Inglaterra, a Pátria do Rock!

Inglaterra, a Pátria do Rock!

Em comemoração ao Dia Mundial do Rock, viajamos entre Liverpool e Londres para seguir as pegadas das lendas do Rock

Amanhã (13/07) se comemora o Dia Mundial do Rock. Essa data é uma homenagem ao Live Aid, o megaconcerto organizado por Bob Geldof e Midge Ure que aconteceu simultaneamente em Londres e na Filadélfia em 1985, com o objetivo de arrecadar fundos para eliminar a fome na Etiópia, um dos países mais pobres da África. O evento reuniu verdadeiras lendas do rock como Mick Jagger, Keith Richards, The Who, Led Zeppelin, Queen, Phil Collins, Elton John, Paul McCartney, David Bowie e tantas outras estrelas do rock, arrecadando cerca de 150 milhões de libras esterlinas, um valor incrivelmente maior do que o 1 milhão de libras esterlinas pretendido inicialmente.

E quando se fala de rock ‘n roll se fala da Inglaterra. Afinal, o país gerou muitas das maiores bandas de rock de todos os tempos, além de continuar sendo um caldeirão de jovens bandas desde que os Beatles revolucionaram o cenário musical britânico em 1960. Considerando a importância dos Beatles, ao seguir as pegadas do rock na Inglaterra é fundamental parar em Liverpool, a cidade portuária do norte da Inglaterra onde a banda nasceu. Lá podemos ver uma estátua em bronze dos “quatro garotos de Liverpool” instalada às margens do rio Mersey e visitar o The Beatles Story Museum. Mas claro que o ponto alto da visita à cidade é o The Cavern Club, o clube no qual os Beatles fizeram quase 300 apresentações, sendo o local responsável pela descoberta dos jovens que se tornariam os maiores astros do rock do mundo. Embora o clube esteja intrinsecamente ligado aos Beatles, vários outras bandas ilustres tocaram por lá, como Rolling Stones e Queen. O clube original foi demolido no início da década de ’70, mas é possível visitar o clube que foi reconstruído a poucos metros de distância com tijolos do clube original em 1984 e se mantém em atividade desde então. Também vale a pena fazer o Magical Mystery Tour, que dura 2 horas e passa por uma série de lugares importantes da vida de John, Paul, George e Ringo, como as casas onde eles cresceram e as escolas onde estudaram, além de lugares que inspiraram canções como a famosa rua Penny Lane.

Já em Londres não dá para deixar de visitar a Abbey Road, onde o atravessamento pedonal em frente ao Abbey Road Studios se tornou famoso em todo o mundo ao ser capa do álbum Abbey Road dos Beatles. E também foi em Londres que se formou a banda The Rolling Stones, que rivaliza com os Beatles em popularidade e bate qualquer outra em longevidade. E se em Liverpool não dá para deixar de ir ao The Cavern, em Londres é obrigatório ir até o Marquee Club do Soho, a lendária casa de shows que esteve em atividade por 50 anos, entre 1958 e 2008, e recebeu grandes nomes do rock como Rolling Stones, Pink Floyd, Queen, The Police, Sex Pistols, Def Leppard, Led Zeppelin e The Who.

Com tantos grandes nomes do Rock ‘n Roll, são inúmeros os lugares da Inglaterra que merecem uma visita dos fãs do rock, por isso se torna impossível para nós exaurir o tema em tão pouco espaço. Mas se a ideia é montar um roteiro de viagem na pátria do rock e conhecer lugares icônicos das principais bandas de todos os tempos, vale a pena contar com a expertise da Zaffiro Viagens que tem consultores especializados para organizar uma viagem temática desse gênero. Liverpool, Londres e outras cidades da Inglaterra são partes dos roteiros sugeridos pela ZAffiro Viagens no Reino Unido para quem deseja seguir a trilha do rock, podendo elaborar um roteiro sob medida para você, de acordo com os seus maiores interesses. A ZAffiro Viagens é uma operadora ítalo-brasileira que atua há mais de 10 anos no mercado brasileiro, contribuindo para que as viagens de seus clientes sejam únicas e memoráveis.

 

Envie as suas sugestões ou comentários para [email protected].

Foto: SuoViaggio©

Quem leva