Halloween: a origem e a diversão por trás do Feriado Assustador

Halloween

A origem e a diversão por trás do Feriado Assustador

O Halloween, um feriado adorado pelas crianças, mas também pelos adultos, tem uma origem interessante e uma tradição divertida. Sua definição vem de um termo escocês para All Hallows’ Eve. Em escocês, a palavra véspera é par, às vezes contraída para e’en ou een e com o tempo evoluiu para Halloween. A expressão All Hallows também é encontrada no inglês antigo.

Mas de onde surgiu a festa do Halloween e por que as pessoas se fantasiam? Acredita-se que o Halloween tenha suas raízes em antigas tradições celtas, especificamente no festival celta chamado Samhain. Samhain era comemorado no final de outubro e marcava o fim do verão e o início do inverno. Os celtas acreditavam que nesta época do ano, os espíritos dos mortos retornavam à Terra para causar problemas e danos.

Para se protegerem desses espíritos, os celtas se fantasiavam com máscaras e roupas assustadoras, na esperança de afastar os espíritos malignos. Eles também acendiam fogueiras para iluminar o caminho dos espíritos e ofereciam alimentos e bebidas como uma forma de apaziguá-los.

Com o passar dos séculos, o Halloween evoluiu e se mesclou com outras tradições. Durante a Idade Média, a festa do Halloween era conhecida como All Hallows’ Eve, véspera do Dia de Todos os Santos. Nessa época, as pessoas acreditavam que os espíritos dos mortos retornavam à Terra e faziam travessuras. Para evitar serem alvo desses espíritos, as pessoas começaram a se vestir como eles, na esperança de passarem despercebidas.

A tradição de bater de porta em porta e pedir “gostosuras ou travessuras” também tem suas raízes antigas. Durante o festival celta do Samhain, as pessoas costumavam ir de casa em casa, pedindo comida e bebida para as festividades. Acredita-se que essa tradição tenha sido incorporada ao Halloween.

Hoje em dia, o Halloween é celebrado em muitos países ao redor do mundo, com festas temáticas, decorações assustadoras, doces e fantasias. É uma oportunidade para as pessoas soltarem a imaginação, se divertirem e se fantasiarem como seus personagens favoritos.

Então, da próxima vez que você se vestir como um fantasma ou uma bruxa no Halloween, lembre-se das antigas tradições que deram origem a essa festividade assustadoramente divertida. E não se esqueça de pedir “gostosuras ou travessuras”!