Walt Disney World – SuoViaggio Edição n. 54
Zélia Rodrigues - PublisherRevistas EUA (USA), Revistas 2023
Walt Disney World
Em comemoração do Centenário da Walt Disney Company nos deixamos levar pela magia da Disney World de Orlando
Essa edição de SuoViaggio é pura magia! No clima de comemoração do centenário do legado da Disney, embarcamos para o mundo “onde os sonhos se tornam realidade” para trazer a você as novidades do Walt Disney World Resort, o mais famoso complexo de lazer da Disney Company. Além de falar sobre os parques temáticos e suas novidades, apoveitamos as comemorações do centenário da Disney Company para falar um pouco mais sobre a história desse grande legado de Walt Disney, desde a sua fundação em 1923 até a fundação dos parques da Flórida, que figuram entre os parques de diversão mais visitados e admirados do mundo.
E para fechar essa edição, a coluna Vinho & Eu conclui o tema das cepas com o terceiro artigo dessa pequena trilogia, no qual falamos sobre as principais cepas brancas do mundo, revelando as suas origens e suas principais características.
Amanhã (01/06) estreamos a QUINTALive em nosso Portal com o tema Deserto do Atacama. Todas as quintas-feiras faremos um bate-papo sobre algum destino legal desse mundão. Fica o meu convite para participar!
Walt Disney World
Em comemoração do Centenário da Walt Disney Company nos deixamos levar pela magia da Disney World de OrlandoSegundo o dicionário, viajar é sair de um lugar para outro; percorrer um caminho, uma estrada ou um percurso. Mas para quem dedica a sua vida ao mundo das viagens, esse conceito me parece ser um tanto limitativo. Afinal, viajar é muito mais do que sair de um lugar para outro, é muito mais do que percorrer determinada estrada de um ponto a outro. Viajar é sonhar, é acumular novas experiências, é viver novas emoções. Viajar é se abrir para o mundo e para todas as surpresas que esse mundo pode nos revelar. Não por acaso muitas pessoas se permitem viver experiências novas durante uma viagem que jamais se permitiria em sua rotina normal. A pessoa com fobia de altura que sobe até o topo da Torre Eiffel só pra ver aquela vista incrível de Paris. A pessoa sedentária que decide saltar de bungee jump em Queenstown pra sentir a adrenalina no limite. Enfim, como resistir à possibilidade de uma experiência única durante uma viagem?
Mas viajar é, sobretudo, se encantar. Se encantar com a realidade e se deixar levar pelos sonhos. E existe um lugar no mundo, ou melhor dizendo, existe um mundo onde o encantamento de seus visitantes é levado ao mais alto grau de importância: o Mundo de Walt Disney! Com o sugestivo slogan “Where Dreams come true” (onde os sonhos se tornam realidade), o mundo encantado da Disney vem encantando crianças de todas as idades há mais de 50 anos, mas neste ano no qual se comemora o centenário do legado de Walt Disney, o megaparque da Disney em Orlando ganha ainda mais encantamento, com novas atrações e diversos espetáculos para continuar encantando os milhões de visitantes desse mundo de magia. Afinal, como resistir ao lugar onde os sonhos se tornam realidade?
O fantástico mundo de Walt Disney
Quando pensamos em transformar sonhos em realidade, é impossível não pensar em Walt Disney. Afinal, nenhuma pessoa soube tão bem capturar as fantasias das crianças para transformá-las em icônicos personagens, que perduram por gerações. Embora, a turma radical do politicamente correto tenha batido nas princesas da Disney ultimamente, fato é que não conheço uma criança que nunca tenha se encantado com os personagens do mundo Disney.
