Viagem Pelas Capitais Brasileiras: Brasília
Série: Viagem Pelas Capitais Brasileiras
Primeira Parada: Brasília
Niemeyer representa para Brasília o que Gaudì representa para Barcelona, então deixa o noticiário político de lado e descubra as maravilhas da capital federal
Esse período de pandemia da Covid-19 nos fez olhar para dentro de nosso país e, felizmente, vivemos em um país grande e repleto de atrativos. Na verdade, são tantos atrativos interessantes no Brasil que precisamos de uma vida para conhecê-los! Esperamos ansiosamente pelo fim dessa pandemia, mas também esperamos que o interesse por esse país maravilhoso não seja esquecido. Então, te convido para uma viagem pelo Brasil através das capitais dos estados e do Distrito Federal. A cada 15 dias traremos uma nova capital brasileira para ser conhecida, revisitada ou vivida. Embarque com a gente nessa viagem pelas capitais brasileiras!
Começamos essa viagem de redescoberta do Brasil pela capital do Distrito Federal e do país, Brasília. Essa cidade que está sempre presente no noticiário quotidiano, sobretudo em ano de eleição presidencial, acaba gerando resistência e até mesmo um sentimento de repulsa nos brasileiros, mas que tal esquecermos da política e olharmos para Brasília com os olhos de um estrangeiro? Foi assim que visitei Brasília pela primeira vez, ao acompanhar meu marido italiano para conhecer a capital do país. Deixando de lado as minhas críticas, descobri uma cidade interessante e bonita.
Brasília foi idealizada por Juscelino Kubitschek em seu ambicioso plano de 50 anos em 5, vindo a ser fundada em 21 de abril de 1961 e, atualmente, é a maior cidade do mundo construída no século XX. A transferência da capital do país do Rio de Janeiro para Brasília, no meio do nada como se dizia, teve o seu custo. Mas a grande contribuição que esse projeto ousado de Juscelino deixou para as gerações vindouras foi a riqueza arquitetônica de Oscar Niemeyer.
O Plano Piloto do arquiteto Lúcio Costa se tornou referência mundial e grande objeto de estudos de urbanistas em todo o mundo, enquanto as linhas criativas de Niemeyer deu o toque de beleza à funcionalidade projetada por Lúcio Costa. Graças a esse toque de beleza de Niemeyer, Brasília é declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO pelo seu conjunto arquitetônico e urbanístico, sendo a Praça dos Três Poderes o grande destaque da cidade. Outros dois monumentos exuberantes que merecem uma visita são a Ponte JK, inaugurada em 2002 no Lago Sul, e a Catedral Metropolitana de Brasília, sendo que esta última deu a Niemeyer o Prêmio Pritzker, considerado o Nobel da Arquitetura.
Sem receio de parecer exagerada, diria que Niemeyer representa para Brasília o que Gaudì representa para Barcelona.
Quando nos esquecemos do noticiário político, conseguimos enxergar uma Brasília bela e interessante, pronta para ser descoberta pelos brasileiros.
Envie as suas sugestões ou comentários para [email protected].
Quem leva
A Viajar Easy trabalha com a organização de viagens personalizadas para o Brasil e o Exterior.
Com a Viajar Easy, você pode ter certeza de que está em boas mãos. Nossa dedicação e compromisso com a satisfação do cliente nos tornam a escolha ideal para quem busca realizar viagens inesquecíveis.
País: Brasil
Cidade: São Paulo
Categoria: Standard e Premium
Telefone: +55 (11) 3042-7864
Email: [email protected]
WhatsApp: +55 (11) 91594-0847
Horários: Seg-Sex 09:30-19:00 | Sab: 09:30-13:00 | Dom e Feriados: Fechado