Buenos Aires a capital – SuoViaggio Edição n. 16
Zélia Rodrigues - PublisherRevistas Publicadas Américas, Argentina, Revistas 2018
Buenos Aires a capital
Nesta segunda edição de 2018 fomos visitar Buenos Aires, uma das capitais mais vibrantes da América do Sul.
Embora uma passadinha por Buenos Aires seja sempre uma boa ocasião para umas comprinhas, decidimos dar um enfoque diferente nessa matéria, privilegiando a farta oferta cultural da cidade, da ópera ao tradicional tango. Da arte de rua à biblioteca mais bonita do país.
Aproveite a interatividade da nossa revista para viajar com a gente pelas belezas de Buenos Aires! Basta clicar nas imagens com links para navegar diretamente por outras páginas. Tudo de forma simples e prática.
Espero que você goste das novidades e nos ajude em nosso trabalho de melhoria contínua, portanto, se você encontrar alguma dificuldade ou tiver algum comentário e/ou sugestão para fazer, por favor, me diga!
Buenos Aires
Uma cidade além dos MallsO câmbio favorável dos últimos anos, aliado a ótimas opções de lojas e marcas, fez de Buenos Aires um dos principais pólos de compras dos brasileiros. Atire a primeira pedra quem foi passar uns dias na cidade dos hermanos sem trazer uma mala mais gordinha na volta! Mas Buenos Aires tem muito mais a oferecer aos seus visitantes.
Cresci ouvindo dizer que Buenos Aires era a cidade mais europeia da América do Sul, com uma vida cultural de causar inveja às vizinhas. Certo é que os anos passaram, outras cidades da região ganharam espaço na agenda artística e cultural internacional e Buenos Aires não é mais a mesma, mas ainda assim, é uma cidade que fervilha e mantém seu grande valor cultural. E é essa a cidade que decidi explorar! Logo de cara, fui visitar o Teatro Colón, no centro da cidade. Construído entre os séculos XIX e XX, com o que tinha de melhor em termos arquitetônicos na época, o teatro foi inaugurado em 1908 como uma das principais casas de ópera do mundo. A sua acústica maravilhosa já foi objeto de elogio de grandes nomes da música erudita que ali se apresentaram ao longo dos anos, como o exigente tenor italiano Luciano Pavarotti. Com influência das arquiteturas italiana e francesa, o Teatro Colón abriu as suas portas com a interpretação de Aída, a famosa ópera de Giuseppe Verdi. Para apreciar com calma a bela arquitetura do teatro e conhecer mais sobre a história desse importante monumento histórico nacional, vale a pena fazer uma visita guiada, disponível também em português. A visita passa pelas amplas oficinas, corredores, camarotes e sala principal, sendo esta em forma de ferradura com mais de 30 metros de diâmetro. Na sala principal, será possível testar a eficiente acústica do teatro, motivo de orgulho dos argentinos. Com capacidade para 2478 lugares, entre plateia e camarotes, o teatro conta também com uma extensa área que acomada até 500 pessoas em pé. É verdade que essa área é a menos prestigiada do teatro, mas foi construída com o intuito de tornar os espetáculos ali encenados acessíveis a todas as pessoas, com ingressos bem mais em conta, no melhor conceito de democratização da cultura.
Se durante o dia é possível visitar o belo Teatro Colón e seus bastidores, além de conhecer melhor a sua história, é durante as noites que o teatro brilha com todo o seu esplendor. Reserve pelo menos uma de suas noites na capital argentina para assistir a um dos prestigiados espetáculos que o teatro exibe. Com um calendário sempre recheado de grandes atrações, será praticamente impossível não encontrar nada que lhe interesse. Balé, ópera, e concertos da filarmônica enriquecem a agenda do teatro e de Buenos Aires mensalmente, basta se atentar ao calendário disponível no site do teatro (http://www.teatrocolon.org.ar/pt/calendario) e curtir a noite!
