Zurique
a maior cidade da Suíça e capital do cantão de Zurique. Localizada em um cenário alpino na extremidade noroeste do Lago Zurique, a cidade é um centro financeiro, cultural e industrial que se estende entre duas cadeias de colinas arborizadas, perto do norte dos Alpes. Dois rios, o Limmat e o Sihl, atravessam a cidade.
Os primeiros habitantes da região foram os povos pré-históricos cujas cabanas se erguiam de fundações de pilha cravadas nas margens do lago. Os helvéticos celtas fundaram uma comunidade na margem direita do rio Limmat; quando os romanos conquistaram esta área por volta de 58 aC, eles estabeleceram o assentamento, que chamaram de Turicum, um posto alfandegário. Sob o domínio romano, Zurique se tornou uma pequena fortaleza do exército com um vicus adjacente, ou vila romana. Após o colapso de Roma, a comunidade caiu primeiro para os Alemanni, um povo germânico do norte, e depois para os Francos, que fizeram dela uma residência real.
Zurique lucrou com a localização conveniente tanto na rota comercial para o sul, centrada na passagem de São Gotardo, quanto na rota leste-oeste do rio Ródano até o Danúbio.