Nova lei na Flórida facilita atuação de médicos estrangeiros
e pode impulsionar vistos para profissionais da saúde
Medida que flexibiliza exigências de residência médica nos Estados Unidos abre novas oportunidades para brasileiros e pode aquecer demanda por vistos de trabalho e residência
A recente aprovação da Lei Senate Bill 7016, parte da iniciativa “Live Healthy”, pelo estado da Flórida, promete mudar o cenário para médicos estrangeiros, incluindo brasileiros, que desejam exercer a medicina nos Estados Unidos. A nova legislação flexibiliza parte das exigências de licenciamento estadual e permite que profissionais formados no exterior obtenham licença médica mesmo sem terem completado residência médica em solo americano — desde que cumpram critérios específicos.
De acordo com a nova regra, para se qualificar ao licenciamento, o profissional precisa comprovar licença ativa e sem restrições para praticar medicina em seu país de origem, ter atuado clinicamente nos últimos quatro anos, possuir certificado válido da Educational Commission for Foreign Medical Graduates (ECFMG) e ter passado pelos exames correspondentes. Além disso, o candidato deve apresentar uma oferta de emprego em tempo integral de um provedor de saúde que opere na Flórida e comprometer-se a trabalhar por pelo menos dois anos consecutivos no estado.
Para a American Immigration Associates, empresa especializada em assessoria para imigração e vistos de trabalho nos Estados Unidos, a medida representa uma abertura importante para profissionais de saúde brasileiros que buscam oportunidades internacionais.
“Essa mudança é muito relevante e representa uma excelente oportunidade para profissionais da saúde que desejam atuar nos Estados Unidos. Além de ampliar o acesso ao mercado americano, ela também deve impulsionar a busca por vistos de trabalho e residência, facilitando o processo de mudança para quem já tem experiência comprovada na área”, explica Luciane Tavares, diretora da American Immigration Associates.
Segundo a especialista, a lei pode aumentar o número de solicitações de vistos de trabalho, como o H-1B, e até de residência permanente, já que amplia as possibilidades de profissionais estrangeiros preencherem vagas médicas em regiões com escassez de mão de obra.
A Flórida, um dos estados com maior crescimento populacional e demanda crescente por profissionais de saúde, busca com essa legislação atrair talentos internacionais para suprir deficiências no sistema médico local. Embora a medida não elimine completamente as exigências federais de certificação e equivalência de formação, ela cria um caminho mais acessível e rápido para médicos com experiência comprovada no exterior.
Para Luciane, o movimento reflete uma tendência mais ampla de flexibilização do mercado americano para profissionais qualificados: “Esse tipo de mudança sinaliza que os Estados Unidos estão reconhecendo a importância de facilitar o acesso de profissionais da saúde qualificados. É uma oportunidade tanto para os médicos brasileiros quanto para clínicas e hospitais americanos que precisam desses talentos.”
Com essa nova via de licenciamento, a expectativa é de que o fluxo de profissionais brasileiros da área médica interessados em migrar para os Estados Unidos aumente consideravelmente nos próximos meses, especialmente por meio de consultorias especializadas em imigração e vistos de trabalho, como a própria American Immigration Associates.
Sobre a AIA – American Immigration Associates
A AIA – American Immigration Associates é um escritório de advocacia norte-americano formado por advogados licenciados e especializados em direito imigratório e empresarial. Com atuação ampla e estratégica, a AIA oferece assessoria jurídica completa para pessoas e empresas que desejam viver, investir ou expandir seus negócios nos Estados Unidos.
Reconhecida pela excelência técnica e atendimento personalizado, a AIA conduz processos de imigração, vistos e cidadania, além de casos voltados ao universo corporativo, como estruturação de empresas, vistos de negócios e estratégias legais sob medida.
Com um time experiente e multicultural, a AIA alia conhecimento jurídico sólido à compreensão das necessidades de cada cliente, garantindo segurança, clareza e eficiência em cada etapa do processo.
O Portal SuoViaggio também oferece espaços de publicação para terceiros. Este artigo foi publicado por ou em nome de um terceiro independente, por este motivo a equipe editorial não se responsabiliza pelo conteúdo. Caso o leitor detecte conteúdo que viole as regras de publicação ou acredite que o conteúdo é impróprio, ele é convidado a nos denunciar em: redacao@suoviaggio.com.br. Faremos uma avaliação criteriosa e, caso tenham ocorrido violações, a postagem será removida, reservando-se o direito de também suspender seu autor.


G-Translate Para Visitantes EstrangeirosIdioma original: Português Brasileiro.As revistas estão disponíveis apenas no idioma original.