Viagem Pelas Capitais Brasileiras: Belo Horizonte
Série: Viagem Pelas Capitais Brasileiras
Nova Parada: Belo Horizonte
De forma tão graciosa quanto as curvas da arquitetura moderna de Niemeyer, a “capital nacional dos botecos” é um convite a mais uma rodada
Retornando ao sudeste brasileiro, nessa semana chegamos a Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais. Fundada em 1897, essa capital que é uma das cidades mais populosas do país, também exerce grande expressão nos cenários econômico, político e cultural do Brasil.
Um ótimo ponto de partida para conhecer a cidade é a Praça da Liberdade, construída por ocasião da fundação da cidade e localizado no centro nervoso de Belo Horizonte. O entorno da Praça da Liberdade é repleto de lugares interessantes, tanto que foi criado o Circuito Cultural Praça da Liberdade, através do qual os visitantes podem ver alguns dos lugares mais interessantes da capital mineira. Tomando como ponto de partida o Palácio da Liberdade, antiga sede do Governo de Minas Gerais e um dos maiores cartões-postais da cidade, os visitantes podem conhecer o interior desse belo palácio do final do século XIX. Além da beleza do conjunto arquitetônico da região, é possível visitar diversos museus e espaços culturais interessantes como o Centro Cultural Banco do Brasil, o Memorial de Minas Gerais Vale, o Museu Mineiro e a Biblioteca Pública Luiz de Bessa.
Outro programa imperdível em BH é visitar o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2016. Rodeado pela bela Lagoa da Pampulha, esse conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer a pedido de Juscelino Kubitschek, foi construído entre 1942 e 1944. Um dos prédios mais visitados é a Igreja de São Francisco de Assis, considerada a obra-prima do complexo. Já no prédio do antigo Cassino funciona atualmente o Museu de Arte da Pampulha, cujo acervo reúne centenas de obras de artistas modernistas e contemporâneos. Também vale a pena dedicar um bom tempo para visitar a Casa Kubitschek, construída para ser a casa de veraneio de Juscelino, mas transformada em museu em 2013. Com jardim projetado por Burle Marx, o local é um relaxante oásis verde da capital mineira.
Mas Belo Horizonte é conhecida, sobretudo, pela sua boêmia. A concentração de bares em Belo Horizonte é tão grande que a cidade passou a ser conhecida como a “capital nacional dos botecos”. A famosa vida boêmia de BH serviu como pano de fundo para o romance Hilda Furacão de Roberto Drummond, que ganhou uma adaptação para a televisão em 1998. E já que em Roma, fazemos como os romanos, é programa obrigatório se entregar à boêmia de BH e, assim, realmente conhecê-la.
Aproveite para conhecer os pacotes flexíveis oferecido pela nossa agência parceira Viajar Easy, que organiza o seu roteiro de forma totalmente personalizada.
Envie as suas sugestões ou comentários para [email protected].
Foto: Igreja de São Francisco de Assis (divulgação)
Com a Viajar Easy, você pode ter certeza de que está em boas mãos. Nossa dedicação e compromisso com a satisfação do cliente nos tornam a escolha ideal para quem busca realizar viagens inesquecíveis.
País: Brasil
Cidade: São Paulo
Categoria: Standard e Premium
Telefone: +55 (11) 3042-7864
Email: [email protected]
WhatsApp: +55 (11) 91594-0847
Horários: Seg-Sex 09:30-19:00 | Sab: 09:30-13:00 | Dom e Feriados: Fechado