Expotur 2025 Costa Rica
Um esforço nacional para continuar a promover o turismo e a sua competitividade
Com 40 anos de história, a Expotur se adapta a novos desafios e prioriza o interesse nos mercados do Canadá, Suíça, Brasil, México e Colômbia.
A Expotur 2025 chega em um momento estratégico para o setor do turismo, em meio a desafios que exigem inovação, diversificação e novas alianças comerciais. Como principal plataforma de negócios de turismo do país, o evento está consolidando sua posição como um importante impulsionador para impulsionar a recuperação do setor e fortalecer sua competitividade.
Em sua edição de 2025, que acontecerá de 7 a 10 de maio no Hotel Crowne Plaza San José La Sabana, a Expotur reunirá líderes empresariais nacionais com compradores internacionais de alto nível para abrir novas oportunidades de expansão de mercado e consolidação da Costa Rica como um destino de classe mundial.
A feira de turismo mais antiga da América Latina tem sido parte fundamental do desenvolvimento do turismo da Costa Rica nos últimos 40 anos. Nesta nova edição, ele evolui para responder às necessidades do mercado e expandir o alcance da Costa Rica na indústria global do turismo. A inclusão de novos mercados como o Brasil, o fortalecimento das relações com o Canadá e a Colômbia e o foco em reuniões de negócios efetivas reforçam seu papel estratégico neste ano.
Concorrência Global: O Desafio de Manter a Competitividade
A Expotur 2025 desempenha um papel fundamental na manutenção da competitividade da Costa Rica no cenário turístico global. A competição entre destinos está cada vez mais intensa, com países que antes não eram considerados potências do turismo agora consolidando sua posição graças à infraestrutura aprimorada e estratégias de marketing agressivas.
Destinos como Tailândia e Turquia ganharam popularidade graças aos seus preços competitivos e ofertas exóticas, forçando a Costa Rica a continuar inovando e se destacando para continuar sendo um destino preferencial.
Além disso, em mercados importantes como a Europa, os turistas procuram opções mais próximas com voos mais baratos, o que representa um desafio adicional para o país. O crescente número de feiras de viagens ao redor do mundo também intensificou a competição pela atenção de compradores internacionais, com ofertas e pacotes cada vez mais atraentes. Nesse cenário, a Expotur 2025 é uma ferramenta vital para a Costa Rica continuar capturando o interesse do mercado e fortalecendo sua posição.
Expotur: uma plataforma de oportunidades para o setor turístico
A Expotur tem sido altamente eficaz em atrair compradores de alto nível e capturar a atenção daqueles que inicialmente não tinham a Costa Rica em seu radar. Esta edição contará com 120 compradores que conhecerão em primeira mão a oferta turística do país.
“A principal contribuição da Expotur para a competitividade do turismo é promover uma conexão real com compradores que já comercializam o destino ou que têm potencial para fazê-lo. Ao trazê-los ao país, eles podem vivenciar a Costa Rica, o que se traduz em maiores oportunidades de negócios”, disse Yadyra Simón, presidente da ACOPROT.
Por sua vez, Carolina Trejos, Diretora de Marketing, destacou a importância da Expotur 2025 no contexto atual. “Esta plataforma de negócios turísticos permitirá a conexão entre compradores especializados e de alto nível de mercados prioritários, mas este ano com especial interesse em mercados emergentes com potencial de expansão, como Colômbia e Brasil, onde implementamos recentemente iniciativas promocionais para aprimorar nosso posicionamento. Sem dúvida, a Expotur 2025 será o espaço ideal para consolidar esforços conjuntos entre os setores público e privado, resultando em novos turistas”, concluiu Trejos.
“Há quase quatro décadas, a Expotur tem sido uma importante plataforma para o desenvolvimento de negócios. Para o setor privado, representa uma oportunidade de estabelecer alianças, comercializar produtos turísticos e consolidar a Costa Rica como um destino de classe mundial”, afirmou o presidente da Canatur, Martí Jiménez.
Outro aspecto fundamental da Expotur é a democratização das oportunidades de negócios. Graças ao seu modelo de negociação, empresas pequenas e grandes de diversas regiões podem acessar compradores de alto nível em condições de igualdade, o que fortalece o desenvolvimento do turismo em todo o país.
