Embratur promove turismo LGBTQIA+
em Conferência Internacional da Diversidade
Participação no evento é mais um passo na estratégia da Agência em promover a imagem do Brasil como um destino turístico acolhedor, diverso e sustentável
Com o objetivo de reforçar a imagem do Brasil como um destino turístico acolhedor, diverso e sustentável, a Embratur vai participar nesta semana da 9ª Conferência Internacional da Diversidade, em São Paulo (SP). O evento reunirá colaboradores das empresas, entidades, destinos, poder público, além dos pensadores e profissionais ligados aos pilares do evento para discutir negócios, cultura, esporte e turismo LGBT.
Durante a Conferência, a Agência apresentará as estratégias para o segmento de Turismo LGBT, destacando, entre as ações, iniciativas relacionadas ao Plano Brasis (Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil) e também as ligadas ao Feel Brasil. Além disso, na ocasião, será divulgada pela Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil a Press Trip, que ocorrerá entre os dias 13 e 18 de setembro, na Bahia. A viagem contará com jornalistas e influenciadores da Europa e das Américas para conhecerem os atrativos relacionados ao tema.
O supervisor de Afroturismo Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Daniel Noble, fará a apresentação, na qual também será exibido aos participantes o curta-metragem “Entre Sinais e Marés”.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a Agência desempenha um papel estratégico e a participação na edição da feira de 2025 é mais um passo para promover a imagem do país como um destino turístico acolhedor, diverso e sustentável, além de destacar iniciativas e ferramentas que consolidam a atuação da Embratur frente à comunidade LGBTQ+.
“A presença da Embratur neste evento destaca o compromisso do Brasil em promover sua diversidade cultural e natural, consolidando-se como um protagonista no turismo inclusivo. O turismo é uma alavanca de desenvolvimento econômico, mas também civilizatório. O Brasil precisa reafirmar cada vez mais essa agenda. No mundo que a gente quer viver não cabe a homofobia”, destacou Freixo.
“Entre Sinais e Marés”
O curta-metragem foi selecionado para ser apresentado no evento por ser uma ficção sobre um romance na Ilha do Mel (PR) que teve o protagonismo surdo em sua história e foi um dos projetos selecionados pelo Edital “Brasil com S” da Embratur para promover o turismo brasileiro. A produção tem diversas indicações e premiações. Ela traz à tona a transversalidade e a importância do audiovisual enquanto ferramenta de promoção internacional do turismo e de debate de pautas importantes para a sociedade
Parceria
Em 2023, a Embratur e a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que tem como objetivo somar esforços para impulsionar a promoção internacional e fortalecer a comercialização dos destinos brasileiros considerados estratégicos para o segmento.
A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil é uma organização sem fins lucrativos dedicada a fomentar o intercâmbio de conhecimento e a ampliação das relações comerciais e empresariais entre indivíduos, brasileiros e estrangeiros. Sua missão é fortalecer o empreendedorismo e promover o desenvolvimento socioeconômico e cultural da comunidade LGBT.
Sobre o evento
A Conferência Internacional da Diversidade acontece desde 2017 com o propósito de conectar diferentes atores dos segmentos e pilares da economia fomentando a geração de empregos e negócios para a comunidade LGBTI+ e empresas amigas da diversidade.
O evento tem como objetivo central a construção de uma rede entre compradores e fornecedores e a disseminação de conhecimento de qualidade para o desenvolvimento das empresas, destinos, organizações e conferencistas. Estarão reunidos neste ano mais de 6 mil conferencistas, 140 parceiros e mais de uma centena de speakers.
Programação do evento
- 9 de setembro – O primeiro dia da Conferência conta com abertura em formato festivo e dinâmico para parceiros, patrocinadores e convidados.
- 10 de setembro – A programação aos conferencistas e as bolsas de negócios têm início. Na ocasião, serão discutidos temas relevantes com profissionais e/ou estudiosos sobre os assuntos mais relevantes do Turismo LGBT.
- 11 de setembro – A Embratur junto às corporações comprometidas com a diversidade, a causa LGBTI+ e focadas em fomentar a diversidade e inclusão na cadeia de suprimentos se unem às empresas do Programa Fornecedores Diversos da Câmara LGBT para abordar soluções inovadoras para o fomento dos negócios.
- 12 de setembro – A Cultura e o Esporte serão debatidos à luz da comunidade LGBTI+. Os dois temas vão trazer debates e apresentações com personagens importantes das diversas vertentes do setor cultural e esportivo debatendo os temas da economia criativa como geradoras de emprego e renda para suas cadeias produtivas.
O Portal SuoViaggio também oferece espaços de publicação para terceiros. Este artigo foi publicado por ou em nome de um terceiro independente, por este motivo a equipe editorial não se responsabiliza pelo conteúdo. Caso o leitor detecte conteúdo que viole as regras de publicação ou acredite que o conteúdo é impróprio, ele é convidado a nos denunciar em: [email protected]. Faremos uma avaliação criteriosa e, caso tenham ocorrido violações, a postagem será removida, reservando-se o direito de também suspender seu autor.