Exposição "ENTRE: híbrido, vida e morte" de Fabiana Queiroga
no Hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana
Conteúdo Publi-Editorial
Artista e poeta visual traz obras que se apropriam do tempo e convidam o telespectador para uma imersão em seu conceito de vida
Hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana
No dicionário, tempo é descrito como “o período contínuo no qual os eventos se sucedem”. No entanto, para a artista e poeta visual Fabiana Queiroga, o tempo é medido pela experiência ao invés da cronologia. O resultado dessa interpretação única de presente, passado, futuro, vida e morte poderá ser apreciado na exposição “ENTRE: híbrido, vida e morte”, que tem curadoria de Christiane Laclau e está disponível no hotel Fairmont Rio, em Copacabana.
Nas obras de Fabiana Queiroga, o tempo se revela de forma singular. Em seu modo particular de calcular os instantes da vida, a artista segue uma linha temporal em que a memória funciona como ponto de partida, conectando-se à sua linhagem materna. Aos poucos, a ancestralidade se torna presença, com nascimento, duração e morte convergindo na matéria. E é nesse encontro que se evidencia a força do híbrido, com telas em tons avermelhados em pintura a óleo mescladas a bordados feitos com tecidos reciclados de garrafas PET e descartes da indústria da moda.
“Ao pensar o efêmero como continuidade, a artista trata da vitalidade que se renova no que parecia inútil, dignificando cada versão da matéria. Seja na pintura a óleo sobre linho ou no bordado, Fabiana Queiroga nos lança no vermelho — cor da paixão e do sangue, que mata e acende, que circula e se esvai. Artista da matéria e do pensamento, devolve o tempo à sua própria natureza: entre a vida que carrega a morte e a morte que pulsa a vida”, enfatiza Christiane Laclau sobre as obras da artista.
“Fabiana Queiroga é uma artista que eterniza momentos. Suas obras fazem os espectadores se emocionarem de uma maneira única. A sua exposição tem a ver com o conceito da marca Fairmont de transformar momentos em uma experiência inesquecível”, enfatiza Netto Moreira, diretor geral do cluster luxo do Grupo Accor no Rio de Janeiro.
A exposição “ENTRE: híbrido, vida e morte” faz parte do projeto Fairmont Art Gallery, que recebe obras de diferentes artistas com a curadoria de Christiane Laclau. A gestora e art advisor especializada em arte contemporânea tem o objetivo de potencializar a riqueza cultural do hotel, tendo o Brasil como fonte de inspiração e valorização. Com seu know how e olhar apurado, Christiane transformou o sexto andar do hotel Fairmont Rio — local onde é feito o check in com a deslumbrante vista da praia de Copacabana e do morro do Pão de Açúcar — em uma galeria de arte. Já passaram pelo local artistas consagrados, como Alberto Saraiva, Marcos Cardoso, Ana Coutinho, Isabel Becker, Sérgio Reis Allevato, Esther Bonder, entre outros.
Sobre o Fairmont Rio
Considerado um dos hotéis mais charmosos da cidade, o Fairmont Rio de Janeiro cria grandes momentos convidando seus hóspedes e visitantes a fazerem um mergulho pelo fantástico mundo da arte. Seja circulando em áreas comuns ou privativas, é possível vivenciar a produção cultural de artistas nacionais de maneira única, com peças que contam histórias e ornamentam com o deslumbrante visual da praia de Copacabana.
Aberto em 2019, o Fairmont Rio surgiu com inspirações que evocam o glamour do Rio de Janeiro nos tempos do aparecimento da bossa nova. Com o projeto arquitetônico e de interiores assinado por Patrícia Anastassiadis, o hotel possui a arte como um dos principais pilares.
Integrado ao projeto, estão as esculturas de madeira de Hugo França, feitas com resíduos florestais, as cerâmicas exclusivas feitas à mão de Flávia Del Pra e as esculturas de argila de Brumadinho, idealizada pelos Irmãos Campana, entre outras peças que representam o melhor do design nacional e que trazem as histórias, entrando em sintonia com o que a assinatura Fairmont representa.
Sobre Fabiana Queiroga
Natural de Goiânia, formada em Artes Visuais, habilitada em Design Gráfico e pós-graduada em Arte Contemporânea pela Faculdade de Artes Visuais (FAV —UFG) e Moda pelo IED (São Paulo), Fabiana Queiroga é artista e poeta visual. Seu olhar se atrai com filosofia e toda a informação que permeia a vivência das relações humanas. Atua ainda como designer de produto e mobiliário, criando peças autorais, colecionáveis e emprestando aos vários espaços que ocupa, a multiplicidade de conhecimentos que acumula.
Em sua trajetória profissional conquistou o afeto de colecionadores nacionais e internacionais, polinizando a arte e design brasileiro em Nova York, Chile, Miami, Peru e Londres
O Portal SuoViaggio também oferece espaços de publicação para terceiros. Este artigo foi publicado por ou em nome de um terceiro independente, por este motivo a equipe editorial não se responsabiliza pelo conteúdo. Caso o leitor detecte conteúdo que viole as regras de publicação ou acredite que o conteúdo é impróprio, ele é convidado a nos denunciar em: redacao@suoviaggio.com.br. Faremos uma avaliação criteriosa e, caso tenham ocorrido violações, a postagem será removida, reservando-se o direito de também suspender seu autor.