Voluntários do hotel Fairmont Rio participam de mutirão
de limpeza na Praia de Copacabana
Colaboradores farão a coleta de resíduos na altura do Posto 6. Iniciativa faz parte da parceria entre o hotel e a organização Clean Up The World. O Dia Mundial da Limpeza acontece em 125 países
Mais de 20 voluntários do hotel Fairmont Rio se reúnem neste sábado, 20 de setembro, em um mutirão de limpeza da Praia de Copacabana, na altura do Posto 6. A ação acontecerá das 10h às 13h e integra o Dia Mundial da Limpeza que acontece, simultaneamente, em 125 países. No Rio de Janeiro, além de Copacabana, praias das zonas sul e oeste também contarão voluntários engajados na coleta de resíduos ao longo da faixa de areia.
O Fairmont Rio é o apoiador oficial da Clean Up The World e tem acolhido parte da programação na cidade. Para Netto Moreira, diretor geral do cluster luxo do Grupo Accor no Rio de Janeiro, a parceria com a organização global tem o objetivo de fortalecer a mensagem da sustentabilidade, um pilar fundamental para o hotel:
“A ação é extremamente importante, não somente pela ação de limpeza em si, mas principalmente pela mensagem deixada para a sociedade sobre a importância da preservação do meio-ambiente. Nosso compromisso com a sustentabilidade vai muito além de práticas internas; buscamos ser agentes de transformação, promovendo ações que impactem positivamente a comunidade local e o meio ambiente. Por meio de iniciativas como a da Clean Up The World, reforçamos nosso propósito de educar, mobilizar e engajar hóspedes, colaboradores e parceiros para a preservação da biodiversidade marinha e para um futuro mais sustentável”, destaca Netto Moreira.
O apoio ao Clean Up The World se soma a uma série de iniciativas socioambientais desenvolvidas pelo Fairmont Rio, como o apoio à tradicional Colônia de Pescadores do Posto 6, fornecendo alimentos e treinamentos para manter viva a prática da pesca artesanal e sustentável. Além disso, os peixes frescos capturados localmente abastecem a gastronomia do restaurante Marine, promovendo uma cadeia de valor integrada e consciente.
Antes mesmo de sua inauguração, o hotel já carregava o selo da sustentabilidade: mais de 90% dos resíduos gerados durante sua construção foram reciclados ou reaproveitados, o que rendeu ao empreendimento a certificação internacional ACQUA-HQE, de construção sustentável.
Entre as diversas ações operacionais estão:
- uso racional de água e energia,
- escolha de vegetação com baixa demanda hídrica para o paisagismo,
- redução de resíduos e desperdício alimentar,
- e o uso de materiais recicláveis no dia a dia.
O hotel também integra programas de impacto social como o Comida Invisível, certificado pela FAO/ONU com o selo Save Food, que promove o reaproveitamento de alimentos e a destinação correta de sobras. Adicionalmente, o Fairmont participa do programa global FOOD Waste, do Grupo Accor, com a meta de reduzir em até 60% o desperdício de alimentos até 2030 — superando os objetivos da própria ONU.
Em 2024, o Fairmont Rio foi reconhecido com o prestigioso selo internacional Green Key, tornando-se o primeiro hotel do Rio de Janeiro a receber a certificação, e entrando para um seleto grupo de apenas 10 hotéis no Brasil com essa chancela.
Sobre o Clean Up The World
O Clean Up The World é um movimento global de mobilização ambiental que reúne milhões de voluntários em quase 200 países. A campanha promove mutirões de limpeza e conscientização com foco na preservação dos ecossistemas, especialmente marinhos e costeiros. No Rio de Janeiro, a edição de 2025 ocorrerá em diversos pontos da cidade, com o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana como parceiro e palco de destaque da programação.
Sobre o Fairmont
Com um portfólio de mais de 80 hotéis icônicos ao redor do mundo, o Fairmont Hotels & Resorts é sinônimo de hospitalidade de luxo, profundamente conectada às comunidades e à cultura local. A marca faz parte do grupo Accor, líder global em hospitalidade, com mais de 5.300 propriedades e 10.000 operações de alimentos e bebidas em 110 países.
O Portal SuoViaggio também oferece espaços de publicação para terceiros. Este artigo foi publicado por ou em nome de um terceiro independente, por este motivo a equipe editorial não se responsabiliza pelo conteúdo. Caso o leitor detecte conteúdo que viole as regras de publicação ou acredite que o conteúdo é impróprio, ele é convidado a nos denunciar em: redacao@suoviaggio.com.br. Faremos uma avaliação criteriosa e, caso tenham ocorrido violações, a postagem será removida, reservando-se o direito de também suspender seu autor.