Estúdio Bijari assina projeto visual de exposição
que celebra os 40 anos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Conteúdo Publi-Editorial
Em Recife, mostra reúne elementos sensoriais e imersivos, fazendo linha do tempo e apontando caminhos futuros para a ciência brasileira
Com o slogan Transformando o Presente, Construindo o Futuro, a exposição que celebra os 40 anos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) apresenta ao público um panorama histórico e atual das políticas científicas no Brasil. Desenvolvida pelo Estúdio Bijari, a mostra foi montada de modo a equivaler a uma jornada sensorial e reflexiva sobre o papel da ciência na construção de um país mais sustentável e inclusivo.
Através de uma linguagem visual atrativa e com uso de recursos interativos, o projeto expográfico e visual assinado pelo Bijari induz o visitante a uma imersão na história do ministério e do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em que são evidenciados seus avanços, desafios e horizontes. Dessa trajetória de quase meio século, passa-se à visão dos futuros possíveis da ciência no Brasil.
Para isso, logo na entrada, o público atravessa um túnel sensorial, iluminado com LEDs e com ambientação audiovisual que evoca os quatro elementos da natureza — água, terra, fogo e ar. Cores, sons e estímulos físicos criam uma atmosfera de acolhimento e impacto. Uma linha do tempo interativa utiliza uma tevê móvel (instalada sobre trilhos) que funciona como uma lupa e revela camadas de informação histórica. Entre os destaques, estão animações de 25 institutos, agências e órgãos vinculados ao Ministério e que sintetizam a diversidade de atividades científicas no país.
Além disso, cubos giratórios interativos mostram rostos, dando seus nomes e contando histórias de quem faz ciência no país –, como os 24 homens e mulheres que chefiaram o MCTI e os 20 personagens que foram fundamentais para a evolução da ciência no país. Espelhos convidam o público a se reconhecer como parte do sistema.
Marcos científicos são apresentados em seis blocos temáticos, evidenciando a presença da ciência em áreas como saúde, meio ambiente, cidades e saberes populares. Cúpulas imersivas informam sobre as políticas científicas atuais do MCTI com telas e espelhos que intensificam a experiência, abordando programas de inclusão, inteligência artificial, satélites, nanotecnologia, supercomputação e mais. Para terminar a visita, o Momento Futuro, representado por um cubo de LED com animações e frases de impacto e nele se projetam as visões que norteiam o futuro da ciência brasileira.
A exposição terá sua primeira exibição na 77ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) que acontece na Universidade Federal Rural de Pernambuco, em Recife, Pernambuco, e estará aberta ao público a partir do dia 14 de julho.
40 anos MCTI: Transformando o Presente, Construindo o Futuro
- Data: 13 a 19 de julho de 2025
- Local: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – Recife (PE)
- Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos – CEP: 52171-900 – Recife/PE
- Acesso o site aqui
Sobre o Bijari
Núcleo de criação em artes visuais e multimídia, o Bijari existe desde 1997 e possui um trabalho de pesquisa calcado na convergência entre arte, design e tecnologia, e tem como objeto de interesse as narrativas, poéticas e conflitos que moldam e dão vida à paisagem urbana.
O Portal SuoViaggio também oferece espaços de publicação para terceiros. Este artigo foi publicado por ou em nome de um terceiro independente, por este motivo a equipe editorial não se responsabiliza pelo conteúdo. Caso o leitor detecte conteúdo que viole as regras de publicação ou acredite que o conteúdo é impróprio, ele é convidado a nos denunciar em: [email protected]. Faremos uma avaliação criteriosa e, caso tenham ocorrido violações, a postagem será removida, reservando-se o direito de também suspender seu autor.