Sextou com SuoViaggio: The World’s 50 Best Restaurants 2021 – II

Vamos conhecer o melhor restaurante do mundo, segundo a opinião de grandes chefs, críticos gastronômicos e gourmets.

Olá, vambora sextar?

Na última terça-feira (5), diretamente de Antuérpia, foi transmitida uma das festas mais aguardadas por chefs e gourmets de todo o mundo. A festa de premiação The World´s 50 Best Restaurants 2021 contou como mestre de cerimônias ninguém menos do que o aclamado chef italiano Massimo Bottura, duas vezes campeão do prêmio com a Osteria Francescana, de Modena.

O Oscar dos restaurantes teve direito a tapete vermelho e muito glamour, realizada em um formato híbrido (presencial e transmissão online ao vivo). Em contraponto ao glamour da festa, os organizadores do prêmio ressaltaram o trabalho duro que envolve a cozinha de um bom restaurante. O dia a dia dos chefs é pesado e marcado por muito trabalho, dedicação e, sobretudo, paixão. A hospitalidade está no DNA desses chefs e suas equipes, cujo objetivo é proporcionar aos clientes uma experiência única através da gastronomia.

E já que estamos falando em hospitalidade, o grande vencedor do Prêmio Arte de Hospitalidade foi o restaurante Steirereck de Viena, na Áutria, do chef Heinz Reitbauer. Prosseguindo com as premiações individuais, temos o restaurante Ikoyi (Inglaterra), dos chefs Jeremy Chan e Iré Hassan-Odukale, como vencedores da categoria One To Watch; e o The Chairman (Hong Kong), do chef Kwok Keung Tung, venceu a categoria Highest Climber. Já o prêmio Campeões da Mudança ficou para o trio de chefs Kurt Evans (USA), Viviana Varese (Itália) e Deepanker Khosla (Tailândia), em reconhecimento ao importante trabalho social desenvolvido por esses chefs. O prêmio de Restaurante Sustentável foi para o Boragó (Chile), do chef Rodolfo Guzmán, enquanto Will Goldfarb, da Indonésia, levou o prêmio de Chef Confeiteiro. O restaurante Lido 84 (Itália) venceu na categoria de Highest New Entry, por estrear na seleta lista já ocupando a 15ª posição.

Conforme já adiantamos na coluna da semana passada, o prêmio de Melhor Chef Feminina do Mundo foi para Pía León, do restaurante Kjolle (Perú), enquanto outra grande chef, Dominique Crenn, do Atelier Crenn (EUA), venceu o prêmio de Ícone, pela grande influência que exerce no setor e na sociedade, além de servir de inspiração para tantas outras chefs do mundo. E, por fim, o prêmio da categoria Escolha do Chef foi para o espanhol Victor Arguinzoniz, do restaurante Atxondo (Espanha), pelas suas técnicas de grelha pioneiras.

Chef René Redzepi - Foto: Food & Sense
Chef René Redzepi

E agora, sem mais delongas, o Prêmio de Melhor Restaurante do Mundo em 2021 vai para… Noma! O restaurante Noma de Copenhagen, capitaneado pelo chef René Redzepi, é reconhecido por ter recriado a cozinha nórdica e já venceu esse cobiçado prêmio em outras 4 ocasiões. Oferecendo menus sazonais, o Noma busca a inovação constantemente, trazendo sempre os melhores ingredientes da terra e do mar para a criação de pratos singulares e, às vezes, para lá de inusitados.

E para orgulho dos brasileiros, temos um representante na seleta lista dos 50 Melhores. O paulistano A Casa do Porco, do chef Jefferson Rueda, ocupa a 17ª posição do ranking de 2021. Em um local descontraído e democrático no centro da cidade de São Paulo, o chef serve pratos elaborados com todas as partes do porco, sendo o Porco Sanzé (porco inteiro assado lentamente na brasa) o carro-chefe do restaurante.

Seja em São Paulo, Copenhagen ou em qualquer outra cidade do mundo, vale a pena conferir os elaborados pratos que esses chefs tão incríveis preparam para nos surpreender e nos encantar!

Essa coluna é dedicada a assuntos interessantes relacionados ao mundo das viagens e lifestyle. Aproveite para escrever seus comentários ou sugestões para mim em [email protected]. Até a próxima!

Fotos
Restaurante noma Copenhagen – Foto: City Foodsters
Chef René Redzepi – Foto: Food & Sense