Dublin
Dublin
A animada capital irlandesa está em contagem regressiva para a grande festa do St. Patrick Day na próxima sexta-feira 17
Daqui a 2 dias, na próxima sexta-feira 17, irlandeses e simpatizantes ao redor do mundo se vestirão de verde para comemorar o St. Patrick’s Day, o dia do santo padroeiro da Irlanda. Com colônias de irlandeses espalhadas em diferentes partes do mundo, do Brasil à Austrália, veremos pubs irlandeses em grande festa, mas em nenhuma parte do mundo o St. Patrick’s Day é tão envolvente quanto em Dublin, a capital da Irlanda.
O St. Patrick’s Day é a maior e mais importante festa da Irlanda, quando irlandeses vestidos de verde e uma longa barba ruiva no rosto tomam conta da capital irlandesa na espera da St. Patrick Parade para festejar o dia da morte de St. Patrick, o missionário cristão que fundou a primeira diocese da Irlanda. Aliás, seja durante a festa de São Patrício ou em qualquer outro período do ano, vale a pena dedicar um bom tempo para visitar a estupenda Catedral de São Patrício, um dos principais monumentos de Dublin. Construída no século XIII, no local de um antigo poço onde outrora São Patrício batizara os pagãos celtas convertidos ao cristianismo, a catedral é um dos mais belos exemplares da arte gótica da Europa e tem a particularidade de ser uma catedral católica e protestante, simultaneamente.
E quando a tradicional parada é concluída, na frente da St. Patrick Cathedral, os irlandeses lotam os pubs da cidade regados a muita cerveja, especialmente na região do Temple Bar, onde moradores e turistas se juntam nessa megafesta irlandesa. Dentre os muitos pubs de Dublin, para os amantes de cerveja com uma pitada de tradição, é fundamental parar no The Brazen Head, o Pub mais antigo da cidade, fundado no longínquo 1198. O ambiente escuro decorado com móveis de couro dão o tom do lugar, em cujo palco, se apresentam várias bandas de Rock, no melhor estilo Irish Life Way.
Com a receptividade e a espontaneidade do povo irlandês, é impossível estar em Dublin sem se deixar contagiar pela alegria irreverente dos anfitriões, principalmente se essa visita ocorrer durante a Festa de St. Patrick, o santo capaz de unir católicos e protestantes.
Envie as suas sugestões ou comentários para [email protected].
Foto: William Murphy