Sextou com SuoViaggio: Simplesmente Jane Austen

O ano de 2022 se inicia muito bem com a companhia do primeiro romance publicado de uma das maiores escritoras inglesas de todos os tempos

Olá, vambora sextar?

É com grande entusiasmo que escrevo essa primeira coluna de “Sextou com SuoViaggio” de 2022. É bem verdade que o ano não começou lá de forma muito fácil. Uma chuva necessária, mas que chegou com muita intensidade, tem deixado seu rastro de desastres pelo caminho, além de novas restrições para os eventos culturais, a fim de conter a onda de contágio da ômicron. Esses acontecimentos, entre outras coisas, parecem querer levar embora o otimismo que tomou conta da mente e coração das pessoas durante a passagem de ano, mas também não precisa ser assim.

Sair de casa é bom demais. Conhecer novos lugares, bares e restaurantes. Assistir a bons espetáculos no teatro e curtir um show de artistas do coração é sinônimo de alegria. Mas, embora sair de casa seja tudo de bom, ficar em casa também pode significar viver um momento especial. A leitura, por exemplo, pode nos proporcionar momentos incríveis.

Eu decidi começar o ano relendo “Razão e Sentimento” da escritora inglesa Jane Austen. Se você não leu o livro é possível que tenha assistido ao filme com o galã (?) Hugh Grant. Jane Austen é a minha autora preferida e faz tempo que pretendo me aprofundar em sua obra e biografia, então elegi 2022 o ano para pôr em prática esse antigo desejo. “Razão e Sentimento” ou “Razão e Sensibilidade”, dependendo da tradução, é o primeiro livro publicado de Austen, por isso, foi escolhido para ser o meu ponto de partida de retomada da obra da autora. E eu já me sinto transportada para o condado de Sussex e arredores do início do século XIX e sigo me encantando com a saga de mulheres aparentemente frágeis, mas que demonstram ter uma força incrível para lutar contra as convenções da época em busca do amor verdadeiro. Um(a) leitor(a) mais atento(a) vai se dar conta de que Jane Austen não era apenas uma escritora perspicaz, mas sobretudo, uma mulher de fibra que soube tomar as rédeas de sua própria vida em um momento em que as mulheres pouco ou nada contavam na vida social. Jane Austen levanta questões de empoderamento feminino muito antes do termo se transformar em palavras da moda, muitas vezes perdidas ao vento. Austen foi uma mulher à frente do seu tempo e as suas heroínas trazem esse empoderamento presente em pequenas e sutis ações do cotidiano.

Começo 2022 ao lado de Elinor e Marianne, pronta para compartilhar suas venturas e desventuras. Mas um ano que se inicia em companhia de Jane Austen não pode dar ruim!

Essa coluna é dedicada a assuntos interessantes relacionados ao mundo das viagens e lifestyle. Aproveite para escrever seus comentários ou sugestões para mim em [email protected]. Até a próxima!

Foto: SuoViaggio e Capa Livro©