Embora todos conheçam a marca Disney, poucos sabem realmente como tudo começou. Em 1923, o jovem animador Walt Disney, ao lado de seu irmão Roy e de seu amigo e desenhista Ub Iwerks, deixou Chicago, sua cidade natal, para se aventurar em Hollywood. Lá começaram a dar vida a personagens infantis icônicos, vindo a criar 5 anos depois, um de seus maiores sucessos até hoje, o Mickey Mouse, aquele ratinho simpático que dispensa apresentações e que logo depois ganhou a companhia de sua amada Minnie. A partir do sucesso de Mickey e Minnie, novos personagens foram ganhando vida na imaginação de Walt e nos lápis de Ub, como os incríveis Pato Donald, Pateta e Pluto. Mas o grande salto se deu com a Branca de Neves e os Sete Anões, quando a fantasia foi parar nas telas do cinema pela primeira vez em 1937, adaptando o conto de fadas “A Branca de Neve”, escrito pelos Irmãos Grimm, como ficaram conhecidos os escritores alemães Jacob e Wilhelm Grimm. Na época, o pioneiro Walt Disney foi taxado de louco por querer produzir o primeiro longa-metragem de animação da história do cinema, tendo que lutar muito para concretizar o seu intento, inclusive com o seu irmão e sócio Roy Disney. Mas Walt demonstrou estar certo e Branca de Neve e os Sete Anões foi a maior bilheteria da época, vindo a concorrer ao Oscar de Melhor Trilha Sonora daquele ano, enquanto Walt Disney recebeu um Oscar Honorário pela contribuição de sua inovação para o mundo do cinema. O sucesso de Walt Disney no cinema foi tamanho que até hoje ninguém conseguiu batê-lo em número de Oscars, sendo o maior vencedor de todos os tempos, com 22 estatuetas e 59 indicações ao longo de sua carreira.
Com o sucesso de Branca de Neve e a consolidação da “Família Disney”, muitas outras animações foram ganhando vida nas telonas e encantando crianças e adultos. E quando tudo parecia caminhar para um “felizes para sempre”, eis que surge o vilão do conto de fadas de Walt Disney e de seus parceiros, a Segunda Guerra Mundial, que interrompeu os anos de glória de Walt Disney e companhia, levando os Studios Disney praticamente à bancarrota no pós-guerra. Em meio a esse cenário sombrio de devastação financeira, Walt Disney precisava desesperadamente de mais um sucesso estrondoso para continuar de pé. Apenas o amor verdadeiro seria capaz de levantar os Studios Disney. E foi um dos contos de fadas mais conhecido e adaptado em todo mundo que reergueu Walt Disney. Surge, então a Cinderela! A fábula da princesa da Disney que hoje é tão criticada pelas feministas mais ferrenhas, foi a grande responsável pela salvação e preservação do legado da Disney. Com uma renda de mais de 90 vezes o seu custo, Cinderela deu uma nova dimensão às empresas Disney, tendo sido fundamental para a manutenção e ampliação da marca nas décadas seguintes.
Com o caixa bem abastecido, em 1955 Walt Disney decidiu inovar novamente criando a Disneylândia, o grande parque de diversões da Califórnia. Hoje, o sucesso da Disneylândia é um tanto ofuscado pela sua irmã mais jovem e mais bonita, a Walt Disney World Resort da Flórida. Inaugurado em outubro de 1971, quase 5 anos após a morte de Walt Disney, o segundo parque idealizado por Walt é o maior sucesso do mundo em seu setor, atraindo mais de 100 milhões de visitantes anualmente e responsável por uma grande parte das receitas da Walt Disney Company.
Walt Disney World
Onde sonhos se tornam realidade
De todo o Império Disney, nenhum lugar sintetiza melhor o mundo de Walt Disney do que o complexo de parques e hotéis que carrega exatamente o nome de Walt Disney World. Esse gigantesco complexo de mais de 110 milhões de metros quadrados está localizado na cidade de Bay Lake, a cerca de 34 quilômetros de Orlando, no ensolarado estado da Flórida. Embora muitas pessoas se hospedem em Orlando para visitar os parques, a opção mais bacana é se hospedar em alguns dos hotéis do complexo, assim é possível aproveitar ao máximo os dias no mundo Disney, evitando longos deslocamentos. Infelizmente não dá para se hospedar no maravilhoso Castelo da Cinderela, mas os hotéis temáticos do resort não decepcionam, nem em conforto e tampouco em fantasia.
