Vinho na República Tcheca
Cinco experiências para os amantes do vinho na República Tcheca
Embora a cerveja tcheca seja mundialmente famosa, o vinho também tem um lugar especial na República Tcheca. Mesmo se a latitude geográfica do país não sendo a mais comum para vinhas extensas, é possível encontrar uma cultura de vinho única e adegas com mais de 500 anos de história. As áreas de cultivo de vinho estão localizadas nas área mais quentes do país, na região da Morávia.
Todos os anos, em setembro, estas regiões celebram a Festa das Vindimas, festividades históricas que marcam o início da produção de vinho da estação, após a colheita das uvas. Estas celebrações convidam os viajantes a descobrir a história e os segredos dos vinhos tchecos.
Adegas dos Templários em Čejkovice
Čejkovice, uma cidade com uma fascinante história templária, é o lar de um complexo de adegas históricas e de um hotel na antiga fortaleza. As adegas, construídas pelos Templários, têm corredores largos e o maior barril utilizado na República Tcheca, com uma capacidade de 20.250 litros. Durante uma visita guiada, é possível provar vinhos contemporâneos e explorar o extenso sistema de corredores subterrâneos.
Valtice: Patrimônio da UNESCO com sabor de vinho
Vale a pena visitar o palácio de Valtice, rodeado por um sistema único de adegas históricas. Aqui se encontra o Salão do Vinho Tcheco, onde é possível provar os 100 melhores vinhos da Morávia e da Boêmia. Além disso, a zona de Lednice e Valtice, classificada como patrimônio da UNESCO, oferece paisagens e edifícios de tirar o fôlego que vale a pena explorar.
Znojmo: um tributo ao vinho branco
Para os amantes do vinho branco, a cidade histórica de Znojmo é um destino obrigatório. Vale visitar o Monastério Loucký com suas enormes adegas e o museu de viticultura e fabricação de barris. Na área em redor de Znojmo, pode-se fazer excursões temáticas sobre o vinho, apreciar a paisagem de bicicleta e visitar destinos como as Adegas Azuis em Nový Šaldorf ou a vinha de Šobes no Parque Nacional de Podyjí. Não perca a tradicional vindima histórica em Znojmo, onde é celebrada a primeira produção de vinho da vindima.
Morávia do Sul: a região imperdível para os amantes do vinho
A Morávia do Sul é um destino essencial para os amantes do vinho. A região possui mais de 1.200 km de rotas sinalizadas, conhecidas como as Rotas do Vinho da Morávia. Estas rotas passam por paisagens intactas, mirantes de tirar o fôlego e pitorescas aldeias vinícolas. A maior parte do percurso passa por estradas tranquilas e caminhos florestais, perfeitos tanto para a prática de ciclismo de montanha como de estrada. Antes de partir, certifique-se de que tem um mapa com informações detalhadas sobre o percurso, incluindo a extensão, o terreno, o grau de dificuldade e os detalhes das adegas ao longo do caminho.
Mikulov: Tesouro do Sul
A cidade de Mikulov é outro importante centro de viticultura. No palácio barroco está a maior exposição nacional de vinhos e um original barril gigante. Mikulov ganha vida durante o segundo fim de semana de setembro com a vindima de Pálava, uma festa popular que não se deve perder.
O Portal SuoViaggio também oferece espaços de publicação para terceiros. Este artigo foi publicado por ou em nome de um terceiro independente, por este motivo a equipe editorial não se responsabiliza pelo conteúdo. Caso o leitor detecte conteúdo que viole as regras de publicação ou acredite que o conteúdo é impróprio, ele é convidado a nos denunciar em: [email protected]. Faremos uma avaliação criteriosa e, caso tenham ocorrido violações, a postagem será removida, reservando-se o direito de também suspender seu autor.