Da mesma forma, o setor privado expressou a necessidade de apoio para superar os desafios atuais, e a Expotur fornece a plataforma ideal para isso. Muitas pequenas empresas, que de outra forma não poderiam comparecer a feiras internacionais, encontram na Expotur uma oportunidade de posicionar seus produtos e serviços no mercado global.
A Expotur também contribui para a formalização do setor. Somente empresas com declaração de turismo, turismo sustentável certificado (CST) e obrigações fiscais em dia podem participar, garantindo um ambiente de negócios transparente e competitivo.
Este ano, o encontro anual da indústria do turismo do país está concentrando seus esforços em atrair turistas do Canadá, um mercado importante onde os viajantes buscam novos destinos fora de suas opções tradicionais. Além disso, a Colômbia foi identificada como um mercado prioritário devido ao crescimento de turistas colombianos visitando a Costa Rica, e a estratégia no Brasil está sendo fortalecida, apoiada pelo voo direto operado pela Gol Linhas Aéreas.
Além disso, a Expotur é um evento consolidado que, ao celebrar sua 38ª edição, continua apoiando as estratégias globais do Instituto Costarriquenho de Turismo (ICT), contribuindo assim para a promoção contínua e estável do país nos mercados internacionais. Isso permitiu que a Costa Rica mantivesse uma presença sólida na indústria global do turismo.
Apoio dos setores público e privado para fortalecer o turismo
O evento se consolidou como uma plataforma de negócios reais, graças a um rigoroso processo de seleção de compradores com alto potencial de geração de acordos comerciais efetivos. Nesta edição, a Expotur reforça seu foco em criar encontros de negócios de sucesso para garantir oportunidades tangíveis de crescimento para o setor.
Em tempos de crise, os esforços de promoção do turismo devem ser intensificados ao máximo. A Expotur 2025 se apresenta como uma oportunidade fundamental para fortalecer a posição da Costa Rica no mercado internacional e gerar um impacto positivo no crescimento do setor turístico nacional.
Nota: a Zaffiro Viagens foi convidada a participar do evento e a Redação da SuoViaggio também estará presente.
Expotur 2025
Un Esfuerzo país para continuar impulsando el turismo y su competitividad
Con 40 años de historia, Expotur se adapta a los nuevos desafíos y enfatiza interés en los mercados de Canadá, Suiza, Brasil, México y Colombia
Expotur 2025 llega en un momento estratégico para la industria turística, en un contexto de desafíos que exigen innovación, diversificación y nuevas alianzas comerciales. Como la principal plataforma de negocios turísticos del país, el evento se consolida como un motor clave para impulsar la reactivación del sector y fortalecer su competitividad.
En su edición 2025, que se llevará a cabo del 7 al 10 de mayo en el Hotel Crowne Plaza San José La Sabana, Expotur reunirá a empresarios nacionales con compradores internacionales de alto nivel, para abrir nuevas oportunidades de cara la expansión de mercados y la consolidación de Costa Rica como un destino de clase mundial.
La feria de turismo más antigua de América Latina ha sido parte fundamental del desarrollo turístico costarricense en los últimos 40 años. En esta nueva edición evoluciona para responder a las necesidades del mercado y ampliar el alcance de Costa Rica en la industria turística global. La inclusión de nuevos mercados como Brasil, el fortalecimiento de la relación con Canadá y Colombia, y el enfoque en citas de negocio efectivas refuerzan su papel estratégico para este año.
Competencia global: el reto de mantener la competitividad
Expotur 2025 juega un papel clave en mantener la competitividad de Costa Rica en el escenario turístico global. La competencia entre destinos es cada vez más intensa, con países que antes no eran considerados potencias turísticas y ahora se consolidan gracias a infraestructura mejorada y estrategias de mercadeo agresivas.
Destinos como Tailandia y Turquía han ganado popularidad, gracias a sus precios competitivos y oferta exótica, lo que obliga a Costa Rica a seguir innovando y destacándose para mantenerse como un destino preferido.
Además, en mercados clave como Europa, los turistas buscan opciones más cercanas y con vuelos más económicos, lo que representa un desafío adicional para el país. La creciente cantidad de ferias turísticas en el mundo también han intensificado la competencia por la atención de compradores internacionales, con ofertas y paquetes cada vez más atractivos. En este escenario, Expotur 2025 es una herramienta vital para que Costa Rica continúe captando el interés del mercado y afianzando su posición.
