Milão Moda e História – SuoViaggio Edição n. 26
Zélia Rodrigues - PublisherRevistas Publicadas Europa, Itália, Revistas 2019
Milão Moda e História
Para celebrar esse novo ano de SuoViaggio, trazemos nessa edição uma deliciosa matéria sobre Milão, a cosmopolita cidade do norte da Itália, conhecida por ser a capital mundial da moda e do design.
Entre uma palavra e outra desse texto, acompanho os desfiles da Semana da Moda de Milão, um dos eventos do setor mais aguardados do mundo. Mesmo não sendo uma profissional do setor e tampouco uma fashion maniac, não resisto a ver o que marcas como Prada, Salvatore Ferragamo, Fendi, Giorgio Armani, Dolce & Gabbana e outros estão lançando para as mulheres.
Milão
Moda e História na cosmopolita cidade italianaEntre uma palavra e outra desse texto, acompanho os desfiles da Semana da Moda de Milão, um dos eventos do setor mais aguardados do mundo. Mesmo não sendo uma profissional do setor e tampouco uma fashion maniac, não resisto a ver o que marcas como Prada, Salvatore Ferragamo, Fendi, Giorgio Armani, Dolce & Gabbana e outros estão lançando para as mulheres. Afinal, o que se vê nas passarelas da capital da moda italiana acaba se tornando tendência em todo o mundo logo em seguida! Aliás, a moda está tão ligada à cidade que é impossível falar de moda sem falar de Milão, assim como falar de Milão sem falar de moda.
Olhando as modelos tão elegantes naqueles vestidos de cortes perfeitos, embora alguns impossíveis de serem usados por simples mortais, me lembro do choque que sofri ao visitar a cidade pela primeira vez, onze anos atrás. Era uma tarde nublada de domingo quando fui passear pela Piazza del Duomo. Chego lá vestida com calça jeans, camiseta básica, jaquetinha esportiva amarrada na cintura e tênis confortáveis para as longas caminhadas, o que se pode chamar de típico uniforme de turista. Sentada no entorno da praça para descansar um pouco começo a observar as milanesas… Calças justas, botas com salto alto, elegantes trench coats e bolsas incríveis. Onde elas estavam indo tão elegantes? Muitas ao cinema e outras estavam simplesmente fazendo uma passeggiata pelo centro, assim nada demais. Onze anos depois e um guarda-roupa um pouco mais caprichado, continuo a visitar e a me encantar com as muitas belezas e facetas da capital da moda na Itália.
Não por acaso foi em Milão que uma ruazinha estreita e, cá entre nós, sem nenhum atrativo natural, se tornou uma das ruas mais famosas de todo o mundo. A famosa Via Montenapoleone, com as melhores boutiques de luxo do mundo, ganhou vida própria ao longo dos anos ao ponto de se alargar pelo seu entorno, que passou a ser conhecido como o Quadrilatero della Moda. Fazer compras nas lojas de luxo da Via Montenapoleone não é para qualquer bolso, mas mesmo que a sua conta bancária não lhe permita gastar alguns milhares de euros em compras, dá para sentir a atmosfera do lugar fazendo uma caminhada por lá, um dos programas gratuitos da cidade! E tampouco se envergonhe em tirar uma foto com o letreiro da Prada ao fundo, pois sempre tem mais pessoas tirando fotos do lado de fora da loja do que comprando do lado de dentro. E para depois das compras ou simplesmente do passeio pela rua da moda, para quase qualquer bolso, dá para tomar um aperitivo no Bar Armani ou no Bar Bulgari ali pertinho.
A vocação fashion de Milão pode ser apreciada ainda na Fundação Prada, cuja sede atual foi inaugurada em maio de 2015, com o conceito de que a arte pode ser exposta e compartilhada com o público. O complexo arquitetônico da fundação, com suas formas simples e cimento aparente, aproveitou os prédios de uma velha destilaria do início do século XX e acrescentou a eles três novos edifícios construídos para compor o complexo. A fundação é um dos principais atores da cena cultural de Milão, mantendo sempre diversas exposições temporárias em cartaz, além de suas instalações permanentes, como a fantástica Igreja Vermelha. Para depois da imersão cultural, vale a pena parar para curtir o Bar Luce, que recria a atmosfera de um velho café da Milão dos anos 1950 e 1960, ou o Restaurante Torre, que proporciona uma bela vista do skyline da cidade.
