Sextou com SuoViaggio: Maracanã
Série: Templos Sagrados do Futebol Brasileiro
Maracanã
Palco de alguns dos jogos mais importantes da história do futebol, o Maracanã é o maior templo sagrado do futebol brasileiro
A alteração do calendário da Copa do Mundo de 2022, promovido pela Fifa, criou uma certa bagunça nas cabeças dos fãs de futebol, pois a essa altura era já para conhecermos o novo vencedor do título mais almejado do futebol mundial. Mas, se de um lado ainda precisamos segurar a expectativa, de outro, agora que faltam três meses para o início da Copa do Mundo, finalmente podemos entrar no clima do maior evento do futebol mundial!
E SuoViaggio – com a sua alma verde e amarela – já está em clima de Copa! Estreia nesta edição de Sextou com SuoViaggio a série “Templos Sagrados do Futebol Brasileiro”, na qual falaremos dos estádios mais importantes do Brasil. E não poderíamos iniciar essa série de outra forma, senão com o estádio mais importante e famoso do Brasil, o Maracanã, localizado no Rio de Janeiro.
Inaugurado em 16 de junho de 1950, para a Copa do Mundo sediada no Brasil, o Maracanã recebeu importantes jogos da Copa de 1950, inclusive a grande final entre Brasil e Uruguai, que deixou uma lembrança amarga para os brasileiros, com a vitória do Uruguai por 2 X 1. Esse jogo entrou na história como Maracanaço e resta como uma das piores derrotas da seleção brasileira. Bom, os uruguaios podem até zuar os brasileiros por causa do Maracanaço, mas aquele foi o segundo e derradeiro título da seleção uruguaia, enquanto o Brasil, depois desse vexame se tornou a seleção mais vitoriosa da história das Copas do Mundo, vencendo em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.
Mas se o Maracanã não estreou dando muita sorte para a seleção canarinho, se redimiu alguns anos depois ao ser o palco de um dos momentos mais importantes da história do futebol brasileiro. No dia 19 de novembro de 1969, o Brasil parou para ver o milésimo gol do Pelé, em uma partida histórica em que o Santos venceu o Vasco por 2 X 1, com o Rei marcando o seu milésimo gol de pênalti em cima do goleiro Andrada. Claro que se esperava que o milésimo gol do Pelé fosse um baita golaço, mas manter o sangue frio para bater um pênalti com precisão naquele momento não é para qualquer um.
E para conhecer, relembrar e sentir as muitas memórias que o Maracanã traz com si, vale muito a pena fazer uma visita guiada ao maior templo sagrado do futebol brasileiro. A visita dura cerca de 45 minutos e percorre os bastidores do estádio, passando por um dos vestiários, pela área de aquecimento dos jogadores e pela sala de coletiva de imprensa, com o grand finale do tour no gramado que já recebeu tantos jogos importantes da história do futebol. Durante a tour, os visitantes também podem ver objetos históricos como a camisa 7 do Brasil usada por Mané Garrincha na Copa do Mundo de 1962, além da bola e da rede do milésimo gol do Pelé em 1969.
Com tanta história para contar, visitar o Maraca é uma das coisas que todos os apaixonados por futebol devem fazer pelo menos uma vez na vida!
Essa coluna é dedicada à cultura e lifestyle. Aproveite para escrever seus comentários ou sugestões para mim em [email protected]. Até a próxima!