Mitre Galeria BH estréia “Marabunta”
mostra coletiva sobre colapso, memória e resistência na América Latina
Sob curadoria de Paulo Nazareth, os artistas Adán Vallecillo, Alejandro de la Guerra, Ana Tomimori, Aníbal Lopez, Bruno Baptistelli, Carolina Cordeiro, Edgar Calel, Jennifer Paiz, Jorge de Leon, Luana Vitra, Marcel Diogo propõem leituras viscerais sobre a condição latino-americana em tempos de crise, ruína e reinvenção
A Mitre Galeria, de Belo Horizonte, inaugura no dia 9 de agosto a exposição coletiva Marabunta, que reúne 12 artistas latino-americanos em um diálogo urgente sobre violência, memória e reconstrução social. Com curadoria de Paulo Nazareth e texto curatorial do pensador guatemalteco Leonel Juracán Lemus. A mostra apresenta esculturas, pinturas, instalações e intervenções que tensionam os limites entre arte, política e justiça.
Participam da exposição os artistas Adán Vallecillo, Alejandro de la Guerra, Ana Tomimori, Aníbal Lopez, Bruno Baptistelli, Carolina Cordeiro, Edgar Calel, Jennifer Paiz, Jorge de Leon, Luana Vitra, Marcel Diogo e o próprio Paulo Nazareth. A exposição propõe uma reflexão crítica sobre os legados coloniais, a desigualdade social e a crise ecológica que marcam o presente latino-americano, ao mesmo tempo em que aponta para formas de resistência e reconstrução coletiva.
“Marabunta”, termo que designa um enxame coletivo e voraz de formigas, oferece um espaço de encontro para vozes diversas, onde experiências pessoais e políticas se entrelaçam para revelar as fissuras de uma realidade marcada pela violência cotidiana, pela expropriação de territórios, pelas heranças coloniais e pela devastação ambiental. Como essa força natural, a exposição simboliza tanto o caráter disruptivo quanto a urgência de reorganização e resistência diante dos escombros deixados pelo modelo econômico e social vigente.
A exposição “Marabunta” fica em cartaz na Mitre Galeria, em Belo Horizonte, com entrada gratuita, até 27 de setembro.
- Exposição: “Marabunta”
- Curadoria: Paulo Nazareth
- Texto curatorial: Leonel Juracán Lemus
- Abertura: 9 de agosto de 2025, às 11h
- Período: 9 de agosto a 27 de setembro de 2025
- Local: Mitre Galeria – Rua Tenente Brito Melo, 1217, Barro Preto, Belo Horizonte – MG
- Visitação: Terça a sexta, das 10h às 19h | Sábados, das 10h às 16h
- Entrada gratuita
- www.mitregaleria.com
Sobre Mitre Galeria
A Mitre Galeria, fundada em 2023 por Rodrigo Mitre, surge com o compromisso de contribuir para um imaginário social diversificado e efervescente no Brasil, e com a firme crença na prática artística como um motor chave para a transformação positiva do indivíduo e da sociedade. A galeria vem articulando propostas que ativam o cenário das artes contemporâneas em Minas Gerais, no Brasil e além, com um grupo de artistas de diferentes gerações, formações e práticas. Com um programa baseado em invenções estéticas que mudam perspectivas, provocando um reexame do passado e da imaginação do futuro, ao mesmo tempo que nos ancoram nas questões do presente, Mitre reafirma a sua busca por iniciar ações instigantes que nos conduzam ao desconhecido, abraçando o mistério como uma força vital.
O ano de 2023 consolida a projeção global da galeria com a participação em importantes feiras e exposições. Entre elas, a exposição individual de Marcos Siqueira na Frieze, em Nova York, e a presença de destaque das artistas Luana Vitra na 35a Bienal de São Paulo e Isa do Rosário na Bienal de Liverpool. Em 2024, a galeria participou pelo segundo ano consecutivo da Frieze NY com um estande solo do artista davi de jesus do nascimento, e ainda nesse ano a Mitre Galeria abre seu segundo espaço em São Paulo, no bairro Jardins, ao mesmo tempo em que expande suas atividades pelo mundo. Em fevereiro de 2025 a galeria abre sua sede em São Paulo e participa de feiras como a Frieze NY e EXPO Chicago, confirmando o seu estabelecimento no circuito nacional e crescimento no internacional.
O Portal SuoViaggio também oferece espaços de publicação para terceiros. Este artigo foi publicado por ou em nome de um terceiro independente, por este motivo a equipe editorial não se responsabiliza pelo conteúdo. Caso o leitor detecte conteúdo que viole as regras de publicação ou acredite que o conteúdo é impróprio, ele é convidado a nos denunciar em: [email protected]. Faremos uma avaliação criteriosa e, caso tenham ocorrido violações, a postagem será removida, reservando-se o direito de também suspender seu autor.