Jane Austen 250 Anos
Lutou e sofreu, mas conseguiu realizar os seus sonhos
Na casa paroquial de uma pequena cidade do sul da Inglaterra, 250 anos atrás, nascera uma menina. Uma menina que não era bonita o suficiente; tampouco rica o suficiente. Mas, dois séculos e meio depois, sabemos que aquela menina com os seus atributos conquistou muito mais do que a segurança econômica e social de um bom casamento. Ela conquistou a imortalidade!
Inteligente, sagaz e irônica. Foram esses os três adjetivos que escolhi para descrever Jane Austen no ensaio que escrevi em agosto deste ano para a conclusão do curso de Pós-graduação em Literatura, Artes e Filosofia na PUCRS. É obvio que para descrever Jane Austen precisamos de bem mais palavras. Páginas e livros inteiros foram escritos com esse escopo, mas a minha tentativa de síntese foi uma maneira de homenagear a forma magistral com a qual Austen descreveu Emma, uma de suas personagens mais marcantes.
Ao longo de 2025 foram muitas as celebrações do aniversário de 250 anos de Jane Austen, especialmente na Inglaterra. A pequena Steventon onde a escritora nasceu é pura festa para a sua cidadã mais ilustre. Southampton, Bath e Winchester também organizaram inúmeras celebrações. Mas existe um local que podemos dizer que é o melhor local para celebrar essa data tão importante, Chawton. Foi na casa doada por seu irmão Edward que Jane reencontrou a serenidade, após viver anos de incertezas ao lado de sua irmã e de sua mãe. Foi em Chawton que Jane encontrou a paz de espírito necessária para criar suas personagens e escrever os seus livros. Portanto, não poderia eleger um lugar melhor do que Chawton para a celebração do nascimento da escritora, que considero ser a maior de todos os tempos.
Eu precisaria de incontáveis páginas para falar de todas as facetas de Jane Austen, o que não tenho nesse espaço, mas gostaria de fazer um convite a todas as pessoas que amam a obra de Jane Austen. Que tal irmos além das personagens incríveis que Austen construiu ao longo de seus anos de escritora e pensar na Jane, a mulher por trás da obra? Convido você a embarcar numa viagem ao mundo de Jane, aquela menina que não era bonita ou rica o suficiente, mas que fazia brilhar os salões pelos quais passava com a sua energia, o seu brilhantismo e a sua alegria. A moça que recusou um pedido de casamento que lhe traria segurança econômica e social para se casar com a literatura. Mas não como um sacrifício ou uma abnegação, mas sim por amar mais os seus livros do que o seu pretendente. Afinal, Jane não era contrária ao casamento, muito pelo contrário, mas jamais se casaria sem amor!
Jane teve a vida que desejou ter. Lutou e sofreu, mas conseguiu realizar os seus sonhos. Jane é a mulher que viveu à frente de seu tempo, que se impôs sem jamais ter que gritar, que criticou com desenvoltura, que arrancou lágrimas e risos ao redor do mundo e ao longo dos séculos. Enfim, Jane é a mulher que conquistou o mundo com a sua inteligência, a sua sagacidade e o seu amor imensurável pela literatura.
Portanto, não importa se você está sob o frio da pequena cidade de Hampshire ou sob o forte calor do quase verão brasileiro, erga a sua xícara de chá ou a sua taça de vinho e faça um brinde à imortalidade de Jane Austen. Vida eterna a Jane Austen!


G-Translate Para Visitantes EstrangeirosIdioma original: Português Brasileiro.As revistas estão disponíveis apenas no idioma original.