Sextou com SuoViaggio: Pinacoteca de São Paulo
Pinacoteca de São Paulo
Em meio à calmaria do Jardim da Luz, vale a pena conferir o amplo acervo da Pinacoteca, um dos mais importantes museus de arte do país
O bairro da Luz, no centro da capital paulista, é um dos mais tradicionais de São Paulo. Fundamental para a cidade em franco desenvolvimento entre o fim do século XIX e início do século XX, a região era uma das mais movimentadas da cidade, por causa da Estação Ferroviária da Luz, cujos trens ligavam a capital às demais cidades do estado.
A Pinacoteca, inaugurada em 1905, é o museu de arte mais antigo de São Paulo. O prédio que abriga a Pina está localizado no belo Jardim da Luz e foi projetado pela dupla de arquitetos Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi, em estilo neorrenascentista, sendo um dos prédios históricos mais importantes da capital paulista.
Com um acervo de cerca de onze mil obras, entre pinturas e esculturas, a Pina se tornou um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Dentre as obras do amplo acervo permanente, merece destaque a bela coleção da história da pintura brasileiras entre os séculos XIX e XX, um momento de grande importância para o desenvolvimento da arte no Brasil. Além disso, os visitantes têm uma ótima ideia das obras do Modernismo através da Coleção Nemirovsky, que reúne obras de Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Cândido Portinari, dentre outros importantes artistas da arte moderna.
Aliás, para mergulhar no Modernismo, vale a pena conferir a exposição “Modernismo. Destaques do Acervo”, atualmente em cartaz na Pinacoteca, em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna. Diversas outras exposições temporárias fazem parte do rol de atividades da Pina, sendo, portanto, um local para visitar e revisitar sempre que possível.
Além de apreciar as belas obras de arte da Pinacoteca, os visitantes ainda podem curtir o belo Jardim da Luz, um oásis verde em meio à loucura do centro da cidade de São Paulo.
Essa coluna é dedicada à cultura e lifestyle. Aproveite para escrever seus comentários ou sugestões para mim em [email protected]. Até a próxima!