Sextou com SuoViaggio: Beira-Rio

Série: Templos Sagrados do Futebol Brasileiro

Beira-Rio

O estádio fundado em 1969 foi palco de importantes conquistas do time colorado e um dos protagonistas da Copa do Mundo de 2014

Faltando menos de um mês para início da Copa do Mundo Fifa de 2022 no Qatar, também nos aproximamos da reta final da nossa série sobre os Templos Sagrados do Futebol Brasileiro. E não poderíamos deixar o Gigante da Beira-Rio de fora! Afinal, o Estádio José Pinheiro Borda, mais conhecido como Estádio Beira-Rio, foi um dos protagonistas da Copa do Mundo de 2014, além de ter sediado tantas outras partidas importantes ao longo de seus mais de 50 anos de existência.

O Beira-Rio foi fundado em 1969, às margens do Lago Guaíba (Porto Alegre), daí a origem de seu apelido. Com capacidade para mais de 50 mil espectadores, o Beira-Rio figura entre os maiores estádios brasileiros e, após a ampla reforma para sediar alguns jogos da Copa do Mundo de 2014, também está entre os mais modernos e bonitos. Claro que se você for gremista provavelmente não vai sentir muita simpatia pelo Gigante, mas fica difícil não reconhecer a grandiosidade desse estádio.

Para a reinauguração do estádio em abril de 2014, foi organizada uma baita festa, conduzida pelos ídolos da torcida colorada D’Alessandro, Figueroa e Fernandão e finalizada com um belo espetáculo pirotécnico que iluminou os céus de Porto Alegre. O espetáculo contou a história do estádio desde a sua inauguração, assim como a história do Internacional, com depoimentos e participações de grandes craques do clube, como Falcão, que encenou seu memorável gol contra o Atlético Mineiro na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976. Outro momento emocionante da festa foi reservado às lembranças do título do Mundial de Clubes de 2006, quando o Inter bateu o Barcelona com um gol de Gabiru, para a exaltação dos torcedores colorados que lotavam as arquibancadas nesse dia.

Ao longo do tempo, o Beira-Rio sediou jogos decisivos de campeonatos nacionais e internacionais, como a final da Copa Libertadores da América de 2006, quando o Internacional conquistou o seu primeiro título de Libertadores em cima do São Paulo. Esse e outros momentos memoráveis da história do clube também podem ser relembrados no Museu Sport Club Internacional – Ruy Tedesco, que faz parte do complexo do Beira-Rio e está aberto à visitação pública.

Embora o Beira-Rio não tenha sediado muitos momentos marcantes da Seleção Brasileira ao longo das décadas, é impossível não admirar a casa do Sport Club Internacional, cujo gigantismo o coloca como um dos Templos Sagrados do Futebol Brasileiro.

 

Essa coluna é dedicada à cultura e lifestyle. Aproveite para escrever seus comentários ou sugestões para mim em [email protected]. Até a próxima!

Foto: divulgação