Outro ponto turístico de Milão onde a moda conversa com a arquitetura histórica é a Galleria Vittorio Emanuele II, ao lado do Duomo. O prédio, construído no final do século XIX em estilo neorrenascentista, liga a Piazza del Duomo à Piazza della Scala, no coração histórico da cidade. Desde a sua inauguração essa galeria ocupa papel de destaque na cidade para o público de alto poder aquisitivo, já que o seu interior sempre foi ocupado por lojas das melhores grifes italianas e internacionais, além de bares e restaurantes de prestígio. Se para fazer compras ou mesmo tomar um cafezinho no interior da galeria é preciso desembolsar uma boa grana, para apreciar a estupenda cobertura feita em ferro e vidro do prédio não se paga nada, basta tomar cuidado para não sair esbarrando em meio a tantas pessoas por ficar embasbacada olhando para cima como eu fiz na primeira vez em que estive lá.
Se de um lado da Galleria está o monumental Duomo, do outro fica o Teatro alla Scala, uma das melhores e mais importantes casas de ópera do mundo. Construído no final do século XVIII, o Alla Scala consagrou monstros sagrados da música lírica, como Verdi e Maria Callas. A alta qualidade da acústica do teatro serve como referência para teatros de ópera em todo o mundo. Em noites de estreia o entorno do teatro ferve, com mulheres e homens elegantíssimos em traje de gala e câmeras da televisão italiana que costuma cobrir as estreias com todo o seu glamour. Para quem não puder assistir a um espetáculo – ou não gostar de ópera e balé –, vale a pena visitar o interior do teatro durante o dia, onde é possível ver o palco, os bastidores e a estupenda escadaria principal, além de conhecer um pouco mais sobre os mais de dois séculos de história desse importante monumento de Milão, que une à perfeição as duas principais facetas da cidade.
Entrando na parte mais histórica de Milão, mesmo após muitos anos e incontáveis visitas à cidade, continuo achando que o melhor ponto de partida é o seu maior e mais bonito cartão-postal, o Duomo. A catedral começou a ser construída em 1386, mas só foi concluída em 1932. Durante seis séculos de construção e sob o comando de diversos arquitetos, a catedral acabou contemplando diferentes estilos arquitetônicos, mas sempre prevalecendo o gótico. A sua fachada é um espetáculo por si só, com suas várias torres pontudas com estátuas no alto, ponto marcante da arquitetura gótica. A imponente fachada somente foi concluída no início de 1800, para a coroação de Napoleão Bonaparte como Rei da Itália. A decoração da fachada, feita em mármore branco e com cenas bíblicas em alto relevo, também é impressionante, ao ponto de manter os mais apaixonados por arte e arquitetura paralisados de frente para a catedral durante horas. Mas se o exterior do Duomo é um espetáculo e tanto, o seu interior não fica para trás. Dividido em cinco naves, o Duomo guarda os sarcófagos de importantes arcebispos da cidade, além de magníficas obras de arte. E, finalmente, para quem não tem problema com altura, vale muito a pena subir no terraço, de onde se pode ver as estátuas do alto das torres bem de pertinho, além da vista deslumbrante da cidade que se tem de lá.
De volta à Piazza del Duomo, é hora de entrar na Via Orefici e seguir em linha reta até a outra grande herança histórica da cidade, o Castello Sforzesco. As construções históricas das cidades italianas realçavam a contraposição entre o poder imperial e o poder papal, sendo a principal igreja sempre construída de frente para a sede do governo e vice-versa. Não é diferente em Milão, onde de frente ao imponente Duomo, símbolo máximo do poder da Igreja Católica na cidade, fica o antigo castelo da Família Sforza, governante da cidade no século XV. No local da atual construção, ficava o Castello di Porta Giovia, uma fortificação medieval construída pela Família Visconti, que dominou a cidade entre os séculos XIII e XV, quando foi extinta por falta de herdeiros legítimos do então Duque Filippo Maria. Com o fim da dinastia Viscontea, o poder de Milão foi para as mãos dos nobres da época, até que Francesco Sforza, marido de Bianca Maria Visconti, destruísse a então chamada República Ambrosiana para tomar o poder de Milão e se tornar o Duque da cidade. O atual castelo foi construído no século XV a mando de Francesco Sforza, tendo sido largamente utilizado como fortaleza militar durante as ocupações dos espanhóis, austríacos e franceses nos séculos seguintes, até que foi restaurado no início do século XX, após a reunificação da Itália, de acordo com o projeto dos Sforza. Foi durante essa restauração que foi reconstruída a belíssima Torre Filarete, que domina a entrada principal do castelo. Estão representados na torre os seis duques de Milão da dinastia Sforzesca, além de uma homenagem a Umberto I, rei da Itália assassinado poucos anos antes da inauguração da torre, e Santo Ambrósio, o padroeiro da cidade. Atualmente, os prédios do interior da fortificação são ocupados por museus e instituições culturais, dentre as quais está a Biblioteca Trivulziana, que guarda o Código Trivulziano de Leonardo da Vinci. Já o seu exterior tem ingresso livre e conta com um amplo e agradável jardim, o qual hospeda muitos eventos durante o verão.
