Sextou com SuoViaggio: Sextou 1-2-3!

Sextou 1-2-3

Do K-Pop a Rund 6, o fenômeno da cultura sul-coreana

Olá, vambora sextar?

Até pouco tempo atrás, eu conhecia uma Coréia do Sul voltada para o estudo, o trabalho e o desenvolvimento tecnológico. Admiro o modelo estudantil que fez o país sair da periferia do mundo para se tornar um tigre asiático e figurar entre os países com maior PIB da Ásia. Por anos mantive a mente voltada para um país onde se estuda e trabalha muito, até que uma das minhas sobrinhas adolescentes me apresentou o K-Pop. Hã??? Que diabos é isso?, pensei.

Muitas aulas sobre K-Pop depois, confesso ainda ser uma ignorante no assunto, mas já não ignoro mais o fenômeno da música sul-coreana. Também passei a conhecer algumas músicas da boy band BTS, cujo histeria provocada em suas fãs já foi comparada ao fenômeno Beatles nos anos 1960. Minha sobrinha é muita fã do BTS, mas felizmente ainda mantém uma certa serenidade e não se comporta como uma Army (denominação das fãs do BTS) enlouquecida. Ok, ela me fez assistir ao Grammy 2021 apenas para ver os poucos minutos da apresentação do BTS, com direito a muitos comentários incompreensíveis para essa velha tia, mas tá valendo.

Na onda do sucesso do BTS e cia, o Centro Cultural de São Paulo está oferecendo gratuitamente workshops com professores de dança para interessados em aprender os passos sincronizados e bonitinhos do k-pop. Entre os dias 17/10 e 07/11, sempre aos domingos à tarde, os interessados podem participar das aulas no K-POP SUNDAY, com alguns dos líderes das covers bands de k-pop. Com aulas de diferentes professores, será possível aprender novas coreografias e arrasar nas pistas. Para quem é fã do gênero musical que nasceu na Coréia do Sul e conquistou o mundo, o evento em São Paulo é imperdível!

Já para quem não é assim tão fã de dança, ainda pode se render ao fenômeno da cultura sul-coreana no conforto do sofá. A série Round 6 da Netflix, dirigida pelo ex-endividado Hwang Dong-hyuk, é o maior sucesso mundial do canal de streaming de todos os tempos. Apenas nas quatro primeiras semanas de exibição, a série onde endividados participam de jogos infantis mortais, prendeu a atenção de 142 milhões de pessoas ao redor do mundo, o maior recorde de audiência da Netflix de todos os tempos! Depois de tanto sucesso na música e no audiovisual, o que mais podemos esperar da Coréia do Sul?

Seja através da música e dança, seja através de séries televisivas, a Coréia do Sul é um fenômeno cultural atualmente. De uma forma ou de outra. Ou ainda de ambas as formas. Sextou 1-2-3!

Essa coluna é dedicada a assuntos interessantes relacionados ao mundo das viagens e lifestyle. Aproveite para escrever seus comentários ou sugestões para mim em [email protected]. Até a próxima!

Foto
Free License

Video
BTS (방탄소년단) ‘Permission to Dance’ Official MV