Partiu Europa!
Com ótimo controle da pandemia da Covid-19, a Europa se prepara para a retomada do turismo intercontinental
A Comissão Europeia de Turismo abriu nesta segunda-feira, 27 de setembro, uma semana de eventos no Brasil, intitulada “A Europa convida os curiosos”, com foco na retomada do turismo na Europa. Com a agenda do primeiro dia totalmente dedicada aos jornalistas, o evento continua ao longo da semana com diversos workshops entre os agentes de promoção do turismo dos países europeus e os players do mercado brasileiro.
O tema mais discutido no workshop com a imprensa foi relativo às diferentes regras de admissão de turistas provenientes do Brasil. Com a decisão da União Europeia de conceder a cada Estado-membro a autonomia para adotar suas próprias medidas sanitárias de reabertura de fronteiras, muitas dúvidas ainda pairam nas mentes de profissionais do setor e de viajantes potenciais. Vale ressaltar que dos países que mais recebem turistas brasileiros, apenas a Itália ainda permanece fechada para pessoas provenientes do Brasil, independentemente da nacionalidade. Porém, com o avanço da vacinação no Brasil e o consequente controle da pandemia, existe uma expectativa grande de que as fronteiras italianas sejam reabertas a partir do próximo dia 25 de outubro. Segunda a Sra. Fernanda Longobardo, Diretora da Enit, a entidade tende a intensificar o trabalho de promoção da Itália no Brasil a partir do último trimestre de 2021, participando, inclusive, de feiras presenciais, como a Brazil Travel Market (BTM) em Fortaleza, e a Festuris em Gramado.
Embora ainda haja incertezas, os controles impostos nos processos de reabertura, bem como o avanço crescente da vacinação, confirmam o clima de otimismo entre os agentes de promoção turística dos principais destinos europeus. Como relatou o Sr. Oscar Bonis, Diretor do Escritório de Turismo da Embaixada da Espanha no Brasil, a Espanha já conta com 70% da população adulta totalmente vacinada e a expectativa é atingir os 90% da população até o fim do ano. Portugal, um dos mais importantes destinos turísticos para brasileiros, também conta com ótima taxa de vacinação, que já permitirá a eliminação da obrigatoriedade de apresentação do certificado de vacinação para a entrada em bares e restaurantes, dentre outros estabelecimentos, a partir do próximo 1º de outubro, permanecendo tal obrigatoriedade restrita ao ingresso em grandes eventos, conforme nos informou o Sr. Bernardo Cardoso, Diretor do Turismo de Portugal no Brasil.
Mesmo com algumas restrições quanto à capacidade do número de pessoas e/ou de horários, todos os estabelecimentos comerciais e culturais dos países europeus já se encontram abertos, permitindo que os viajantes possam desfrutar dos grandes tesouros históricos e artísticos que o velho continente nos oferece. Então, após quase dois anos de tantas restrições para os viajantes, os brasileiros já podem repensar os seus planos de viagem para a Europa, que está de braços abertos para nos receber!