Com tantas atrações é difícil visitar tudo em apenas uma viagem, mas em 1 semana por lá é possível ver e curtir muita coisa do complexo de parques temáticos. O principal ponto de partida para explorar as muitas atrações do complexo, claro, é o Magic Kingdom, o primeiro de todos os parques temáticos, concentrando dezenas de atrações. É nesse parque que fica o icônico Castelo da Cinderela, localizado no coração do parque. Nesse ano de comemorações pelo centenário da Disney, o castelo que foi renovado em 2021, em meio às comemorações dos 50 anos do parque, ganhou uma repaginação com as cores rosa, azul e dourado criando um efeito ainda mais especial na fachada que recebe as projeções dos heróis e heroínas da Disney todas as noites durante a sua tradicional queima de fogos. Aliás, o espetáculo pirotécnico está mais lindo do que nunca, com o “Happily Ever After” iluminando o céu do Magic Kingdom sobre o icônico Castelo da Cinderela, que teria sido inspirado no Castelo de Neuschwanstein, idealizado pelo Rei Ludwig II na Bavária. Embora eu ainda prefira o castelo alemão, confesso que é impossível não se encantar com o castelo do Reino Mágico quando se vê todas aquelas luzes sendo refletidas no brilho dos olhos das milhares de pessoas que todas as noites lotam a rua principal do parque. Um dos programas mais desejados pelas crianças é o jantar de gala no restaurante do castelo com a anfitriã e suas amigas princesas. Uma experiência memorável para toda a família, mas especialmente para as pequenas princesas das famílias visitantes.
O ancião dos personagens Disney também está por toda parte, seja através de figurantes, seja em estátuas, sendo a mais célebre de todas, a estátua de Mickey e Walt Disney em frente ao castelo da Cinderela, que recebeu o sugestivo nome de Partners. Também é imperdível ver o show do Mickey e a sua turma na Main Street. A Fantasyland é o local onde Mickey e Minnie Mouse se juntam aos outros personagens das muitas fantasias da Disney para encantar os “jovens de coração” como Walt Disney costumava falar. Outro programa que é um sucesso é a tradicional Parada com os personagens Disney, em meio a muita música e carros alegóricos que desfilam pelas ruas do Magic Kingdom, um programa que agrada a todos, crianças e adultos. Já o Princess Fairytale Hall é um dos lugares mais concorridos pelas crianças, todas ávidas para terem o seu momento com os personagens Disney. Cinderela, Branca de Neve, Bella, Minnie, Ariel, Merida e todas as princesas em um só lugar para um momento de pura magia. E para descarregar a energia, uma das atrações mais legais da Fantasyland é a Montanha Russa dos Sete Anões, que percorre as minas onde os anãozinhos da Branca de Neve trabalhavam, num mix de fantasia e adrenalina.
E não dá para deixar o Magic Kingdom sem participar das aventuras dos cowboys do velho oeste americano na Frontierland, reviver a história da Revolução Americana na Liberty Square, onde fica o Hall of Presidents, ou se surpreender com a futurística Tomorrowland, onde os simpáticos Buzz Lightyear e o seu amigo Woody são as grandes estrelas. E entre uma área e outra, vale preparar os tênis para caminhar muito pela tumultuada Main Street e sentir o espírito norte-americano, o local onde a fantasia é tão real que se torna impossível não se sentir parte do mundo mágico da Disney.
