Passeio noturno no Cemitério da Consolação
homenageia o Patrimônio Cultural Funerário
Visita monitorada acontece na sexta-feira (26), às 19h15, e percorre túmulos de personalidades históricas
Cemitério da Consolação
Na próxima sexta-feira, 26 de setembro, o Cemitério da Consolação recebe uma nova edição do “Consolação e Suas Vozes”, visita noturna monitorada que já se tornou referência entre os passeios culturais de São Paulo. A atividade é promovida em parceria entre o projeto O Que Te Assombra? e a concessionária Consolare, responsável pela gestão do espaço. Os ingressos estarão disponíveis a partir de segunda-feira (22) e poderão ser retirados gratuitamente.
Nesta edição, o passeio será dedicado ao Patrimônio Cultural Funerário, em sintonia com o projeto de lei em tramitação que propõe a criação do Dia do Patrimônio Cultural Funerário em São Paulo, a ser celebrado todo 26 de setembro.
O roteiro será conduzido por Thiago de Souza, criador do OQTA?, e pela historiadora Viviane Comunale, administradora do patrimonio_funerariosp. Durante a visita, os participantes irão percorrer túmulos de personalidades que marcaram a história do Brasil, como a Marquesa de Santos, o abolicionista Luís Gama, o jornalista Líbero Badaró e os modernistas Tarsila do Amaral, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.
“As visitas revelam às pessoas o cemitério também como um espaço de memória, história e cultura. Diante do projeto de lei que propõe o Dia do Patrimônio Cultural Funerário, essa experiência ganha ainda mais significado, reforçando a importância de preservar e valorizar esses espaços”, afirma Thiago de Souza.
Para Viviane Comunale, a data fortalece a valorização do espaço cemiterial como patrimônio coletivo: “Reconhecer o valor do patrimônio cultural funerário é fundamental para preservar a memória da cidade e ampliar o olhar sobre a nossa identidade”.
Além das personalidades históricas, o público conhecerá histórias de fé e devoção, como as de Antoninho da Rocha Marmo e Maria Judith, além de mergulhar na simbologia e nos estilos artísticos que fazem da arte tumular um museu a céu aberto. Também haverá espaço para as narrativas populares, com lendas urbanas como o enigma do Castelinho da Rua Apa e a célebre figura da “loira do banheiro”.
Com vagas limitadas e aberto ao público, o passeio noturno no Consolação é uma oportunidade única para quem busca experiências culturais diferenciadas na capital paulista.
Visita noturna monitorada no Cemitério da Consolação:
- Data: sexta-feira, dia 26 de setembro das 19h15 às 21h30;
- Onde: Cemitério da Consolação (R. da Consolação, 1660 – Consolação, São Paulo – SP)
- Quanto: Gratuito – Doação voluntária de 1kg de alimento não perecível no dia do evento. É necessária a reserva prévia do ingresso. Link para retirada no Sympla. Limite de 130 pessoas. Terá validação do QRCode do ingresso.
O Portal SuoViaggio também oferece espaços de publicação para terceiros. Este artigo foi publicado por ou em nome de um terceiro independente, por este motivo a equipe editorial não se responsabiliza pelo conteúdo. Caso o leitor detecte conteúdo que viole as regras de publicação ou acredite que o conteúdo é impróprio, ele é convidado a nos denunciar em: redacao@suoviaggio.com.br. Faremos uma avaliação criteriosa e, caso tenham ocorrido violações, a postagem será removida, reservando-se o direito de também suspender seu autor.