Do lado oposto à Galleria Vittorio Emanuele II, nos deparamos com outro importante monumento histórico da cidade que, muitas vezes, passa desapercebido pelos visitantes mais distraídos, o Palazzo Reale. Construído entre os séculos XIII e XIX, o palácio foi remodelado do estilo gótico medieval ao atual estilo neoclássico e, ao longo de sua história, serviu como sede do governo da cidade, sede do Reino Lombardo-Veneto e residência real dos Savoia até 1919. Atualmente, o prédio é dedicado à vida cultural da cidade, sediando exposições temporárias, além de abrigar o importante acervo do museu do Duomo. O seu interno suntuoso, com a escadaria principal e afrescos, ainda guarda uma bela coleção de tapeçaria.
Como uma das cidades mais cosmopolitas e fervilhantes da Europa, está sempre acontecendo alguma coisa interessante em Milão. Pode ser um concerto bacana, musicais ou inúmeras exposições de arte espalhadas em seus vários museus. O dinamismo da cidade nos permite visitar as heranças de séculos de história da cidade, passar pelo mundo da moda e design e, ainda, se esbaldar em seus incríveis bares e restaurantes. Onze anos e incontáveis visitas depois, ainda encontro novidades nessa cidade em constante movimento.
Versão PDF disponível desta edição sobre Milão Moda e História
Ver. Smartphone e Tablet
Conteúdos Relacionados
Atrações
Brescia Cidade
Conhecida como a “Leonessa d’Italia” por ter combatido com grande bravura o exército austríaco em uma árdua batalha, #Brescia conta com importantes monumentos históricos como o Castelo medieval da cidade e o Capitólio Romano, que remonta ao ano 73 d.C. e faz parte dos monumentos romanos declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
#Lombardia #Itália
Milão Cidade
Milão é uma cidade intensa, além da estupenda catedral gótica, a cidade oferece uma grande variedade de museus e igrejas, além do belo Castelo Sforzesco. Não se pode falar de Milão sem passar pela sua influência no mundo da moda. Sede de parte das principais grifes italianas e, por sua vez, mundiais…
Milão Teatro alla Scala
O Teatro alla Scala é uma das casas de ópera mais famosas e importantes do mundo. Esse teatro foi construído no final do século XVIII no local de uma antiga igreja. O Alla Scala é reconhecido pela sua acústica perfeita e por ter consagrado gênios da música lírica, como Verdi e Maria Callas…
Milão Quadrilatero della Moda
O Quadrilatero della Moda de Milão abrange o entorno da Via Montenapoleone, com a Via Manzoni, a Via della Spiga e o Corso Venezia. Essas quatro ruas da capital italiana da moda hospedam as lojas das maiores e mais caras grifes internacionais…
Milão Pinacoteca di Brera
A Pinacoteca di Brera está instalada no interior de um antigo palácio de jesuítas, sendo um dos museus mais importantes de Milão. O seu rico acervo artístico contempla algumas das mais importantes obras de arte do mundo, de artistas com o peso de Bellini, Raffaello Sanzio, Caravaggio, Tintoretto e Modigliani…
Milão Palazzo Reale
O Palazzo Reale está localizado na Piazza del Duomo, sendo um outro importante monumento histórico de Milão. Construído entre os séculos XIII e XIX, o palácio foi remodelado do estilo gótico medieval para o estilo…
Milão Museo del Cenacolo Vinciano
O Museo del Cenacolo Vinciano de Milão guarda uma das mais importantes obras de Leonardo da Vinci, a Última Ceia, pintada em uma grande parede entre os anos de 1495 e 1498. Além da perfeição em termos de luz…
Milão Galleria Vittorio Emanuele II
A Galleria Vittorio Emanuele II de Milão é um dos maiores símbolos do luxo italiano. Inaugurada no fim do século XIX com o intuito de valorizar a área do Duomo e do Palácio Real, desde o início, a galeria fora destinada a abrigar boutiques de luxo e restaurantes de prestígio…
Milão Estádio San Siro
O Museu San Siro, instalado em uma área dedicada, é a primeira etapa do Stadium Tour: a sala reúne uma seleção de camisas usadas por alguns dos principais jogadores das equipes milanesas e muito mais…
Milão Bosco Verticale
Idealizado pelo Boeri Studio, o projeto contribuiu para o reflorestamento metropolitano e a diversidade urbana. O projeto combinou os conceitos de densificação urbana vertical para salvar a terra e promover uma vida sustentável…
Milão Duomo
O imponente Duomo é o maior cartão-postal de Milão, sendo a referência do centro histórico da cidade. Com capacidade para 40 mil pessoas, o Duomo é a maior catedral gótica do mundo. A catedral começou a ser erguida no século XIV…
Milão Castello Sforzesco
O castelo foi construído no século XV no local do antigo Castelo da Família Visconti, a pedido de Francesco Sforza, para ser a sede do poder do ducado de Milão. Após o fim do reinado dos Visconti, o antigo castelo foi demolido para dar…
Lago di Iseo Monte Isola
A Monte Isola é a maior ilha lacustre da #Itália e uma das maiores da #Europa, com uma área total de 4,5 km2 de extensão. Uma das maiores atrações da ilha é o Castello Martinengo, construído no século XV e localizado em um dos pontos mais altos da ilha.
