Nice

Nice

Com um mar azul de fazer brilhar os olhos e palácios históricos incríveis, a principal porta de entrada do prestigiado sul da França é um doce convite a desbravar as muitas belezas da Costa Azul

Com um dos maiores aeroportos da França, a cidade de Nice é a principal porta de entrada do sul da França, seja para explorar as belas praias da Côte d’Azur, seja para explorar os coloridos campos de lavanda de Provence. Aliás, o que não falta nas regiões do sul da França são belas cidades para serem visitadas.

Mas já que temos que nos ater à cidade de Nice, nada como iniciar com uma longa caminhada pela Promenade des Anglais, a avenida beira-mar da cidade que concentra uma infinidade de hoteis, restaurantes, bares e lojas das maiores grifes europeias. Se de um lado da avenida os nossos olhos miram as vitrinas com alguns dos artigos mais cobiçados do mundo da moda, do outro lado nos perdemos diante da imensidão do mar azul de Nice. Afinal, não é à toa que a região se chama Costa Azul. E quando o sol começa a se pôr no horizonte e as luzes da cidade se acendem, o fascínio de Nice não faz outra coisa senão ganhar maior amplitude.

Em meio a prédios icônicos da Promenade, como o inconfundível Hotel Negresco, a avenida construída no século XIX pela colônia inglesa esconde o Palais Masséna, um dos mais belos da Riviera Francesa. O antigo casarão de uma família inglesa sedia atualmente um museu dedicado à história da Riviera Francesa, com móveis e objetos dos séculos XIX e XX. Após a visita, caminhar calmamente pelo estupendo jardim do casarão é um programa imperdível!

Deixando a magnífica Promenade para entrar no centro histórico de Nice, temos a sensação de que se tratam de duas cidades diferentes, pois as ruas estreitas do centro histórico não têm nada a ver com a amplitude da Promenade, tampouco os prédios seculares se parecem com os modernos arranhas céus à beira-mar. Porém, o fato de ser diferente não significa que não seja belo e interessante. A Catedral de Ste-Réparate, com sua bela cúpula decorada com coloridos azulejos, se destaca na região. Dentre os muitos palácios do centro histórico, o mais bonito deles é o Palácio Lascaris, construído pelo nobre Jean-Baptista Lascaris no século XVII para servir de residência da família. A família Lascaris não é mais proprietária e habitante do palacete, mas a decoração opulenta, com tapeçarias e mobília de luxo, foram preservadas e podem ser apreciadas por todos, pois o local se transformou em um dos mais interessantes museus da cidade.

Com tantas opções para visitar em Nice e nas outras cidades da região, vale a pena se valer dos serviços de organização e consultoria em viagens desenvolvidas sob medida para cada viajante pela ZAffiro Viagens ([email protected]), atuante no Brasil há uma década e especialista em roteiros tailor-made pela Europa.

 

Envie as suas sugestões ou comentários para [email protected].

Atrações Relacionadas

Viagens Relacionadas