Estúdio Bijari na exposição no Fowler Museum
em Los Angeles
Artistas paulistanos revisitam as obras Gentrificado e o remix 468 e apresentam a cartografia America Love Me, criada em Los Angeles; os trabalhos que abordam o direito à moradia, a força da comunidade e o poder da arte para reconstruir cidades e podem ser vistos até janeiro de 2026
Os artistas paulistanos do Bijari participam da exposição Construção, Ocupação: Reencenando a Cidade, do Fowler Museum da UCLA (University of California, Los Angeles) que faz parte de um programa público de exposição de artes. O evento revisita a Residência Artística de Cambridge realizada em 2016 no centro de São Paulo e, agora no Fowler, traz novos artistas para a exposição, como o Bijari, apresentando trabalhos que abordam o direito à moradia, a força da comunidade e o poder da arte para reconstruir cidades. Já as obras podem ser visitadas até janeiro de 2026. Outros vinte artistas brasileiros também foram convidados e apresentam seus trabalhos.
Utilizando propostas de fotografia, vídeo e instalação, o coletivo Bijari exibe a cartografia “America Love Me”, trabalho desenvolvido pelo coletivo em Los Angeles em meio ao governo Trump. O projeto partiu da pesquisa sobre os contextos sociais, culturais e legais dos jovens imigrantes latinos na Califórnia confrontados com as expectativas alimentadas pelo ‘Sonho Americano’. Sendo uma maneira de refletir sobre o assunto e o “ideal” de escapar às condições de pobreza e violência de onde os jovens vieram. A ideia materializou-se em forma de jogo onde se desenhavam os diversos contextos, leis e ações práticas que determinavam as chances de sucesso e fracasso na busca de se tornar um cidadão americano pleno de direitos e oportunidades.
A impressão sobre papel lambe-lambe “Gentrificado” é outra obra exposta no evento. O cartaz surgiu a partir de uma imersão com o MSTC (Movimento Sem-Teto do Centro) sobre as políticas de moradia e os processos de inscrição simbólica dos movimentos de resistência. A obra colocou em cheque a eugenia estético-política pois foi uma intervenção feita na porta da Ocupação Prestes momentos antes da reintegração de posse do local. O lambe-lambe, feito a partir de xilogravura, e impressão tipográfica, traz a definição de Gentrificação do próprio Bijari na frase “processo de restauração e/ou melhoria da propriedade urbana deteriorada realizada pela classe média ou emergente, geralmente resultando na remoção da população de baixa renda’’.
“468” é um remix de imagens de telejornais de um protesto do MSTC contra a reintegração de posse da ocupação Prestes Maia. O vídeo se apropria de uma série dessas reportagens como forma de investigar e decupar as linguagens e os vieses morais vinculados às narrativas da grande mídia. As imagens filmadas pelo coletivo criam uma contranarrativa frente à grande mídia, mostrando outro ângulo da mesma ação.
Fowler Museum da UCLA
De 4 de maio de 2025 a janeiro de 2026
Horário de funcionamento: quinta a domingo, das 12h às 17h, Los Angeles, UCLA
Mais informações em Link
Sobre o Bijari
Núcleo de criação em artes visuais e multimídia, o Bijari existe desde 1997 e possui um trabalho de pesquisa calcado na convergência entre arte, design e tecnologia, e tem como objeto de interesse as narrativas, poéticas e conflitos que moldam e dão vida à paisagem urbana.
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