#MonteIsola #LagodIseo #Lombardia
Lago di Iseo
O Lago de #Iseo está entre os mais bonitos da #Itália. Com uma área de cerca de 65 Km2 de extensão e com profundidade de 251 metros, esse lago figura entre os lagos mais profundos da #Europa.
#LagodiIseo #Lombardia
Brescia Piazza Vittoria
A Piazza Vittoria é a praça mais importante de Brescia. Localizada no centro histórico da cidade, é o principal ponto de partida para explorar a região. A sua construção ocorreu entre 1927 e 1932, no local de uma parte do centro medieval da cidade.
#PiazzaVittoria #Brescia #Lombardia #Itália
Brescia Mille Miglia e Museu
O Museu Mille Miglia foi inaugurado em 2004 na cidade de #Brescia para homenagear a corrida histórica que acontece anualmente na cidade, por iniciativa de uma associação de empreendedores de Brescia.
#MilleMiglia #Lombardia #Itália
Brescia Duomo Vecchio
O Duomo Antigo de #Brescia, também chamado de “A Redonda” por causa de sua forma, foi construído em estilo românico a partir do século XI sobre a antiga basílica da cidade.
#DuomoAntigo #Lombardia #Itália
Brescia Duomo Nuovo
O Duomo Nuovo de Brescia foi construído entre 1604 e 1825 ao lado do Duomo Vecchio. A cidade de #Brescia tem a particularidade de manter duas catedrais simultaneamente.
#DuomoNuovoBrescia #Lombardia #Itália
Brescia Castello
O Castelo de #Brescia foi construído na época medieval sobre a colina de #Cidneo, proporcionando uma das mais belas vistas da cidade. Tendo preservado diferentes influências arquitetônicas, esse castelo é um dos mais fascinantes complexos fortificados da #Itália.
#CastelodeBrescia #Lombardia
Brescia Museo Santa Giulia e Capitolium
O Museu Santa Giulia está instalado no antigo monastério beneditino de San Salvatore.
Faz parte do complexo do museu a Parque Arqueológico de Brixia o Teatro Romano, o Capitolium e a estátua em bronze da Vittoria Alata, o símbolo da cidade.
#MuseoSantaGiulia #VittoriaAlata #Brescia #Lombardia #Itália
Viagens
Itália Fé e Arte (2 semanas)
O nosso Tour Religioso é uma forma de agradecer a Deus por todas as suas bençãos, através de visitas aos lugares mais sagrados da fé cristã na Itália, a casa da Igreja Católica.
O nosso roteiro é um mix de fé, arte e cultura no país onde a fé cristã nasceu e se expandiu para todos os cantos do mundo.
Itália GT Car Speed Experience Tour
O GT Car Speed Experience reúne em uma só viagem a fantástica experiência de pilotar uma Ferrari, uma Lamborghini, uma Mercedes ou uma Porsche no tradicional Autódromo de Monza (3 voltas) além das visitas às fábricas e museus dos principais fabricantes de auto esportivos do mundo.
Itália Tour De Vinícolas Italianas
Uma experiência única para os apaixonados por vinho de alta qualidade, através de visitas às melhores vinícolas italianas, produtoras dos exclusivos e internacionalmente reconhecidos vinhos…
Itália Wine & Food Tour
O Wine & Food Tour propicia uma experiência única para os apaixonados por vinho e gastronomia de alta qualidade, através de visitas às melhores vinícolas italianas, produtoras dos exclusivos e internacionalmente reconhecidos vinhos…
Itália Clássica Tour
Um mês não bastaria para visitar todos os tesouros que a Itália guarda, mas nesse roteiro é possível visitar as principais preciosidades desse fantástico país, ideal para quem visita a Itália pela primeira vez.