MIMO FESTIVAL 2025 AMPLIA PRESENÇA INTERNACIONAL
COM ESTREIA NA FRANÇA E EDIÇÕES NO BRASIL E PORTUGAL
Com direção e curadoria de Lu Araújo, MIMO Festival anuncia edições no Brasil, Portugal e estreia na França em 2025
Itinerante e multigênero, o MIMO Festival — considerado um dos maiores festivais de música gratuita do mundo — terá uma programação especial em 2025. Entre junho e setembro, o evento será realizado no Rio de Janeiro, São Paulo, Olinda e Amarante (Portugal), e fará sua estreia na França com uma participação inédita no aclamado Jazz in Marciac, dentro da Temporada Cruzada Brasil-França 2025, promovida pelos governos brasileiro e francês.
Desde sua criação, em 2004, o MIMO já realizou 61 edições em 14 cidades do Brasil e da Europa, reunindo mais de 4 mil músicos em sua programação. Neste ano, reafirma sua vocação como legítimo representante da cultura brasileira no cenário internacional, promovendo intercâmbio artístico de excelência, selecionando artistas de alta qualidade e apresentando uma curadoria que valoriza a diversidade de estilos, gêneros e repertórios nacionais em diálogo com outras tradições musicais do mundo.
“Realizar cada edição do MIMO é, ao mesmo tempo, um grande desafio e uma imensa satisfação. Exige comprometimento, precisão nas escolhas e o apoio fundamental dos patrocinadores. Manter um festival gratuito com esse nível de excelência artística por mais de duas décadas é uma missão que pede coragem e constância. Mas tudo vale a pena quando vemos o impacto que ele gera: a resposta vibrante do público, o encontro transformador entre artistas e plateias, além dos efeitos sociais e econômicos positivos nas cidades que nos recebem — da formação de público à dinamização do turismo e da economia local”, afirma Lu Araújo, idealizadora, curadora e diretora geral do festival.
A primeira cidade a acolher o festival será o Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 21 de junho. Durante quatro dias de intensa atividade, a capital vai reunir artistas consagrados e novos talentos, brasileiros e estrangeiros, em palcos que integram cultura, história e diversidade — da Zona Central à Zona Norte, mostrando a capacidade do MIMO de ser um evento verdadeiramente agregador de territórios e descentralizado.
Mais do que um ponto de partida, o Rio receberá uma edição que reflete o alcance internacional do MIMO, com parte da programação conectada à curadoria e às parcerias globais, incluindo artistas que também estarão nas edições em Portugal e na França.
Nos dias 18 e 19 de junho, o MIMO ocupará o Circo Voador, na Lapa, com shows instrumentais, e a Igreja de Santa Cruz dos Militares, no Centro, com apresentações de música clássica. Já nos dias 20 e 21 de junho, o evento se estenderá até as Arenas Culturais Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, e Dicró, na Penha, com música e atividades que celebram a potência das periferias e reforçam o compromisso com a inclusão e pluralidade. A programação completa, que incluirá concertos, sessões de cinema, workshops, debates e outras atrações gratuitas, será anunciada em breve e promete celebrar a diversidade artística e o acesso democrático à cultura.
São Paulo e Olinda serão contempladas com o MIMO Festival 2025 no mês de setembro. De 12 a 14, o evento retornará à cidade pernambucana onde nasceu, após um hiato de sete anos, para celebrar a música nas igrejas, ladeiras e ruas que deram vida ao festival, inicialmente nomeado Mostra Internacional de Música em Olinda. A expectativa é grande para esse retorno, que promete reviver a energia única da cidade de criação do MIMO. Olinda receberá uma programação multicultural e abrangente, fiel ao espírito do evento. Durante os três dias de programação, mais de 50 atividades gratuitas serão realizadas, incluindo shows, concertos, exibição de filmes, workshops, masterclasses, oficinas, palestras e eventos de poesia.
Na capital paulista, o MIMO acontecerá entre os dias 19 e 21 de setembro, ocupando o coração da cidade, o seu Centro Histórico, e reforçando a missão do festival de valorizar espaços de memória com arte e cultura. O evento trará shows exclusivos de importantes nomes da música brasileira e internacional, sessões de cinema, ações educativas e experiências imersivas. Durante os três dias, mais de 40 atrações serão apresentadas, celebrando a brasilidade e promovendo o diálogo com públicos diversos.
Já na Europa, o MIMO volta a fazer história na 6ª edição em Amarante. De 18 a 20 de julho, o festival apresentará mais de 60 atividades ao longo de três dias. Com uma programação verdadeiramente transcultural, que inclui concertos e DJ sets com artistas de treze nacionalidades, como Portugal, Brasil, Reino Unido, México, Espanha, Palestina, Senegal, EUA, Venezuela, Argentina, França, Gâmbia e Cuba, o evento também terá palestras, workshops, oficinas, cortejos, sessões do MIMO Bem-Estar, MIMO para Crianças e roteiros culturais. O festival não só ocupará os palcos, mas também as ruas, parques, igrejas, praias fluviais e recantos da cidade, num verdadeiro mergulho sensorial e comunitário.
Com entrada gratuita em todas as cidades, o MIMO reafirma seu compromisso com o acesso democrático à cultura, promovendo encontros transformadores entre artistas e público!
Em 2025, uma nova iniciativa reforça a presença do MIMO Festival na Europa: a parceria com um dos mais respeitados eventos do gênero no mundo — o Jazz in Marciac, realizado há 47 anos no sul da França, sob a liderança de Jean-Louis Guilhaumon e com curadoria do músico Wynton Marsalis.
