Com vista para o castelo, em companhia de um clássico da literatura portuguesa e da taça de um excelente vinho, vivi a experiência fascinante de me sentir uma rainha na cidade das rainhas
A cerca de 85 quilômetros de Lisboa, fica “A Cidade das Rainhas”, um dos lugares mais fascinantes de Portugal, que por séculos vem encantando nobres e plebeus, mulheres e homens, crianças e adultos. A cidade de Óbidos carrega o cunho de “a cidade das rainhas” por ter sido o dote de diversas rainhas ao longo do tempo, desde Dona Urraca de Castela, que a recebeu de seu marido, Dom Afonso II, passando por outras rainhas, dentre as quais Santa Isabel e Dona Leonor de Avis, até a tradição terminar em 1834.
Localizada no Distrito de Leiria, no centro-oeste de Portugal, Óbidos foi tomada dos mouros pelos portugueses em 1148. A pequena vila medieval é cercada pelo Castelo de Óbidos, cuja muralha ainda está muito bem preservada e percorrê-la é um programa imperdível na cidade. No trajeto da muralha medieval se tem vistas fantásticas da pequena vila de casas brancas e telhados em terracota. Para vivenciar ao máximo a experiência na terra das antigas rainhas portuguesas, a ZAffiro Viagens organiza um tour pela região com a possibilidade de pernoitar no Castelo de Óbidos (atualmente uma pousada de luxo), proporcionado uma experiência única e inesquecível no castelo medieval das rainhas.
Outra experiência mágica é visitar Óbidos durante o período do Natal, quando a cidadezinha transporta os seus visitantes para um conto de fadas. Com a iniciativa “Vila Natal”, Óbidos tem atraído cada vez mais visitantes em busca da magia do Natal. A Feira Medieval e o Festival do Chocolate são apenas algumas da muitas atrações da cidade no período natalício. Já para os apaixonados de literatura, a cidade reserva o Festival Literário Internacional de Óbidos (FOLIO), que ocorre anualmente no mês de outubro. Porém, em qualquer época do ano, é possível se perder entre as obras clássicas e contemporâneas da literatura portuguesa através dos corredores das livrarias de cidade.
E não tem forma melhor para vivenciar todo o fascínio de Óbidos senão sentada com vista para o pátio interno do castelo, em companhia de um clássico da literatura portuguesa e da taça de um excelente vinho. Assim, voltando no tempo, me senti uma rainha na cidade das rainhas.
O Castelo de São Jorge é uma das principais heranças dos mouros. Depois de reconquistar #Lisboa, o rei Afonso Henriques transformou a cidadela em um castelo.
O Chiado é um dos bairros mais emblemáticos de Lisboa. Antigo reduto de intelectuais o bairro manteve a sua alma boêmia com muitos bares e restaurantes.
Um dos melhores programas em #Lisboa é percorrer a Cidade Baixa, uma das áreas mais agitadas da cidade muitos restaurantes e cafés é ideal para uma parada.
O Elevador de Santa Justa, construído pelo arquiteto francês Raoul Mesnier du Ponsard aprendiz de Alexandre Gustave Eiffel, é uma referência da Cidade Baixa.
A Igreja e o Mosteiro do Carmo foram construídos no século XIV, por D. Nuno Álvares Pereira e representam o maior exemplo da arquitetura gótica de #Lisboa.
O Monumento aos Descobrimentos é um dos mais bonitos monumentos de #Lisboa. Dentre as 32 figuras representadas o Infante D. Henrique e Pedro Álvares Cabral.
O Mosteiro dos Jerônimos foi construído no século XVI a pedido de D. Manuel I. No claustro inferior da ala norte encontra-se o túmulo de Fernando Pessoa.
Para quem viaja com crianças, o #Oceanário é um dos melhores programas em #Lisboa. Com centenas de diferentes espécies de aves, invertebrados, peixes e mais.
A Praça do Comércio é um dos pontos principais de #Lisboa e ocupa o espaço que foi do palácio real durante 400 anos desde quando Manuel I transferiu a residência.
A catedral foi erguida em no alto de uma colina como igreja-fortaleza durante os séculos XII e XIII, mas sofreu várias alterações ao longo dos séculos seguintes.
A segunda maior cidade de #Portugal e uma das principais áreas urbanas da Península Ibérica. Situada ao longo do estuário do Rio Douro no norte de Portugal, #Porto é um dos mais antigos centros europeus, e o seu núcleo foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO.
A Igreja de São Francisco é a mais ricamente adornada de #Porto. Seu interior do século XVIII impressiona com a ostentação de mais de 200 Kg de ouro recobrindo o altar, colunas e pilares.
Situadas no alto de uma colina, a Igreja dos Clérigos e sua torre se destacam na paisagem. A construção remonta ao século XVIII e foi realizada por Niccolò Nasoni.
A Bolsa de Valores de #Porto foi criada pelos comerciantes locais em 1842, no lugar do Mosteiro de São Francisco. Em seu interior, destaca-se o belo Salão Árabe.
A Quinta da Micieira foi a residência do rei Carlos Alberto, após abdicar o trono. Hoje, no andar térreo da mansão, funciona o Solar do Vinho do Porto.
Pelo menos uma vez na vida, um brasileiro deve visitar o Portugal, uma terra amiga com tantos atrativos para ver, tanta história. Um país que embora seja pequeno em tamanho é grande na jovialidade, na vontade de viver, de relaxar e de se divertir.
Zélia Rodrigues
Publisher da Revista Digital SuoViaggio, criadora e promotora do inovador Market Place Dedicado Ao Turismo. VER PERFIL COMPLETO
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
FuncionalSempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.