Do pneu à mesa: Como nasceu a estrela Michelin
A história das estrelas Michelin remonta a mais de um século
Feliz Ano Novo! Temos certeza de que você deseja mais viagens em 2024, por isso vamos começar o ano com um clássico. O nome Michelin frequentemente evoca restaurantes chiques, excelente culinária e contagem de estrelas. Mas a história das estrelas Michelin remonta a mais de um século, a dois irmãos que vendiam pneus. Então, como uma empresa de pneus cria um dos mais prestigiados sistemas de classificação de restaurantes? Do pneu à mesa, explicamos a história das estrelas Michelin, bem como as nossas experiências Michelin favoritas em França.
Quem foram os irmãos Michelin?
Vindos de Clermont-Ferrand, os irmãos André e Édouard Michelin tiveram um desafio. Eles tinham uma empresa de pneus, mas em 1889 havia apenas alguns milhares de carros na França. Infelizmente, como poderiam inspirar os franceses a comprar carros e eventuais pneus? “Os Michelins estavam determinados a transformar os veículos de uma novidade que levava os condutores a um piquenique de domingo num meio de transporte viável para longas distâncias”, escreve Richard Feloni no Business Insider.
Talvez um pouco de inspiração para viagens colocasse as pessoas no banco do motorista. Assim como fazem os blogueiros hoje, os irmãos decidiram criar o Guia Michelin com recomendações. Esses livros incluíam recomendações de hotéis e restaurantes, informações sobre como trocar pneus e roteiros. E mais de um século depois, o guia desta empresa de pneus tornou-se uma espécie de teste decisivo para refeições requintadas. O primeiro guia Michelin foi publicado em 1900 e, ao longo dos anos, estes guias originalmente gratuitos continuaram a crescer e a evoluir, segundo a ERIH.
Como funciona a Michelin?
Quem distribui estrelas Michelin aos restaurantes? Nós não sabemos. Os irmãos Michelin tinham inspetores de restaurantes anônimos que visitavam diversos estabelecimentos, e essa tradição continua até hoje, segundo a Michelin. Geralmente com formação culinária, estes inspetores não estão autorizados a falar com jornalistas e devem passar por formação Michelin em França, de acordo com o Business Insider. Tecnicamente, o Guia Michelin atribui estrelas ao restaurante, não ao chef.
O que significam as estrelas Michelin?
Em 1926, foram atribuídas as primeiras estrelas Michelin, sendo possível apenas uma estrela no total; vários anos depois, eles aumentaram para três estrelas no total. Uma estrela significa “um restaurante muito bom na categoria”, duas estrelas significam “cozinha excelente, vale a pena um desvio”, três estrelas significam “culinária excepcional, vale uma viagem especial”, de acordo com Great Big Story.
Os critérios Michelin considerados são: qualidade dos alimentos, técnicas de cozinha, personalidade do chef apresentada no menu, consistência e harmonia de sabores.
Não se trata apenas de estrelas. Possuem também o símbolo Bib Gourmand, concedido a restaurantes que oferecem comida de boa qualidade a preços acessíveis. Outros símbolos do guia podem mencionar as vistas deslumbrantes do restaurante, a sua impressionante carta de vinhos ou as refeições ao ar livre.
O Portal SuoViaggio também oferece espaços de publicação para terceiros. Este artigo foi publicado por ou em nome de um terceiro independente, por este motivo a equipe editorial não se responsabiliza pelo conteúdo. Caso o leitor detecte conteúdo que viole as regras de publicação ou acredite que o conteúdo é impróprio, ele é convidado a nos denunciar em: [email protected]. Faremos uma avaliação criteriosa e, caso tenham ocorrido violações, a postagem será removida, reservando-se o direito de também suspender seu autor.