Expotur: una plataforma de oportunidades para el sector turístico
Expotur ha sido altamente efectivo en atraer compradores de alto perfil y en captar la atención de aquellos que inicialmente no tenían a Costa Rica en su radar. En esta edición, se contará con la presencia de 120 compradores que conocerán de primera mano la oferta turística del país.
“La principal contribución de Expotur a la competitividad turística consiste propiciar un acercamiento real con compradores que ya comercializan el destino o que tienen el potencial de hacerlo. Al traerlos al país, se les permite vivir la experiencia de Costa Rica, lo que se traduce en una mayor posibilidad de generación de negocios”, dijo Yadyra Simón, presidenta de ACOPROT.
Por su parte, Carolina Trejos, Directora de Mercadeo, resaltó la importancia de Expotur 2025 en contexto actual. “Esta plataforma de negocios turísticos permitirá un acercamiento entre compradores especializados de alto perfil, procedentes de mercados prioritarios pero en este año con un interés especial en los mercados emergentes, con potencial de expansión como Colombia, y Brasil en los cuales hemos realizado acciones promocionales recientes para mejorar nuestro posicionamiento. Sin duda, Expotur 2025 será el espacio ideal para concretar los esfuerzos conjuntos entre el sector público y privado, materializándolos en nuevos turistas”, concluyó Trejos.
“A lo largo de casi cuatro décadas, Expotur ha sido una plataforma importante para la generación de negocios. Para el sector privado representa una oportunidad para establecer alianzas, la comercialización de productos turísticos y consolidar a Costa Rica como un destino de clase mundial”, declaró el presidente de Canatur, Martí Jiménez.
Otro aspecto clave de Expotur es la democratización de oportunidades de negocio. Gracias a su modelo de negociación, tanto pequeñas como grandes empresas de diversas regiones pueden acceder a compradores de alto nivel en igualdad de condiciones, lo que fortalece el desarrollo turístico a nivel nacional.
Asimismo, el sector privado ha manifestado la necesidad de contar con respaldo para superar los desafíos actuales, y Expotur brinda la plataforma ideal para lograrlo. Muchos pequeños empresarios, que de otra manera no tendrían acceso a ferias internacionales, encuentran en Expotur la oportunidad de posicionar sus productos y servicios en el mercado global.
Expotur también contribuye a la formalización del sector. Solo participan empresas con declaratoria turística, certificación de sostenibilidad turística (CST) y al día con sus obligaciones fiscales, lo que garantiza un entorno de negocios transparente y competitivo.
Este año, el encuentro anual de los empresarios turísticos del país está enfocando sus esfuerzos en atraer turistas de Canadá, un mercado clave donde los viajeros buscan nuevos destinos fuera de sus opciones tradicionales. Además, se ha identificado a Colombia como un mercado prioritario debido al crecimiento de turistas colombianos que visitan Costa Rica, y se está fortaleciendo la estrategia en Brasil, respaldada por el vuelo directo operado por la aerolínea Gol.
Además, Expotur es un evento consolidado, que al celebrar la edición 38 sigue apoyando las estrategias globales del Instituto Costarricense de Turismo (ICT), y así contribuir en la promoción continua y estable del país en mercados internacionales, lo que ha permitido a Costa Rica mantener una presencia sólida en la industria turística global.
Apoyo del sector público y privado para fortalecer el turismo
El evento se ha consolidado como una plataforma de negocios reales, gracias a un riguroso proceso de selección de compradores con alto potencial de generar acuerdos comerciales efectivos. En esta edición, Expotur refuerza su enfoque en la concreción de citas de negocios exitosas, para asegurar oportunidades tangibles de crecimiento para el sector.
En tiempos de crisis, es cuando más se deben intensificar las acciones de promoción turística. Expotur 2025 se presenta como la oportunidad clave para reforzar la posición de Costa Rica en el mercado internacional y generar un impacto positivo en el crecimiento del sector turístico nacional.
O Portal SuoViaggio também oferece espaços de publicação para terceiros. Este artigo foi publicado por ou em nome de um terceiro independente, por este motivo a equipe editorial não se responsabiliza pelo conteúdo. Caso o leitor detecte conteúdo que viole as regras de publicação ou acredite que o conteúdo é impróprio, ele é convidado a nos denunciar em: [email protected]. Faremos uma avaliação criteriosa e, caso tenham ocorrido violações, a postagem será removida, reservando-se o direito de também suspender seu autor.