Costa Amalfitana

Costa Amalfitana

Com um clima favorável, a costa mais famosa da Itália oferece a possibilidade de estender as férias de verão até o fim de outubro. Aproveite para conhecer ainda neste ano um dos lugares mais encantadores da Europa!

Um povo de modos acalorados, um céu azul celeste no qual o sol impera vigoroso quase todo o ano, um encantador mar azul turquesa de águas calmas e estradinhas estreitas e repletas de curvas sinuosas que costumam gerar arrepios a motoristas e passageiros, às vezes pelo peculiar modo de direção, mas sempre pelas vistas estonteantes que se tem da costa mais charmosa da Itália. Assim é a Costa Amalfitana.

A península localizada ao sul de Nápoles vai de Sorrento a Salerno e exala charme em cada um de seus pequenos vilarejos, sendo que alguns deles se tornaram mais famosos graças aos muitos filmes que utilizaram a Costa Amalfitana como cenário. Positano é o maior exemplo do que o cinema fez pela região. O casario construído nas rochas de um penhasco se tornou um cartão-postal de toda a região. Esse cenário ganha um charme ainda mais especial durante a noite, quando as luzes realçam a beleza dessas pitorescas construções de frente para o mar azul turquesa.

Um pouco mais ao sul fica Amalfi, a cidadezinha que deu nome para toda a costa. Com a sua localização estratégica na parte central da península, o Porto de Amalfi sempre foi fundamental para a economia da região, pois no passado foi responsável por todo o fluxo comercial da região. Hoje, o porto continua em grande atividade, mas ao invés de mercadorias, o fluxo constante é de turistas que o utilizam para conhecer o entorno da costa e a famosa Ilha de Capri, onde Imperadores Romanos como Tibério construíram suas vilas de veraneio.

Outra cidade que exala beleza e charme é Ravello, a única fora da faixa costeira. Na época em que a atividade mercantil era intensa, os nobres e ricos de Amalfi decidiram construir suas vilas na região montanhosa de Ravello, para assim escaparem dos saques de piratas. Algumas dessas vilas foram preservadas e estão abertas à visitação pública, exibindo objetos antigos e convidando os visitantes para deliciosos passeios pelos seus amplos e lindos jardins, de onde se tem as vistas mais espetaculares da Costa Amalfitana. Ravello também se tornou famosa por causa de seus muitos festivais de música realizados no verão, fazendo jus ao fato de ter hospedado alguns dos músicos mais importantes da história, como Richard Wagner que lá compôs algumas de suas óperas.

Que tal continuar nesse clima maravilhoso da Costa Amalfitana? Venha participar da nossa QUINTALive amanhã (24) às 19:30 horas para um bate-papo sobre esse destino maravilhoso da Itália, onde o ótimo clima permite estender as férias de verão até outubro.

 

Envie as suas sugestões ou comentários para [email protected].