Os marcos arqueológicos mais notáveis da Turquia em 2025
Um ano de descobertas que moldam a história
As terras da Turquia, na Anatólia, berço histórico de civilizações por milênios, continuam revelando o patrimônio compartilhado da humanidade escondido sob a superfície.
Estendendo-se por todo o país, de leste a oeste e de norte a sul, a Turquia é um museu a céu aberto que exibe as civilizações que moldaram a história humana. O Projeto Legado para o Futuro tem como objetivo destacar esses tesouros notáveis, expandindo os esforços arqueológicos em todo o país e inaugurando uma nova e dinâmica era para a arqueologia na Turquia.
No ano passado, inúmeros artefatos de vários períodos e civilizações foram descobertos por meio dessa iniciativa. As descobertas oferecem novos insights sobre a relação da humanidade com o mundo, tornando 2025 um ano decisivo que aprimorou a experiência dos visitantes em sítios arqueológicos e aumentou a visibilidade do patrimônio cultural.
Confira as descobertas arqueológicas mais notáveis da Turquia do último ano:
Descobertas do Período Neolítico
O Projeto Taş Tepeler, que abrange sítios de escavação neolíticos em Şanlıurfa e que celebrou seu 5º aniversário em 2025, teve descobertas significativas no ano passado. Karahantepe revelou um pequeno recipiente com três figuras de animais, considerado a mais antiga representação mitológica tridimensional conhecida. Também revelou um pilar em forma de “T” esculpido com um rosto humano. Além disso, arqueólogos descobriram uma figura humana embutida em uma parede em Göbeklitepe, sítio da UNESCO, servindo como uma oferenda votiva, e uma escultura humana em Sayburç mostrando uma pessoa falecida com a boca costurada. Sefertepe forneceu dois relevos de rostos humanos e uma peça de colar com duas faces.
Símbolos de luxo e poder na Antiga Troia
Escavações em andamento em Troia, em Çanakkale, revelaram um broche de ouro datado da Idade do Bronze Inicial (cerca de 2500 a.C.) e uma rara pedra de jade, provavelmente parte de um item de luxo. Usado como símbolo de status social e poder, o broche é o mais bem preservado de apenas três exemplos conhecidos no mundo. É considerado uma das descobertas tipológicas e históricas mais significativas dos últimos 100 anos.
Descobertas subaquáticas sobre a Marinha Otomana
Descobertas significativas que lançam luz sobre a história marítima otomana foram feitas durante escavações subaquáticas no Naufrágio Otomano de Kızlan, perto de Datça, em Muğla. O único naufrágio otomano conhecido do século XVII revelou mais de 30 rifles, mais de 50 granadas, milhares de balas, a maior coleção de cachimbos de tabaco da era otomana e porcelana chinesa.
Ídolos de 4.500 Anos
Arqueólogos descobriram ídolos de 4.500 anos em Tavşanlı Höyük, em Kütahya, um dos maiores assentamentos da Idade do Bronze na Anatólia Ocidental. Essas estátuas, feitas de mármore, osso e terracota, foram encontradas dispostas ao redor de uma lareira. Sua descoberta fornece informações valiosas sobre as práticas religiosas daquela época.
Medusa de cabelos de serpente no Mar Negro
A stoa de quase 2.000 anos na antiga cidade de Amastris, localizada no distrito de Amasra, em Bartın, está sendo fielmente restaurada como parte do Projeto Legado para o Futuro. Durante os trabalhos de restauração, foi descoberta uma rara representação sorridente de Medusa. Na mitologia, ela é conhecida como o monstro feminino de cabelos de serpente e dentes afiados que transforma em pedra qualquer pessoa que a encare.
Outra descoberta em Éfeso dedicada a Serápis
No sítio da UNESCO de Éfeso, em İzmir, foi descoberto um incensário de terracota com um relevo do deus egípcio Serápis. Graças à inscrição em sua parte traseira, o incensário foi associado a um artefato idêntico encontrado anteriormente nas Casas em Terraço. Isso indica a existência de uma oficina que produzia o mesmo tipo de itens em Éfeso ou o comércio regular desses produtos.
Pães sacramentais em Karaman
Por outro lado, escavações em Topraktepe (Eirenepolis), uma cidade antiga em Karaman, revelaram cinco pães carbonizados datados dos séculos VII–VIII d.C. Especialistas acreditam que esses pães, adornados com o símbolo da cruz de Malta e uma imagem de Jesus, podem ter sido pães sacramentais usados em rituais cristãos primitivos.
Pithoi: o maior complexo de armazenamento em Van
Durante escavações arqueológicas nas ruínas do Castelo de Kevenli, nas encostas do Monte Erek, no distrito de İpekyolu, em Van, foram descobertos 76 pithoi com inscrições cuneiformes (grandes recipientes de armazenamento) usados pelos urartianos para guardar óleo, grãos e bebidas. Esse conjunto de pithoi é considerado o maior complexo de armazenamento identificado em Van até o momento.
O Portal SuoViaggio também oferece espaços de publicação para terceiros. Este artigo foi publicado por ou em nome de um terceiro independente, por este motivo a equipe editorial não se responsabiliza pelo conteúdo. Caso o leitor detecte conteúdo que viole as regras de publicação ou acredite que o conteúdo é impróprio, ele é convidado a nos denunciar em: redacao@suoviaggio.com.br. Faremos uma avaliação criteriosa e, caso tenham ocorrido violações, a postagem será removida, reservando-se o direito de também suspender seu autor.






G-Translate Para Visitantes EstrangeirosIdioma original: Português Brasileiro.As revistas estão disponíveis apenas no idioma original.