser guiada por um menino local, uma espécie de guia-mirim, mas que sabia desbravar a região tão bem que me senti muito segura em encarar a caminhada. Para quem gosta de caminhar, vale a pena, pois assim é possível ver a mudança de cenários da região. Claro que teria sido ainda melhor se não caísse um temporal justamente durante o percurso! Sim, no Ceará chove pouco, mas chove. Felizmente, a chuva durou poucos minutos, digamos que o suficiente para dar aquela refrescada. A Pedra Furada é digna de ser cartão-postal. A rocha fincada no mar com a abertura no meio, de onde passa a luz do sol em determinados períodos do dia, é uma maravilha da natureza. De manhã, a luz solar incide na pedra, mas acertando o horário no fim da tarde e da época do ano (normalmente em julho), é possível ver o sol se pôr dentro da abertura da pedra. O espetáculo é de uma beleza ímpar! Já seguindo na direção oeste da vila, se chega à Lagoa de Jijoca, que durante o período de seca se divide em duas, a Lagoa Azul e a Lagoa Paraíso. O cenário lá é paradisíaco, com areia branquinha e água doce e azul. Nesse pequeno pedaço do paraíso a ordem do dia é relaxar. Entre um mergulho e outro na lagoa de água transparente, a pedida é deitar e relaxar em uma das redes montadas sobre a lagoa, no melhor clima dolce far niente.
As noites em Jeri são sempre animadas. Uma caminhada na pequena e movimentada vila, um jantarzinho à beira-mar e um forró para fechar a noite são garantias de alegria nessa pequena e rústica vila cearense. Como disse no início, três dias são suficientes para conhecer as belezas de Jericoacora, mas certamente o coração vai ficar pedindo mais… Afinal, como não querer mais de tanta coisa boa?! Se puder, estique a estadia; se não puder, programe a volta.
Para fechar a Costa do Sol Poente em grande estilo… Lagoinha! Tive o privilégio de conhecer muitas praias da costa cearense, mas ainda não encontrei outra que me encantasse mais do que a pequena e charmosa Lagoinha. Ela não é famosa como Jeri e nem agitada como Cumbuco, mas é a melhor para quem quer curtir sombra e água fresca embaixo de um coqueiro, enquanto aprecia uma vista deslumbrante. Lagoinha, para mim, é a praia cearense que melhor se encaixa na definição de paradisíaca – embora esteja bem distante do que seria uma praia deserta. Passeios de buggy pela região e de catamarã na vizinha Lagoa da Almécegas são oferecidos em Lagoinha, mas o bom mesmo é sair da parte da praia onde ficam as barracas e se instalar na parte direita, ao pé de um coqueiro. É nesse pedacinho do paraíso que a tranquilidade e beleza imperam! Em todas as vezes que fui para aquelas bandas presenciei um ou outro viajante que ia até lá para tirar foto, mas nunca vi um único ser que estendesse a toalha para curtir a praia daquele ponto. Quanto desperdício! Entre um e outro selfista, aproveitei o silêncio para tirar uma soneca gostosa e relaxante. Lagoinha não é apenas para ser vista, é para ser vivida!
Agora, deixando Fortaleza em direção ao leste, rumo à costa do sol nascente, começo por duas das praias mais bonitas do Ceará, Morro Branco e Fontes, uma bem pertinho da outra. A grande atração da Praia de Morro Branco é passear pelos labirintos de suas imponentes falésias avermelhadas, em meio a paisagens cinematográficas. Não por acaso o local já serviu de cenário para novelas e filmes. Já a vizinha Praia das Fontes conta com fontes naturais em meio às falésias, daí a origem de seu nome. Em alguns pontos as fontes são tão intensas que formam verdadeiras cachoeiras. Somente em um lugar muito especial como a costa cearense para a natureza nos presentear com uma cachoeira em plena praia! E para completar as opções de banho nesse lugar único, ainda é possível visitar a Lagoa Uruaú, que fica em meio às dunas. Entre uma praia e outra, a dúvida será escolher em qual delas se entregar ao deleite, curtindo o sol com tranquilidade entre um e outro banho de mar.
Apenas 20 kms separam a capital cearense de uma das maiores atrações turísticas do estado, o Beach Park. O maior parque aquático do Brasil foi inaugurado em 1985 no Porto das Dunas na Praia de Aquiraz, para em pouco tempo conquistar o país inteiro, atraindo milhares de visitantes todos os anos. O complexo cresceu e conta com infraestrutura completa, com resorts, hotel, restaurantes e vários brinquedos distribuídos em 200 mil m2 de área. Mesmo pessoas medrosas como eu encontram atrações bacanas nesse parque. Embora a maioria dos visitantes sejam de um dia só, tem crescido o número de pessoas, principalmente famílias com crianças, que optam por se hospedar no complexo e curtir ali as férias de família. A praia de Aquiraz também é uma delícia, com areia clarinha e mar calmo.
