Viagem Pelas Capitais Brasileiras: São Paulo
Série: Viagem Pelas Capitais Brasileiras
Nova Parada: São Paulo
Com edifícios históricos e modernos, a fascinante capital paulista nos proporciona as mais variadas experiências
Nesse último dia de 2022 nos despedimos da nossa série sobre as capitais brasileiras e, como paulistana que sou, não poderia encerrar em melhor companhia senão a da minha cidade-natal, São Paulo, a capital do estado de São Paulo, no sudeste brasileiro. A capital paulista é a maior de todas as capitais brasileiras, reunindo mais de 12 milhões de habitantes. Como a maior e mais populosa cidade do país, é difícil encontrar uma pessoa no Brasil que não tenha uma opinião formada sobre São Paulo, mesmo que nunca tenha visto a cidade pessoalmente.
Se eu tivesse que definir São Paulo em apenas uma palavra, escolheria “fascinante”. Embora eu tenha nascido e crescido em São Paulo, a cidade continua exercendo um fascínio impressionante sobre mim. O movimento frenético que muitas vezes desperta estresse, também faz com que essa cidade esteja em constante transformação. As mudanças em seu panorama são constantes, lugares entram e saem de moda quotidianamente, lugares degradados são resgatados. São Paulo é movimento, é uma contínua e frenética busca pela reinvenção a cada dia.
O melhor ponto de partida para conhecer a cidade é o seu centro histórico, exatamente no Marco Zero da cidade, na Praça da Sé. Vale a pena dedicar um tempo para visitar a bela Catedral da Sé, construída em estilo neogótico no século XX e uma das maiores igrejas neogóticas do mundo. Outro local litúrgico de grande importância para a cidade é o Mosteiro de São Bento, que costuma atrair muitas pessoas aos domingos para acompanhar as missas em cantos gregorianos e para levar para casa algumas das maravilhas preparadas na padaria do mosteiro. E nenhuma visita ao centro histórico de São Paulo está completa sem passar pelo Pateo do Collegio, a construção realizada pelo padre jesuíta Manuel da Nóbrega com a ajuda do então noviço José de Anchieta, responsável pela fundação da cidade em 25 de janeiro de 1554. Deixado ao abandono por anos, o centro de São Paulo tem sido resgatado com diversas iniciativas públicas e privadas, abrigando bares e restaurantes que têm se tornado os novos points da capital paulista.
E se New York tem o Central Park, São Paulo tem o Parque do Ibirapuera, ou simplesmente Ibira. Com 158 hectares, o parque é um oásis verde em meio ao concreto urbano. Inaugurado para o 400º Aniversário de São Paulo, o parque é o mais visitado não só de São Paulo, mas de toda a América Latina. E sem falar da Avenida Paulista, um dos maiores cartões-postais da cidade, cujos casarões da época dos Barões do Café deram espaço a prédios modernos e diversos museus interessantes. As grandes transformações pelas quais a avenida mais paulistana de todas já passou retratam como é o dinamismo de São Paulo. E é justamente lá que cerca de 2 milhões de pessoas se despedirão desse ano de 2022 à meia noite com muita música e um show pirotécnico de cerca de 12 minutos com fogos silenciosos.
Com o amor que a cidade de São Paulo sempre desperta em meu coração, encerro o último artigo de 2022 desejando os mais profundos votos de boas festas a todos que nos acompanharam neste ano. E que 2023 seja ainda mais feliz e nos proporcione muitas viagens… Pelo Mundo!
Quem leva
A Viajar Easy trabalha com a organização de viagens personalizadas para o Brasil e para o Exterior.
Envie as suas sugestões ou comentários para [email protected].
Foto: SuoViaggio©
Com a Viajar Easy, você pode ter certeza de que está em boas mãos. Nossa dedicação e compromisso com a satisfação do cliente nos tornam a escolha ideal para quem busca realizar viagens inesquecíveis.
País: Brasil
Cidade: São Paulo
Categoria: Standard e Premium
Telefone: +55 (11) 3042-7864
Email: [email protected]
WhatsApp: +55 (11) 91594-0847
Horários: Seg-Sex 09:30-19:00 | Sab: 09:30-13:00 | Dom e Feriados: Fechado