Viagem Pelas Capitais Brasileiras: Teresina
Série: Viagem Pelas Capitais Brasileiras
Nova Parada: Teresina
Em meio a fósseis e uma ampla área verde, a capital do Piauí é uma grata surpresa para os visitantes de outras regiões do Brasil
Seguindo com a nossa jornada pelas capitais brasileiras, paramos em Teresina, a capital do pequeno estado do Piauí, a primeira capital do nordeste do país da nossa série sobre as capitais brasileiras.
Uma das grandes curiosidades de Teresina é o fato de ser a única capital nordestina sem praias. Esse fato faz muitas pessoas pensarem que Teresina fica na região norte, já que associamos naturalmente as capitais nordestinas com as belas praias da região. Embora a capital do Piauí não tenha praias, conta com dois importantes rios, o Parnaíba e o Poti. A confluências entre esses rios é uma das maiores atrações da cidade e pode ser vista no Parque Ambiental Encontro dos Rios, localizado em Poti Velho, o bairro mais antigo de Teresina e de onde a cidade teria realmente nascido, embora o marco zero da capital esteja no centro. O parque oferece diversas opções de lazer e de atividades de ecoturismo, inclusive trilhas, além de proporcionar belas vistas da cidade a partir dos seus dois mirantes.
Teresina também é conhecida como Cidade Verde, pois graças ao seu planejamento urbanístico, começou assim a ser chamada pelo escritor maranhense Coelho Neto, por causa de suas avenidas entremeadas de árvores, além de contar com amplos e belos parques urbanos. Uma excelente forma para apreciar essa cidade coberta de verde é através do mirante de 95 metros de altura instalado na Ponte Estaiada, o maior cartão-postal de Teresina.
O Piauí há muito é um destino de pesquisadores e paleontólogos por causa dos fósseis descobertos na região. Mas agora não é mais necessário ser paleontólogo ou geólogo para conhecer a riqueza paleontológica piauiense. Na capital Teresina funciona o Parque Municipal Floresta Fóssil, onde os visitantes podem ver as descobertas dos pesquisadores, como os troncos fossilizados datados da Era Paleozoica. Na condição de único sítio paleontológico instalado dentro de uma capital, contendo muitas plantas em posição vertical, que significa em posição de vida ou crescimento, esse parque é uma excelente forma de percorrer um mundo novo, vivenciando a experiência de caminhar entre fósseis enquanto se vê os grandes arranha-céus da cidade moderna que se tornou Teresina.
E se o parque municipal atiçar a curiosidade por heranças do passado remoto, a cerca de 400 quilômetros de Teresina fica o Parque Nacional Serra da Capivara, famoso pelas suas inscrições rupestres que remontam ao período pré-histórico e são as mais antigas do continente. Em meio a belas formações rochosas que remontam à era pré-colombiana, se destaca a Pedra Furada, um dos pontos mais fotografados do parque. Declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o Serra da Capivara é um dos parques imperdíveis do Brasil.
Entre sítios arqueológicos e muito verde, Teresina se apresenta ao Brasil como uma grata surpresa para os turistas do restante do país.
Foto: Mariana Gil – WRI Brasil
Envie as suas sugestões ou comentários para [email protected].
Quem leva
A Viajar Easy trabalha com a organização de viagens personalizadas para o Brasil e o Exterior.
Com a Viajar Easy, você pode ter certeza de que está em boas mãos. Nossa dedicação e compromisso com a satisfação do cliente nos tornam a escolha ideal para quem busca realizar viagens inesquecíveis.
País: Brasil
Cidade: São Paulo
Categoria: Standard e Premium
Telefone: +55 (11) 3042-7864
Email: [email protected]
WhatsApp: +55 (11) 91594-0847
Horários: Seg-Sex 09:30-19:00 | Sab: 09:30-13:00 | Dom e Feriados: Fechado