Viagem Pelas Capitais Brasileiras: Belém
Série: Viagem Pelas Capitais Brasileiras
Nova Parada: Belém
Uma das principais portas de entrada para a Amazônia, a capital do Pará une heranças históricas e culturais à natureza singular da região norte
Entre uma parte e outra do Brasil, nesta semana desembarcamos na graciosa cidade de Belém, a capital do estado do Pará, no norte do país. Uma grande particularidade dessa capital é que a área continental da cidade representa apenas 35% do território total da cidade, enquanto a maior parte de seu território é formado por uma área insular, composta por 42 pequenas ilhas. Vale a pena visitar algumas dessas ilhas, como a Ilha de Marajó e a Ilha de Mosqueiro, então esqueça os carros e prepara-se para se aventurar nos pequenos barcos de pescadores.
Fundada em 1616, Belém é uma das capitais mais antigas do país, mas viveu o seu auge econômico durante o Ciclo da Borracha, ocorrido entre o fim do século XIX e o início do século XX, quando a região amazônica atraiu pessoas de diversas partes do mundo. A chegada de muitos europeus em Belém contribuiu significativamente para a arquitetura e os costumes locais. Nesse período foi construído o maior símbolo do poder econômico do Pará, o Teatro da Paz. Fundado em 1878, o teatro está entre os mais antigos do Brasil e foi inspirado no Teatro alla Scala de Milão. Com um interior luxuoso, decorado com lustres de cristal, pisos em mosaico, mármore de Carrara, afrescos nas paredes e obras de arte, o teatro também conta com uma acústica excelente, apta a receber grandes espetáculos de música lírica.
Também vale a pena visitar a bela Catedral de Belém, localizada na Cidade Velha. Construída no século XVIII em estilo neoclássico e barroco, essa catedral foi a primeira igreja da região norte do Brasil. O centro histórico da cidade será palco da maior manifestação religiosa de Belém no próximo domingo (09/10/2022), quando ocorrerá o Círio de Nazaré, celebrado todos os anos desde 1793 em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira da cidade. Reunindo cerca de 2 milhões de fieis anualmente, o Círio de Nazaré foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial pela UNESCO em 2013.
Às margens da Baía do Guajará fica o Mercado Ver-o-Peso, famoso em todo o Brasil por causa das muitas iguarias típicas encontradas por lá. O mercado atual foi inaugurado em 1901, próximo à Estação das Docas e ao Forte do Presépio, na parte mais antiga da cidade, sendo considerado a maior feira livre da América Latina e uma das maiores atrações turísticas de Belém. Além das iguarias amazônicas, é possível encontrar belas peças de artesanato da região e, por fim, se fartar com o prato de peixe frito com açaí, que se tornou o prato símbolo da gastronomia local.
Aproveite para conhecer os pacotes flexíveis oferecido pela nossa agência parceira Viajar Easy, que organiza o seu roteiro de forma totalmente personalizada.
Envie as suas sugestões ou comentários para [email protected].
Foto: Estação das Docas (divulgação)
Com a Viajar Easy, você pode ter certeza de que está em boas mãos. Nossa dedicação e compromisso com a satisfação do cliente nos tornam a escolha ideal para quem busca realizar viagens inesquecíveis.
País: Brasil
Cidade: São Paulo
Categoria: Standard e Premium
Telefone: +55 (11) 3042-7864
Email: [email protected]
WhatsApp: +55 (11) 91594-0847
Horários: Seg-Sex 09:30-19:00 | Sab: 09:30-13:00 | Dom e Feriados: Fechado