Sextou com SuoViaggio: Casa das Rosas

Casa das Rosas

O casarão é um dos mais belos exemplares da herança histórico-cultural da Paulista do século XX, cujo jardim é um verdadeiro oásis em meio ao concreto da moderna Paulista do século XXI

Olá, vambora sextar?

Uma das casas mais conhecidas de São Paulo é a Casa das Rosas, localizada no início da Avenida Paulista. Essa casa – que hoje é um centro cultural – foi construída pelo arquiteto Ramos de Azevedo, o mais importante arquiteto do país no século XX e responsável pelos maiores patrimônios arquitetônicos de São Paulo do século passado.

A mansão foi construída em 1935, período em que a Avenida Paulista se transformou no local mais nobre da cidade, onde habitavam os grandes barões do café. A casa foi construída para a filha de Ramos de Azevedo, sendo que os herdeiros do arquiteto ocuparam a mansão até os anos 1980. A mansão construída em estilo clássico francês, conta com 30 cômodos, além de uma edícula e um amplo e belo jardim, no qual as rosas plantadas são o grande destaque. A área onde outrora continha um pomar com local para os passeios dos moradores, atualmente é ocupada por um moderno edifício de escritórios, fruto da modernização ocorrida na região que a transformou num dos mais importantes centros de negócios da capital paulista. Já a edícula, originalmente construída para abrigar os empregados da mansão, funciona atualmente como um restaurante, com mesas dispostas no belo jardim do casarão, perfeito para um almoço sem pressa em um belo dia na cidade.

A casa principal chegou a ser ameaçada de demolição, mas um amplo esforço de preservação não apenas manteve a casa de pé, mas a restaurou para criar um interessante espaço cultural para paulistanos e turistas. A Casa das Rosas como espaço cultural foi inaugurada em 1991, por ocasião das comemorações do centenário da Avenida Paulista. O centro cultural é dedicado à literatura e à poesia, promovendo saraus, oficinas de criação e crítica literária, palestras, lançamentos de livros, cursos e tantas outras iniciativas ligadas ao fascinante mundo literário.

Atraindo cerca de 200 mil pessoas anualmente, a Casa das Rosas é um dos melhores programas para se fazer na capital paulista. Independentemente do seu interesse particular pelas apresentações literárias, a Casa das Rosas por si só já vale uma vista, pois é um dos mais belos e bem preservados exemplares dos casarões da Avenida Paulista enquanto local de residência da elite paulista no século XX, somando-se a isso o seu belo jardim que é um verdadeiro oásis verde em meio ao concreto predominante na Paulista moderna do século XXI.

Essa coluna é dedicada a assuntos interessantes relacionados ao lifestyle. Aproveite para escrever seus comentários ou sugestões para mim em [email protected]. Até a próxima!

Foto: Delma Paz