Sextou com SuoViaggio: O que é luxo?
O que é luxo? Uma reflexão do significado de luxo a partir do savoir-faire francês.
Olá, vambora sextar?
Hoje é dia de mais um encontro nesse espaço dedicado a falar sobre assuntos interessantes relacionados a viagens e lifestyle, sempre com a leveza que o momento requer.
Nessa semana estou respirando ares franceses – ainda que seja no sentido figurativo –, pois participei dos intensos encontros promovidos pela Atout France, a agência francesa de desenvolvimento turístico no Brasil, para a primeira edição do France Excellence na América Latina.
Com uma interessante apresentação de Olivier Gabet, o Diretor do Museu de Artes Decorativas de Paris, sobre o significado do luxo em diferentes civilizações e geografias, iniciou-se a discussão sobre o luxo francês, passando por interpretações de grandes empreendedores e executivos, como Alexander Allard, fundador da Cidade Matarazzo, Bénédict Épinay, CEO do Comité Colbert, Dominique Niel, Diretora do Grupo Ateliers de France, e Jean-Manuel Leménager, Diretor Geral para a América Latina da Hermés. Um dos pontos mais interessantes abordados por todos os palestrantes é a consideração de que o luxo é caracterizado pela sua alta qualidade, bem resumido na ótima denominação francesa de savoir-faire.
O termo luxo, por muitos anos, esteve associado à ostentação. Muitas vezes os objetos ou serviços eram adquiridos por ser o modismo do momento. Viajar para Dubai, por exemplo, foi sinônimo de luxo, com toda aquela ostentação feita para atrair os turistas estrangeiros. Hoje, Dubai é um destino cafona. Na minha opinião, uma característica marcante de objetos e serviços de luxo é a resistência ao longo do tempo. Uma bolsa Hermés é um objeto de luxo porque a sua alta qualidade na confecção, aliada à constante atenção ao design, vem resistindo às mudanças ocorridas no mundo pelos últimos 180 anos. O verdadeiro luxo não é efêmero, não está subordinado à modinha do momento. O verdadeiro objeto ou serviço de luxo é a consequência de um trabalho incansável de bastidores, realizado por profissionais ultrapreparados e exigentes, atentos a cada detalhe para fornecer aos clientes o melhor em seu produto ou serviço. Portanto, o ato de adquirir um produto ou serviço de luxo traz em si uma experiência única e duradoura para o adquirente.
E para você, o que é luxo?
Escreva seus comentários ou sugestões para mim em [email protected]. Até a próxima!
Foto: France (Bordeaux) – Les Sources de Caudalie – L’Île aux Oiseaux