E para vivenciar o mundo Disney ao máximo, desde os grandes clássicos até as produções mais recentes, o melhor lugar é o Disney’s Hollywood Studios, o local onde os parques temáticos se encontram com a longa e importante história cinematográfica dos Studios Disney. Lá personagens famosos saem das telas de cinema para ganharam vida fora delas, em um parque totalmente dedicado ao mundo do entretenimento, com estúdio de cinema, teatro, televisão e música. Uma das áreas mais visitadas é a Pixar Place, dedicada às produções de animação da Pixar, onde a área inspirada nos filmes da série Toy Story é um grande sucesso de público. Já a área dedicada aos filmes Star Wars é uma das maiores e mais legais do parque, atraindo milhares de apaixonados pela saga de Luke Skywalker anualmente. Lá ficam as duas grandes atrações do parque: a Millenium Falcon: Smugglers Run, onde os visitantes embarcam na Millenium Falcon para uma missão interativa incrível; e a Star Wars: Rise of the Resistence, onde os visitantes se juntam à Resistência para combater a Primeira Ordem em uma empolgante batalha climática. Um espetáculo muito legal do parque é o “Indiana Jones: Epic Stunt Spectacular”, onde os saudosistas podem recordar as cenas mais icônicas da série de filmes de aventura dos anos ‘80 e descobrir os segredos dos dublês para as muitas cenas de ação. E para os fãs do Rock ‘n Roll, a incrível Rock’n Roller Coaster, mais conhecida como a Montanha Russa do Aerosmith, é imperdível. A atração foi fechada em fevereiro para manutenção, mas tem previsão de reabertura nos próximos meses, porém ainda sem uma data oficial divulgada.
Dentre os parques da Disney, o Animal Kingdom é aquele que reúne uma grande dose de fantasia e aventura, tendo os animais como protagonistas. Claro que nesse reino animal não poderia faltar o rei da selva, sendo magistralmente apresentado com o Festival do Rei Leão, exibido no Harambe Theater. Logo na entrada do parque, os visitantes se encantam pela variedade de espécies espalhadas pelos Oásis, como é chamada essa área do parque, mas nada como entrar na era dos dinossauros e ver aqueles gigantes dominando a DinoLand. O parque consegue como poucos transmitir conhecimento sobre a preservação ambiental e animal de forma lúdica e divertida, no melhor termo de educar brincando. Com a imensa Árvore da Vida de 44 metros de altura como símbolo do parque, a Discovery Island, localizada no coração do parque, é o ponto de convergência das áreas e ponto de referência para os visitantes. Outra área incrível é aquela dedicada à África, com a vila fictícia de Harambe trazendo diversos exemplares dos animais africanos, que podem ser vistos em seus habitats através de um safári. Deixando a África, vamos até a Ásia para escalar o Monte Everest. Ok, embarcar no carrinho da Expedition Everest para percorrer o Himalaia fictício não é comparável à aventura de escalar o Monte Everest, um dos maiores desafios de escaladores profissionais, mas dá aquele gostinho de aventura para quem sabe que o verdadeiro Everest é um objetivo impossível de ser alcançado. E com o recente lançamento de Avatar 2 nos cinemas, como resistir ao Mundo de Avatar do Animal Kingdom? Comemorando o seu 25º Aniversário, o Animal Kingdom criou uma das maiores atrações do parque, a “Pandora – The World Avatar”. No mundo de Pandora é possível viver grandes aventuras, como sobrevoar a vastidão daquelas terras sobre as costas de um banshee das montanhas ou navegar pelas profundezas do rio da floresta tropical bioluminescente de Pandora. Aventura e fantasia na dose certa para quem não dispensa uma boa diversão.
Já o Epcot é o parque mais high tech da Disney, um tributo à inovação tecnológica da humanidade. Com a enorme esfera geodésica como símbolo, esse parque é o local onde diversas atrações futuristas entram no imaginário de adultos e crianças na área chamada Future World. Dentre as muitas atrações, a “Mission: Space” é uma de grande sucesso. Feita em parceria com a Nasa, o simulador leva os “astronautas” do parque para uma missão até Marte, vivendo uma aventura espacial que pode ser pouco ou muito radical. Claro que nos dias em que Jeff Bezos e Elon Musk levam seus convidados para uma viagem especial de verdade, o simulador do Epcot pode parecer coisa do passado, mas para quem não tem as centenas de milhares de dólares para embarcar para o espaço com os bilionários americanos, o simulador já nos dá uma ótima amostra do que seja uma viagem espacial. Já a área World Showcase, é a que melhor traduz o parque imaginado por Walt Disney, com um mundo em paz, onde as nações vivem de forma harmoniosa e se beneficiam do progresso tecnológico. Em suma, um verdadeiro conto de fadas geopolítico. Alguns países são representados no parque através de pavilhões próprios, onde a cultura de cada país é ressaltada para os visitantes. Entre uma e outra área do parque fica uma grande lagoa na qual são feitos espetáculos incríveis de som e luzes todas as noites.