Mais de uma década após suas últimas colaborações conjuntas, MIMO e JIM retomam o diálogo com uma nova cooperação que promove a troca de boas práticas — e de música da melhor qualidade! De concertos a masterclasses, artistas franceses se apresentarão em Olinda durante o MIMO Festival, ao passo que músicos brasileiros também marcarão presença no palco do Jazz in Marciac.
A ação integra a Temporada Cruzada Brasil–França 2025 / Saison Croisée Brésil–France 2025, lançada pelos presidentes Emmanuel Macron e Luiz Inácio Lula da Silva para celebrar os 200 anos de relações bilaterais e aprofundar os laços entre os dois países. Estruturada em torno de três grandes eixos — Clima e Transição Ecológica; Diversidade das Sociedades e Diálogo com a África; e Democracia e Estado de Direito —, a Temporada também visa dinamizar a cooperação em áreas como cultura, economia, pesquisa, educação e desporto, com foco especial na juventude e nos intercâmbios profissionais.
“Construir pontes em vez de muros: esse é o espírito do Jazz in Marciac e do MIMO Festival para seu reencontro no âmbito da programação da Temporada Cruzada Brasil–França 2025“, diz Jean-Louis Guilhaumon, fundador e presidente do Jazz in Marciac.
“A parceria com o Jazz in Marciac representa muito para o MIMO Festival — é o encontro com um evento irmão, que compartilha os mesmos valores de excelência musical, formação e intercâmbio cultural. Integrar a Temporada Cruzada Brasil–França 2025 potencializa ainda mais essa colaboração, abrindo caminhos para parcerias internacionais sólidas, estruturadas e de longo prazo. Todos ganham: os artistas, os públicos e os dois países“, afirma Lu Araújo, fundadora e diretora artística do MIMO Festival.
Sobre o MIMO Festival
Há 21 anos, criado no Brasil, o MIMO Festival faz da música uma ponte entre culturas e gerações — uma travessia que o levou a ecoar também na Europa. Com 61 edições realizadas em 14 cidades, o festival já atraiu mais de dois milhões de pessoas apaixonadas por arte e expressões sonoras de diversas partes do mundo.
O MIMO oferece uma experiência transformadora e acessível, que vai além do palco. Ocupa cidades de valor histórico, transformando ruas, praças, igrejas, museus e lugares únicos — típicos, inusitados ou quase secretos — em espaços abertos a múltiplas manifestações artísticas, da música ao cinema, dos debates às oficinas e workshops que celebram a diversidade cultural em toda a sua potência.
O MIMO transcende o formato tradicional de festival — esse é seu grande diferencial. Espaços históricos ganham novos usos como cenário para criações contemporâneas. Nesse encontro entre passado e presente, preserva a memória cultural, estimula a criatividade urbana e transforma a música em instrumento de inclusão, aprendizado e descoberta. Multigénero por natureza, cruza tradições e vanguardas, combina linguagens populares e eruditas, e abre espaço para sonoridades originais e propostas pouco convencionais, proporcionando ao público descobertas que dificilmente faria fora dessa vivência. No MIMO, a música é o que conecta; a cultura, o que transforma.
Nascido em Olinda, o MIMO Festival percorreu um impressionante e desafiador caminho por cidades como Recife, João Pessoa, Ouro Preto, Paraty, Tiradentes, Rio de Janeiro, São Paulo, Itabira, Serra e São Francisco do Sul. Em 2016, iniciou sua trajetória internacional com edições em Amarante, Portugal — marco na expansão além das fronteiras brasileiras. No ano seguinte, chegou ao Reino Unido, levando sua programação a Glasgow, na Escócia.
Cerca de quatro mil músicos já passaram pelo MIMO Festival, protagonizando mais de 600 concertos memoráveis que marcaram gerações. Entre os nomes que integraram a programação estão Herbie Hancock, Pat Metheny, Buena Vista Social Club, Chick Corea, Egberto Gismonti, Philip Glass, Tom Zé, Salif Keita, Gilberto Gil, Teresa Salgueiro, Maria João Pires, Richard Bona, Emir Kusturica, Oumou Sangaré, Jacob Collier, Richard Galliano, Rui Veloso, Mayra Andrade, McCoy Tyner, Hermeto Pascoal, Goran Bregović, Hamilton de Holanda e Ibrahim Maalouf. Além das apresentações, artistas compartilham suas experiências em sessões de cinema, workshops e debates, ampliando o alcance e promovendo uma intensa troca cultural com o público.
O MIMO é um festival singular no panorama cultural global, por sua capacidade de descentralizar a cultura e levar, de graça, uma programação de excelência a cidades muitas vezes fora dos grandes circuitos. Movimenta a economia local e regional, impulsiona o turismo e fortalece o vínculo das comunidades com sua própria identidade, promovendo acesso e inclusão.
A programação completa do MIMO Festival 2025 será anunciada em breve.
IMPORTANTE Pessoas menores de 18 anos não estão autorizadas a beber bebidas alcoólicas. Se você dirigir, não beba, salve sua vida e a vida de quem viaja com você. Vocês são um grupo? Escolha quem vai dirigir e não beba, a vida é mais importante que uma bebida!
O Portal SuoViaggio também oferece espaços de publicação para terceiros. Este artigo foi publicado por ou em nome de um terceiro independente, por este motivo a equipe editorial não se responsabiliza pelo conteúdo. Caso o leitor detecte conteúdo que viole as regras de publicação ou acredite que o conteúdo é impróprio, ele é convidado a nos denunciar em: [email protected]. Faremos uma avaliação criteriosa e, caso tenham ocorrido violações, a postagem será removida, reservando-se o direito de também suspender seu autor.