Gastronomia regenerativa à beira-mar
Festival carioca transforma quiosques em vitrines de práticas sustentáveis
Conteúdo Publi-Editorial
Muito além do sabor, os quiosques da orla carioca estão servindo consciência ambiental. Criado pela Orla Rio e consolidado no calendário oficial da cidade, o maior festival de gastronomia praiana do país, o Sabores da Orla, chega à sua 8ª edição com um novo tempero: a sustentabilidade.
Pela primeira vez, os pratos apresentados pelos mais de 150 quiosques participantes, serão avaliados também pelo seu impacto positivo no meio ambiente. O novo critério, sustentabilidade, que soma até um ponto na nota técnica total (10), considera práticas como o uso de ingredientes sustentáveis, o apoio a produtores locais, o aproveitamento integral dos alimentos e ações contra o desperdício.
Essa mudança de olhar orienta os quiosques a repensarem toda a cadeia produtiva: desde a escolha dos ingredientes até a destinação de resíduos, promovendo uma reestruturação pautada por responsabilidade socioambiental. Simultaneamente, o fortalecimento da economia local — com a valorização de produtores artesanais, agricultores familiares e pescadores da região — promove inclusão econômica e resiliência territorial. É um convite à vivência de uma gastronomia com mais propósito, os clientes passam a enxergar valor nas escolhas responsáveis, reforçando uma cultura de consumo mais crítica e engajada. A experiência gastronômica passa a incorporar uma dimensão educativa e transformadora, fortalecendo uma cultura de consumo mais crítica e alinhada aos princípios da economia circular e do turismo regenerativo.
“A orla carioca é muito mais do que paisagem: é cultura, é encontro, é potência. O Sabores da Orla reconhece e valoriza os operadores que transformam seus quiosques em vitrines de criatividade, excelência e propósito. E com o novo critério de sustentabilidade, damos mais um passo rumo a uma experiência ainda mais responsável e inspiradora”, afirma João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.
Ao longo dos anos, a Orla Rio tem investido em soluções ambientais que transformam a paisagem não só de forma estética, mas também ecologicamente. Desde 2019, a concessionária já participou de mais de 100 ações de limpeza de praia, que resultaram na retirada de 26,2 toneladas de resíduos recicláveis das areias. Com a colaboração dos quiosques, mais de 1,175 milhões em bitucas de cigarro foram coletadas e destinadas ao projeto Revolução das Bitucas, dando um novo destino a um dos resíduos mais poluentes do mundo.
Uma das ações mais recentes é o Coco no Ponto, projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro (SMAC), em parceria com a Orla Rio e a Comlurb, que já destinou quase quatro toneladas de resíduos de coco para reaproveitamento. Os ecopontos instalados no Leme estão abertos ao público e devem ser expandidos para outras praias até o verão.
A transição energética também entrou na rota:86 quiosques da Orla Rio já estão conectados a fazendas solares por meio do projeto Solis, consumindo energia 100% renovável e evitando a emissão de 270,6 toneladas de CO₂, o que equivale à quantidade que seria absorvida por cerca de 1.900 árvores ao longo de um ano. Na hidratação, bebedouros inteligentes distribuíram mais de 3 mil litros de água potável gratuitamente à população.
A Orla Rio também colabora com a recuperação ambiental por meio de ações de reflorestamento dos remanescentes de restingas das praias cariocas, com o plantio de 2.715 mudas e mais de 4.000 m² de áreas restauradas.
As iniciativas reforçam o compromisso da Orla Rio com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e com a construção de uma gastronomia de praia mais responsável e alinhada aos desafios do futuro.
Com esse histórico, o Sabores da Orla 2025 eleva o debate sobre responsabilidade ambiental e posiciona a gastronomia de praia como protagonista de um novo ciclo de consumo mais ético, regional e regenerativo. O festival vai até o dia 31 de julho, com votação popular e júri especializado liderado pelo chef João Diamante. Os vencedores serão revelados no dia 4 de setembro.
O público pode montar sua própria rota gastronômica no site saboresdaorla.com.br, compartilhar com amigos e descobrir qual prato mais se identifica.
IMPORTANTE Pessoas menores de 18 anos não estão autorizadas a beber bebidas alcoólicas. Se você dirigir, não beba, salve sua vida e a vida de quem viaja com você. Vocês são um grupo? Escolha quem vai dirigir e não beba, a vida é mais importante que uma bebida!
O Portal SuoViaggio também oferece espaços de publicação para terceiros. Este artigo foi publicado por ou em nome de um terceiro independente, por este motivo a equipe editorial não se responsabiliza pelo conteúdo. Caso o leitor detecte conteúdo que viole as regras de publicação ou acredite que o conteúdo é impróprio, ele é convidado a nos denunciar em: [email protected]. Faremos uma avaliação criteriosa e, caso tenham ocorrido violações, a postagem será removida, reservando-se o direito de também suspender seu autor.