Viagem Pelas Capitais Brasileiras: Manaus
Série: Viagem Pelas Capitais Brasileiras
Nova Parada: Manaus
Comemorando 353 anos de existência, a fascinante capital amazonense é uma das capitais mais interessantes e vibrantes do país
Entrando na reta final do nosso giro pelas capitais do Brasil, aportamos em uma das capitais mais fascinantes do país, Manaus. E nesse dia em que a cidade comemora seus 353 anos de existência, deixamos aqui a nossa homenagem à capital do estado do Amazonas, que representa um dos maiores patrimônios naturais do mundo.
Fundada em 24 de outubro de 1669 pelo capitão português Francisco da Mota Falcão, no local do Forte de São José da Barra do Rio Negro, a cidade então recém-inaugurada recebeu o nome de Barra do Rio Negro. Foi apenas em 1856 que a cidade passou a se chamar Manaus, nome dado em homenagem à tribo indígena manaós, principais habitantes da região no período pré-colonial. Mas foi entre o fim do século XIX e o início do século XX, durante o Ciclo da Borracha, que Manaus alcançou o seu apogeu econômico e cultural. Nessa ocasião, o dinheiro gerado na região, unido ao grande fluxo de europeus que ali se estabeleceram, transformaram a cidade em uma das mais cosmopolitas do Brasil. Foi nesse período que o centro histórico da cidade se desenvolveu, com diversos prédios sendo construídos no melhor estilo europeu, o que rendeu à cidade o apelido de “Paris dos Trópicos”. Dentre a herança arquitetônica da época de ouro de Manaus, o Teatro Amazonas, inaugurado em 1896, é o maior monumento desse período, recebendo ainda grandes concertos, como o Festival Amazonas de Ópera.
Com a sua localização central em relação à Floresta Amazônica, Manaus é naturalmente a principal porta de entrada para viajantes de todas as partes do mundo que vêm descobrir os muitos encantos da maior floresta tropical do globo, conhecida como o pulmão do mundo. Aliás, é a partir da capital amazônica que se faz um dos melhores e mais fascinantes programas da região, o passeio de barco para ver o encontro das águas do Rio Negro com o Rio Solimões. Outra atração manauense imperdível é o Jardim Botânico Adolpho Ducke, instalado em um reserva florestal de 5 km2. Inaugurado em 2000, em meio à comemoração do aniversário de 331 anos da cidade, o Jardim Botânico conta com interessantes trilhas, além de abrigar diversas espécies ameaçadas de extinção, como as onças-pintadas.
E se Manaus já é fascinante em qualquer época do ano, imagine em período de festa. As comemorações do 353º aniversário da cidade iniciaram-se na última sexta-feira no Sambódromo com o “Boi Manaus” e foram encerradas na noite de domingo, com uma bela queima de fogos, mas muitas outras atividades estão acontecendo pela cidade nesse feriado local. Parabéns Manaus!
Aproveite para conhecer os pacotes flexíveis oferecido pela nossa agência parceira Viajar Easy, que organiza o seu roteiro de forma totalmente personalizada.
Envie as suas sugestões ou comentários para [email protected].
Foto: divulgação
Com a Viajar Easy, você pode ter certeza de que está em boas mãos. Nossa dedicação e compromisso com a satisfação do cliente nos tornam a escolha ideal para quem busca realizar viagens inesquecíveis.
País: Brasil
Cidade: São Paulo
Categoria: Standard e Premium
Telefone: +55 (11) 3042-7864
Email: [email protected]
WhatsApp: +55 (11) 91594-0847
Horários: Seg-Sex 09:30-19:00 | Sab: 09:30-13:00 | Dom e Feriados: Fechado