É impossível pensar em cultura argentina e não associá-la a um espetáculo de tango. A dança argentina que conquistou o mundo está por toda parte em Buenos Aires, não podendo ser diferente na cidade de Carlos Gardel, o mais famoso cantor de tango da história! Na capital do país do tango, são muitas as referências ao intérprete máximo desse gênero musical. A estátua de bronze de 2,40 metros no bairro de Abasto, onde Gardel cresceu e iniciou sua carreira artística, é uma das homenagens da cidade ao seu grande ídolo. A casa onde Gardel viveu com sua mãe foi transformada em museu, com instrumentos, discos, fotos e objetos pessoais do artista. E quando a noite cair, viva a emoção e paixão do tango assistindo um dos muitos espetáculos de tango da cidade. A maioria das casas de tango oferecem a conveniente combinação de jantar e show, pude conferir algumas e vale muito a pena! Tem opções para todos os bolsos e gostos, desde aqueles espetáculos mais turísticos até espetáculos das maiores companhias de tango do país, sempre acompanhados de ótimos cortes de carne bovina e excelentes vinhos. Independentemente da sua escolha, não deixe Buenos Aires antes de assistir pelo menos um desses espetáculos.
Um passeio diurno imperdível é pela colorida rua Caminito, a mais conhecida da capital portenha, graças em grande parte ao seu casario colorido e alegre que dá a ideia do clima caliente da região. A cerca de 400 metros dali está o famoso estádio La Bombonera, casa do time Boca Juniors e importante meta para muitos apaixonados por futebol, torcedores ou não do time argentino. A área, por décadas entregue à degradação, começou a ser restaurada na década de 1950 por um grupo de moradores, dentre os quais estava o pintor Boca Quinquela que, com seu talento e de outros artistas, ajudou a fazer de uma região abandonada e degradada um verdadeiro museu a céu aberto. Infelizmente, não é aconselhável caminhar pela área à noite, mas como a beleza do Caminito é mesmo melhor apreciada com a luz do dia, não se perde nada. Hoje, se pode pensar que o colorido do casario do Caminito tenha sido idealizado como uma expressão artística. Mas, na verdade, as casas foram pintadas de várias cores por causa da restrição econômica de seus moradores. Os “conventillos”, como eram chamadas as casas da rua, foram ocupados basicamente por imigrantes italianos que se estabeleceram na região no século XIX e, por causa da falta de dinheiro para comprar tintas, os italianos improvisaram a pintura de suas casas com as sobras de tintas da oficina do porto. Após a restauração, a rua passou a ser chamada de Caminito, em homenagem ao tango de Peñalosa e Filiberto e magistralmente interpretado por Gardel.
Outro exemplo de área degradada que foi restaurada em Buenos Aires é o bairro de Puerto Madero. O bairro que nasceu no fim do século XIX com a construção de um porto para os navios de cargas que chegavam pelo Rio de La Plata, logo perdeu a sua funcionalidade e entrou em declínio. A necessária e aguardada revitalização viera somente um século depois, quando foi colocado em prática um grande e caro projeto de reurbanização da região. Hoje, os turistas que passeiam pelo entorno do Rio de La Plata veem um bairro bonito, moderno e chique. Vários prédios residenciais e de escritórios foram construídos com arquitetura moderna, em meio a novas ruas e parques. O sucesso da região atraiu o interesse de hoteis e restaurantes de luxo, fazendo com que Puerto Madero se tornasse o bairro com o metro quadrado mais caro de Buenos Aires. A construção mais emblemática do bairro é, sem dúvida, a Puente de La Mujer, projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava e que logo se tornou um dos mais importantes cartões-postais da capital argentina. Ao lado da famosa ponte, fica o Fragata Presidente Sarmiento, a antiga embarcação que funciona atualmente como um museu. O navio foi construído em 1897 e fez 37 viagens pelo mundo até ser “aposentado”. Pela sua importância histórica, foi declarado Monumento Histórico Nacional em 1963, quando se tornou um museu. Com a visita pelo interior da embarcação, originalmente preservada, é possível visitar a sala de máquinas e os canhões, além do acervo de memórias do navio e de suas tripulações.