Terminando essa maravilhosa viagem pela costa cearense, dediquei o último dia para uma praia que se tornou um dos maiores símbolos da beleza local. A praia de Canoa Quebrada, com o desenho da estrela dentro da lua esculpido na falésia, é uma das praias mais bonitas e visitadas do Ceará. A imagem de Canoa é tão marcante que mesmo quem nunca foi até lá é capaz de reconhecê-la em uma fotografia ou vídeo. Praia com uma bonita e extensa faixa de areia branca, falésias avermelhadas e dunas compõem a beleza do lugar. Para depois de um dia de praia, quando a maré começa a subir, vale a pena fazer uma caminhada pela Broadway, a principal rua da vila repleta de lojinhas de souvenires, bares e restaurantes. A atmosfera hippie de Canoa ainda está por lá, influenciando moradores e visitantes, mas a vilinha acolhe muito bem todas as tribos. Para as diferentes tribos, Canoa Quebrada não é alternativa, é uma maravilhosa obrigação!
Versão PDF disponível desta edição sobre Ceará
Ver. Smartphone e Tablet
Conteúdos Relacionados
Atrações
Fortaleza Cidade
O incremento do turismo fez de Fortaleza uma cidade moderna, com belos prédios de hoteis e apartamentos ao longo da famosa Avenida Beira Mar. Começamos o nosso tour pela fervilhante #Fortaleza através das atrações escolhidas para você!
#Ceará #Brasil
Caucaia Praia do Cumbuco
Praia do Cumbuco é famosa por suas belas e altas dunas de areia branca e macia, o passeio de buggy pelas dunas é a grande atração da Praia do Cumbuco.
#PraiadoCumbuco #Caucaia #Ceará #Brasil
Jijoca Lagoa do Paraíso as redes postas no mar
A oeste da vila de Jericoacora ficam as belas Lagoas de Jijoca, Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso, a dica é deitar em uma das redes postas no mar e ir ficando…
#LagoadoParaíso #Jijoca #Ceará #Brasil
Jericoacoara Pedra Furada um cartão-postal
A Pedra Furada é outro importante cartão-postal de Jericoacoara, a rocha fincada no mar com um buraco no centro é o resultado dos caprichos da natureza.
#PedraFurada #Jericoacoara #Ceará #Brasil
Jericoacoara Duna do Pôr do Sol
O maior cartão postal de #Jericoacoara é a Duna do Pôr do Sol, esse merecido título é graças ao espetáculo que se vê do alto da duna todas as tardes.
#DunadoPôrdoSol #Ceará #Brasil
Ceará Praia de Canoa Quebrada
A Praia de Canoa Quebrada com a estrela dentro da lua esculpidas na falésia, símbolo da vila, é uma das praias mais bonitas e visitadas do litoral cearense.
#PraiaCanoaQuebrada #Ceará #Brasil
Ceará Praia do Morro Branco
A Praia do Morro Branco, localizada na Costa do Sol Nascente, ao leste de Fortaleza, está entre as mais bonitas de todo o litoral cearense.
#PraiadoMorroBranco #CostadoSolNascente #Beberibe #Ceará #Brasil
Ceará Praia de Lagoinha
Praia de #Lagoinha, localizada na Costa do Sol Poente (oeste), é uma das mais lindas do litoral cearense e oferece passeios de buggy, de cavalo e de catamarã.
#Paraipaba #Ceará #Brasil
Fortaleza Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, que foi inaugurado em 1999, é uma das principais atrações de Fortaleza, com salas de cinema, teatro, musica e arte.
#CentroDragãodoMar #Fortaleza #Ceará #Brasil
Fortaleza Praia do Futuro e a sua vida noturna
A Praia do Futuro ganhou fama com suas megabarracas que, além de bebidas e comidas, oferecem diversão para todas as idades, points da vida noturna cearense.
#PraiadoFuturo #Fortaleza #Ceará #Brasil
Fortaleza Avenida Beira-Mar
Como o nome sugere, a Avenida Beira-Mar margeia a orla de #Fortaleza, do Meireles até o Mucuripe. Ponte dos Ingleses, de onde se tem um pôr do sol de encantar.
#AvenidaBeiraMar #Ceará #Brasil
Viagens
Brasil Fortaleza Viagem de 5 Dias
Fortaleza Viagem de 5 dias, propostas a partir de R$ 2.468,00.
Umas férias de total relaxamento ou passeios maravilhosos por uma das mais belas praias do Nordeste!
Todos os pacotes incluem: Hotel + Voos de ida e volta de qualquer cidade.
Viagem flexível, com a opção de escolher datas, número de noites e categoria de hospedagem.
Brasil Jericoacoara Viagem 5 Dias
Jericoacoara Viagem de 5 dias, propostas a partir de R$ 3.062,00.
Umas férias de total relaxamento ou passeios maravilhosos por uma das mais belas praias do Nordeste!
Todos os pacotes incluem: Hotel + Voos de ida e volta de São Paulo + traslados Aeroporto Jericoacoara / Vila de Jericoacoara.
Viagem flexível, com a opção de escolher datas, número de noites e categoria de hospedagem.
Artigos
Viagem Pelas Capitais Brasileiras: Fortaleza
Seguindo pelas capitais brasileiras, desembarcamos nesta semana em #Fortaleza, a capital do #Ceará que se orgulha de contar com tantos dias de sol por ano que chegou até a ter um seguro de garantia de sol para os turistas.
#Brasil