Em meio às comemorações do centenário da Disney, o Epcot lançou há um ano uma das maiores atrações dos últimos tempos, a “Guardiões da Galáxia: Retrocesso Cósmico”. Os aficionados pelos heróis da Marvel poderão embarcar em uma aventura intergaláctica pelo espaço com os Guardiões da Galáxia ao som de muito rock ‘n roll. A imensa montanha-russa coberta é a primeira da Disney a ser reversa, fazendo giros de 360 graus. Os visitantes passam a conhecer a fantástica Galáxia de Xandar, embarcando numa aventura para ajudar Rocket, Groot, Gamora e Star-Lord em uma missão intergaláctica incrível. Outra novidade do parque é o show de fogos de artifício e de efeitos especiais “EPCOT Forever”, realizados todas as noites na lagoa do Word Showcase, pouco antes do fechamento do parque. Através desse espetáculo pirotécnico de tirar o fôlego, os seus idealizadores convidam os participantes a celebrar o passado, o presente e o futuro do Epcot. O encerramento de um dia de muitas aventuras no parque não poderia ser encerrado de melhor forma, senão essa de nos permitir ser levados pela imaginação no fantástico mundo do Epcot.
E tem praia também
Quando pensamos em férias, os nossos cérebros logo fazem uma associação com uma praia linda, com a imensidão do mar e uma boa bebida gelada. Pois assim também é no mundo de Walt Disney, afinal, férias tem que ter praia. Então, para quem não dispensa uma boa praia a Melt Away Bay no Blizzard Beach é o local ideal para curtir aquelas horas de sossego deitada na areia ou no “mar” com ondas artificiais e água morninha. E quando a dupla “sombra e água fresca” começar a entediar, as atrações mais radicais do parque estarão esperando na Mount Gushmore, como o Summit Plummet, um dos maiores e mais rápidos tobogãs do mundo, com mais de 36 metros de altura e uma velocidade de 97 km/h. Atualmente, o parque está fechado para manutenção, mas espera-se que reabra ainda no verão americano desse ano, porém ainda não foi divulgada uma data oficial de reabertura.
Mesmo com o fechamento temporário do Blizzard, os peixinhos de plantão podem contar com o Typhoon Lagoon, o outro parque aquático do complexo Disney. Inspirado nas paradisíacas praias do Havaí, o Typhoon não conta com atrações tão radicais como o Blizzard, mas lá é possível surfar ondas de quase 2 metros de altura em uma das maiores piscinas de ondas do mundo. Com o Miss Tilly, o barco empalado no Monte Mayday, como ponto central do parque, os visitantes se divertem no Crush ‘n’ Gusher, uma espécie de montanha-russa aquática, onde se desce em uma boia por um toboágua cheio de curvas fechadas até a Hideaway Bay, para aproveitar a calmaria da piscina após toda a adrenalina da descida.
Com tantos parques e atrações diversas, o Mundo de Walt Disney continua encantando gerações por todos os cantos da terra, numa demonstração de que os personagens podem mudar, mas a magia e os sonhos continuam a permear os corações de todos os “jovens de coração”.
Versões PDF disponíveis desta edição sobre Walt Disney World
Ver. Computador
Ver. Smartphone e Tablet
Conteúdos Relacionados: Artigos
Sextou com SuoViaggio: Musical A Pequena Sereia
Zélia Rodrigues - PublisherSextou! Julho 2022
Sextou com SuoViaggio: Disney in Concert
Zélia Rodrigues - PublisherSextou! Março 2022
Disney World 50°
Zélia Rodrigues - PublisherPelo Mundo Fevereiro 2022