Um passeio cultural por Buenos Aires não poderia ser completo sem passar pela famosa Livraria El Ateneo Grand Splendid, no elegante bairro da Recoleta. O nome suntuoso faz jus ao lugar, um importante teatro do início do século XX. A reforma que transformou o antigo teatro em livraria manteve o projeto original, com a belíssima cúpula decorada com afrescos de Nazareno Orlandi e as cortinas de veludo do palco, onde agora funciona a cafeteria. O ambiente não poderia ser mais agradável para folhear os livros enquanto se toma um bom café. A livraria é uma das mais bonitas do mundo, o que a transformou em um dos principais pontos turísticas da capital argentina. Com a grande variedade de títulos, é impossível sair de lá sem ao menos um exemplar. Na verdade, para maníacos por livros como eu, o local é de alto risco! Depois da visita à livraria, vale a pena caminhar livremente pelo bairro, um dos mais bonitos e charmosos da cidade. Ali também fica a Igreja Nossa Senhora de Pilar, o Palais de Glace, o Museu das Belas Artes e o famoso cemitério que virou atração turística por causa das sepulturas com obras de arte de pessoas famosas. Termine o passeio na agradável Praça Nações Unidas, onde foi construído o Monumento da Flor, cuja obra feita em aço inoxidável tem um interessante mecanismo que abre as suas pétalas pela manhã e as fecham ao pôr do sol. Não tem forma melhor de terminar o dia do que em meio ao charme da Recoleta.
E como ninguém é de ferro, depois de curtir o lado mais cult de Buenos Aires, fui fazer umas comprinhas, entre um alfajor e outro, na bela Galerías Pacífico. Com a mente renovada após tantos e belos espetáculos e o paladar mais aguçado pela boa mesa argentina, me preparo para deixar Buenos Aires com a carteira vazia e a mala cheia.
Versão PDF disponível desta edição sobre Buenos Aires
Ver. Smartphone e Tablet
Conteúdos Relacionados
Atrações
Buenos Aires Cidade
Buenos Aires, capital da #Argentina, é uma cidade além dos Malls!
Começamos o nosso tour pela fervilhante Buenos Aires através das atrações escolhidas para você!
#BuenosAires
Buenos Aires Puerto Madero
Puerto Madero é um dos bairros mais nobres de Buenos Aires. A Puente de la Mujer do Santiago Calatrava, é um dos principais cartões-postais da cidade.
#PuentedelaMujer #PuertoMadero #BuenosAires #Argentina
Buenos Aires Estádio La Bombonera
Buenos Aires Estádio La Bombonera – O Estádio Alberto José Armando, mais conhecido como La Bombonera, é a casa do Boca Juniors que exibe seus troféus no Museo.
#LaBombonera #BuenosAires #Argentina
Buenos Aires Museo Casa Carlos Gardel
A casa onde morou o mais famoso cantor de Tango da história
No Museo Casa Carlos Gardel são exibidos instrumentos, discos, fotos e objetos pessoais do artista.
#MuseoCasaCarlosGardel #BuenosAires #Argentina
Buenos Aires Caminito a rua mais emblemática
O Caminito é a rua mais emblemática e original da cidade de Buenos Aires! Localizada no bairro La Boca próxima ao estádio La Bombonera sede do Boca Juniors.
#Caminito #BuenosAires #Argentina
Buenos Aires Teatro Colón
Buenos Aires Teatro Colón, inaugurado em 1908 como uma das casas de ópera mais importantes do mundo, é um dos maiores símbolos da cidade.
#TeatroColón #BuenosAires #Argentina
Buenos Aires a Catedral
Buenos Aires a Catedral é localizada no centro da cidade e próxima da Casa Rosada, construída em estilo neoclássico com um frontão triangular e grandes colunas.
#CatedralBuenosAires #BuenosAires #Argentina
Buenos Aires Casa Rosada sede do Governo
Buenos Aires Casa Rosada sede do Governo da Argentina, é um dos locais mais visitados e fotografados de Buenos Aires. É possível visitar o interior com guia.
#Casa Rosada #BuenosAires #Argentina
Viagens
Argentina Buenos Aires Viagem 4 Dias
Buenos Aires Viagem de 4 dias, propostas a partir de R$ 2.530,00.
Deixe-se envolver pela beleza e história desta cidade maravilhosa. Viva Buenos Aires, a capital da Argentina, uma grande cidade cosmopolita. No seu centro está a Plaza de Mayo, rodeada por imponentes edifícios do século XIX, incluindo a Casa Rosada, o famoso palácio presidencial com varandas.
Viagens personalizadas, orçamentos em 48 horas!