Vinho & Eu: Castelli Romani
Castelli Romani
A região vulcânica localizada aos pés das Colinas Albanas produz alguns dos melhores vinhos brancos da Itália
É notório que a Itália é o maior produtor de vinhos do mundo. O que nem todos sabem é que não há uma única região italiana que não tenha a sua zona vinícola, o que caracteriza a Itália não apenas como o maior produtor, mas também como um dos produtores mais diversificados de todo o mundo. Embora regiões como a Toscana, o Piemonte e o Vêneto despontem em termos de popularidade, existem outras regiões italianas produtoras de excelentes vinhos, como a Zona de Castelli Romani.
A zona geográfica de Castelli Romani compreende uma área de 85 mil hectares, abarcando 16 munícipios localizados aos pés das Colinas Albanas, entre a Província de Roma e a Província de Latina, na parte sul da Região do Lazio. Por ser uma região vulcânica, as rochas dessas colinas combinam pequenas pedras e cinzas, gerando um substrato mineral muito rico em fosforo e potássio para os vinhedos, que ainda contam com a água dos lagos Albano e Nemi, localizados nas duas caldeiras do complexo vulcânico.
Por conta das características únicas dessa região, os vinhos produzidos na Zona Vinícola de Castelli Romani detém a Denominação de Origem Controlada (DOC), devendo respeitar os parâmetros impostos pela legislação. Essa zona vinícola tem uma produção bastante vasta, com ótimos rótulos tanto de vinhos brancos quanto de tintos. Mas os vinhos que melhor traduzem a identidade da região são aqueles produzidos a partir das cepas originárias da Itália Malvasia di Candia, Malvasia del Lazio e Trebbiano, que geram excelentes vinhos brancos.
Uma das cidades mais conhecidas pela produção de seus vinhos brancos é Frascati (DOCG), localizada no coração da Zona de Castelli Romani, onde diversas vinícolas estão instaladas. Os vinhos brancos feitos à base de Malvasia e Trebbiano têm uma coloração amarelada, com aromas frutados e uma deliciosa sensação de frescor, característica típica da trebbiano. Uma experiência memorável é visitar as vinícolas da região para ver tanto os vinhedos aos pés das colinas quanto o método de produção dos vinhos. Algumas vinícolas ainda contam com métodos tradicionais, com grutas escavadas no tufo, a rocha vulcânica da região, complementando a experiência com essa particularidade do terroir e paisagens deslumbrantes.
Embora os vinhos brancos produzidos com cepas autóctones (nativas) sejam as grandes estrelas da região de Castelli Romani, muitas vinícolas optaram por também produzirem vinhos tintos, rosés e espumantes quando verificaram que outras cepas também deram ótimos resultados no terroir local. Assim, tintos produzidos à base de Barbera, Montepulciano, Merlot, Syrah e Cabernet Sauvignon também começaram a ter papel de destaque nas vinícolas do Lazio.
Além da ótima qualidade dos vinhos da região de Castelli Romani, quem tem a oportunidade de visitar algumas de suas vinícolas, ainda pode se deliciar com as paisagens magníficas do lugar que une vinhedos, colinas vulcânicas, lagos, villas nobres, castelos e burgos medievais. Com o intuito de proporcionar uma experiência singular aos amantes de vinhos, a operadora ítalo-brasileira ZAffiro Viagens elaborou o Wine Tour Italia, um roteiro exclusivo elaborado por especialistas através do qual é possível conhecer as principais regiões vinícolas da Itália, fazer degustações nas vinícolas mais tradicionais e notórias, além de visitar pequenas cidades maravilhosas que somente quem é especialista no território é capaz de organizar. O Wine Tour Italia pode ser feito tanto de forma independente, com um roteiro elaborado sob medida pelos especialistas da ZAffiro Viagens, quanto em um pequeno grupo, para promover a troca de ideias entre pessoas com interesse comum. Já está disponível a reserva para o small group de outubro de 2024, que será acompanhado por uma especialista no assunto e no território. Vale a pena conferir.
Se você tiver dúvidas, comentários ou sugestões sobre o universo dos vinhos, escreva para mim em [email protected].