Os segredos da fabricação de perfumes franceses

Fabricação de perfumes franceses

História e segredos por trás da fabricação de perfumes franceses na cidade de Grasse

fragrance making lavender perfume foto french side travelYves Saint Laurent, Chanel, Dior. Esses designers franceses não apenas deixaram sua marca nos armários de todo o mundo, mas também apelaram ao nosso olfato na indústria de fabricação de perfumes. Antes de sair de casa pela manhã, muitas vezes nos borrifamos com nosso perfume ou colônia favorito. Embora seja um gesto simples, esse costume de nos perfumarmos remonta muito antes de Coco criar seu icônico Chanel No. 5. Estamos compartilhando a história e os segredos por trás da fabricação de perfumes franceses que ficam na cidade de Grasse, no sul.

História da fabricação global de perfumes

fragrance perfume making foto french side travelMuito antes da eletricidade, do encanamento interno e até mesmo da primeira República da França, o perfume já existia e desempenhava um papel fundamental na cultura. Para compreender a história do perfume, temos de viajar até ao Médio Oriente, nomeadamente ao Egipto, por volta de 7000 a.C., onde arqueólogos descobriram vasos de perfumes e cosméticos, segundo o Museu de Grasse.
A literatura bíblica conta a história de Maria Madalena derramando perfume caro nos pés de Jesus. Os pesquisadores tentaram recriar o perfume mendesiano, que era popular na época de Cleópatra, segundo a Smithsonian Magazine. Milênios depois, nossas técnicas de fabricação e conservação de perfumes mudaram, mas ainda assim reinaram na cultura pop.

História do Perfume Francês

perfume making foto french side travelA cidade de Grasse, no sul da França, abriga o Museu Internacional do Perfume. O museu foi inaugurado em 1989 e detalha a história e o artesanato da indústria de perfumes. Embora Grasse seja hoje conhecida como a capital global dos perfumes, nem sempre foi reconhecida pelas suas fragrâncias agradáveis.
Durante a Idade Média, esta cidade francesa era conhecida pela fabricação de couro, e os fabricantes de luvas tentavam combater os maus odores dos animais mortos, de acordo com um artigo da NPR. “Os curtidores passaram a fabricar perfumes em tempo integral depois que os impostos sobre o couro subiram muito”, diz Eleanor Beardsley em seu artigo. “As nascentes nas encostas que antes canalizavam para limpar as peles eram usadas para destilar perfume e regar os campos de flores.”

Anúncio Ads

Faça seu próprio perfume

french riviera grasse umbrella foto french side travelTalvez você queira uma experiência mais prática do que simplesmente passear pelas ruas de Grasse. A French Side Travel oferece oficinas privadas de fabricação de perfumes em Grasse. Seu Maître-Perfumeur explicará os meandros da fabricação de perfumes em seu laboratório e o ajudará a criar sua própria mistura especial entre dezenas de opções de aromas diferentes. Sua fórmula única será armazenada com segurança para que você possa reordená-la. Quer prefira notas de jasmim ou bergamota, florais ou cítricas, a escolha é sua.

Fonte: French Side Travel

Fotos credits: French Side Travel oficial site

Anúncio Ads