Mala pronta
Maior grupo de consumo da Páscoa 2025 planeja viajar no feriado
Mais de 9 milhões de brasileiros pretendem viajar no período, segundo estudo da Navegg, maior plataforma da América Latina especializada em dados de comportamento de navegação na internet
A pesquisa identificou os 7 principais perfis de comportamento para a Páscoa, entre eles os que buscam experiências gastronômicas, os apaixonados por chocolate e os adeptos do turismo religioso
Páscoa é sinônimo de chocolate e almoço em família para muitos brasileiros. Mas, em 2025, a maior tendência do período será colocar o pé na estrada. De acordo com um levantamento da Navegg, maior plataforma da América Latina especializada em dados de comportamento de navegação na internet, pertencente ao Grupo Dentsu, o grupo dos viajantes é o mais expressivo da Páscoa deste ano, com 9.067.000 pessoas planejando aproveitar o feriado para passeios e viagens.
Com a proximidade do feriado de Tiradentes, muitos consumidores optam por estender a folga, transformando a Páscoa em um período estratégico para o turismo. Entre os viajantes, 86% escolheram destinos nacionais, e as viagens em casal (42%) e em família (32%) são as mais populares. Fonte: Globo Gente
Mesmo com a ascensão do turismo no período, os hábitos tradicionais ainda têm grande peso na celebração da Páscoa. O chocolate segue no centro das compras dos consumidores, sendo o segundo maior segmento identificado no estudo da Navegg.
O levantamento, que cobre 99,6% das intenções de compra e comportamento na internet na América Latina, destaca outros grupos de consumo relevantes para a data.
Apaixonados por chocolate – 6.449.000 usuários
Os amantes do chocolate mantêm a tradição de presentear com ovos, bombons e barras. Apesar da alta dos preços, 63% dos consumidores preferem chocolates de qualidade, enquanto 62% optam por marcas especializadas no segmento.
Fonte: Globo Gente
Gastronomia em família – 6.004.000 usuários
O almoço de Páscoa segue presente nos lares brasileiros, mas sua popularidade caiu. Em 2024, 58% das famílias se reuniram para a refeição, enquanto em 2025 esse número caiu para 46%. No entanto, 73% ainda enxergam o preparo da refeição como um momento especial de união.
Fonte: Globo Gente
Adeptos do turismo religioso – 2.789.000 usuários
A Páscoa também é um período de reflexão e espiritualidade. O turismo religioso atrai milhões de brasileiros que participam de celebrações, encenações da Paixão de Cristo e peregrinações a santuários e igrejas.
Artesãos – 2.881.000 usuários
O movimento “faça você mesmo” ganha força, impulsionado pelo desejo de itens exclusivos e personalizados. Pequenos empreendedores se destacam vendendo ovos caseiros, lembranças criativas e enfeites artesanais.
Fonte: Globo Gente
Decoradores de Páscoa – 2.025.000 usuários
A Páscoa se tornou um período importante para o setor de decoração. Com 61% dos consumidores comprando itens em lojas físicas e 56% em marketplaces, o investimento em enfeites para a casa está em alta, com um ticket médio entre R$ 51 e R$ 200.
Fonte: Globo Gente
Pais e pequenos consumidores – 1.158.000 usuários
Ovos de chocolate continuam sendo o principal presente para crianças na Páscoa. No entanto, 56% dos pais afirmam que as compras são influenciadas pelos pedidos dos filhos, enquanto 54% preferem ovos que vêm acompanhados de brinquedos.
Fonte: Globo Gente
O Portal SuoViaggio também oferece espaços de publicação para terceiros. Este artigo foi publicado por ou em nome de um terceiro independente, por este motivo a equipe editorial não se responsabiliza pelo conteúdo. Caso o leitor detecte conteúdo que viole as regras de publicação ou acredite que o conteúdo é impróprio, ele é convidado a nos denunciar em: redacao@suoviaggio.com.br. Faremos uma avaliação criteriosa e, caso tenham ocorrido violações, a postagem será removida, reservando-se o direito de também suspender seu autor.