O Ano da Fórmula 1

O Ano da Fórmula 1

Série: O Mundo da Fórmula 1

Com a admirável performance da Red Bull ao longo de todo o ano, o que lhe garantiu o campeonato de pilotos e equipe, as emoções da F1 chegaram ao fim com uma mega comemoração em Abu Dhabi

Por Giovanna

Chegou ao fim a temporada de 2023 de Fórmula 1 com mais uma vitória de Max Verstappen, algo que se tornou muito comum ao longo do ano. A equipe austríaca Red Bull dominou o campeonato ganhando quase todas as corridas e conquistando o primeiro lugar no campeonato de pilotos e de equipes. Com o melhor carro do grid, as equipes ficam se perguntando como foi o desenvolvimento da Red Bull, visto que o carro parece quase perfeito em todas as pistas e tem uma performance admirável. Sergio Perez, entretanto, tem deixado a desejar em comparação a seu companheiro de equipe, Verstappen, já que o piloto passou por altos e baixos e não teve uma performance consistente ao longo das disputas, apesar de ganhar algumas corridas.

Mesmo com a supremacia da equipe austríaca, o campeonato garantiu diversas brigas e emoções para todos os espectadores. Começando pela troca de pilotos na Alpha Tauri, o que garantiu a volta de Daniel Ricciardo, um dos queridinhos do grid, mas também levou ao desligamento de Nick De Vries. Além disso, muitas equipes tiveram surpresas positivas, como a McLaren, que depois de algumas atualizações no carro, teve performances muito boas e contou com diversos pódios, inclusive com a vitória do rookie, Oscar Piastri, na sprint do Qatar. Como mais uma das surpresas positivas, tivemos a Aston Martin, que apesar de ter sido ultrapassada pela McLaren no campeonato de equipes, começou o ano muito bem, já que o bicampeão mundial, Fernando Alonso, garantiu muitos pódios para a equipe.

Diferentemente das equipes citadas anteriormente, 2023 não foi um ano muito bom para a Ferrari, que apesar de contar com Carlos Sainz, o único piloto que ganhou uma corrida sem ser da Red Bull, não conseguiu estabelecer um bom ritmo ao longo do campeonato e contou com diversos problemas no carro. Além disso, os pilotos revelaram que não sabiam o que esperar a cada corrida, visto que o carro mudava de desempenho constantemente. Entretanto, mesmo com os desafios no meio do caminho, a scuderia italiana disputou o segundo lugar no campeonato de construtores contra a Mercedes no último final de semana. A briga entre as duas equipes clássicas garantiu muita emoção ao longo de toda a corrida, uma vez que apenas 4 pontos separavam as duas. No final, apesar de também ter tido muitas dificuldades com o carro durante o ano, a Mercedes conseguiu manter a segunda posição.

Levando emoção a quase todos os continentes, a Fórmula 1 garantiu adrenalina durante todo o ano de 2023. No Brasil, São Paulo recepcionou o mundo do automobilismo e aqueles que foram assistir à corrida no autódromo, puderam aproveitar as muitas atrações disponíveis. Dispondo de simuladores, comida e objetos para compra, o GP de São Paulo foi uma experiência incrível, já que as pessoas presentes proporcionaram uma atmosfera alegre e muito positiva. Importante ressaltar que nesta corrida foi possível assistir de perto a briga entre Perez e Alonso até a última volta! Os pilotos e as equipes passaram por muitos desafios ao longo desta temporada, assim como viajaram para diversos lugares, incluindo a volta de Las Vegas ao calendário, o que gerou uma grande divergência de opiniões, mas acabou sendo um dos Grande Prêmios mais emocionantes do ano!

 

Essa coluna é dedicada a assuntos interessantes relacionados ao mundo das viagens e lifestyle. Aproveite para escrever seus comentários ou sugestões para mim em [email protected]. Até a próxima!

Foto credits: Lukas Raich